Vestindo Autoestima

Bloke core: 3 dicas para você aderir

Quem já conhece o meu trabalho como consultora de estilo sabe que apesar de trabalhar com moda desde 2014 eu não sou a pessoa que usa tudo que está na moda, e – mais importante que isso – não sou de incentivar clientes e seguidores a consumir moda só por consumir.

Mas, o bloke core eu queria aderir e usar todo dia ou pra todo lugar sim, e se você chegou a esse texto pra tentar entender se faz sentido pra você e como usar essa tendência no seu dia a dia, você veio ao lugar certo.

Eu AMO futebol e tenho até uma tatuagem do Vasco da Gama ❤️ 💢 e também já fiz um texto sobre como usar camisa de time pra sair (voltado para o público masculino, já que eu já tive alguns clientes com essa demanda na consultoria de estilo masculina) e sobre a história da camisa de time na moda também.

Mas, ao contrário dos homens (que não têm muita variação de peças), as mulheres podem usar uma mesma camisa de time de formas muito diferentes, e esse texto sobre o bloke core é pra te mostrar algumas opções e te dar mais repertório!

O que é o Bloke core

Desde a Copa do Mundo de 2022, o uso de camisas de time como moda ganhou força no Brasil, e surgiu a estética chamada de Bloke core, que combina o uso de camisas de time de futebol com peças de streetwear ou até mesmo peças mais sofisticadas, como alfaiataria e paetês.

bloke core

As camisas de time de futebol sempre foram um símbolo de identidade do povo brasileiro (especialmente do homem hétero que mora nas periferias), e seu uso se tornou uma celebração de estilo e cultura.

Mas, como tudo na moda, o Bloke core também só foi visto como algo interessante ou bonito quando influenciadoras como Malu Borges e Nathália Silver apareceram usando looks com camisas de time de futebol nas redes sociais, especialmente no TikTok e Instagram.

Foi aí que as marcas perceberam o potencial dessa tendência e começaram a lançar colaborações especiais com clubes, adicionando elementos de design inovadores.

Alguns times (como o próprio Vasco da Gama) também fizeram parceria com essas influencers para alcançar mais pessoas e vender mais camisas para as mulheres (que antes só usavam a camisa para irem aos estádios), e agora, com o Bloke core, começam a ver essa peça como uma possibilidade na hora de montar o #lookdodia – além de pararem de implicar com os seus maridos / namorados que já usavam a camisa de time para sair (sendo até motivo de procurar a consultoria de estilo masculina para alguns homens que já atendi).

Como aderir ao Bloke core

Um dos pilares da tendência Bloke core é a estética vintage, que resgata modelos antigos de camisas de time de futebol e seleções (incluindo de outros países), valorizando sua história e legado cultural.

Essa estética dialoga perfeitamente com a moda urbana, que busca autenticidade e originalidade nas ruas. Além disso, deixa o look muito mais interessante e fashionista!

E se a gente está falando de roupa vintage, a primeira dica para aderir ao Bloke core é ir a um brechó garimpar a sua camisa de time. Vale dar uma atenção especial às camisas de seleções, que costumam ser feitas por grandes marcas e estilistas, como eu já contei aqui nesse texto sobre o uniforme usado pelos atletas nas olimpíadas!

E se ela não for do seu tamanho, não tem problema: essa carinha de “roupa roubada do guarda-roupas do seu pai / avô” vai dar um toque ainda mais especial!

Com que roupa usar a camisa de time?

Quanto mais diferente da roupa que você (ou um homem hétero) usaria uma camisa de time de futebol para ir assistir um jogo no estádio, mais perto da estética Bloke core você vai estar, mas pra facilitar ainda mais a sua vida, eu trouxe 3 dicas simples:

1- Evite peças esportivas

Vale usar com calça de alfaiataria, por baixo do blazer, com saia longa, com peças com brilho, etc. pra tirar a camisa de time de futebol da caixinha do estilo esportivo!

2- Estilize o look

Quando alguém fala que alguém tem estilo é sempre sobre alguém que parece gastar tempo com o look, indo além de só vestir a roupa. Estilizar é sobre dar acabamento dobrar a manga ou a barra das peças, dar um nózinho, usar acessórios e um sapato interessantes, etc.

Eu tenho visto muitas camisas de time de futebol customizadas com bordados e pinturas, e eu estou simplesmente apaixonada pra ter uma dessas – ou conseguir fazer uma pra mim!

Se eu conseguir uma dessas pro meu guarda-roupas, mostro lá no meu instagram! Eu sempre posto meus looks com dicas e lições de estilo, além de mostrar o look de clientes e falar mais sobre o meu trabalho como consultora de estilo. Me segue lá!

3- Faça combinação de cores

Também vale caprichar na combinação de cores na hora de usar a camisa de time! E se você já sabe a sua cartela de coloração pessoal, vai ficar muito mais fácil fazer combinações se comprar uma camisa das suas cores!

Eu já ensinei como combinar cores usando o círculo cromático aqui também!

Bloke core: Mulher usando camisa de time de futebol

O Bloke core também permite o uso de camisas de time que vão ser compradas pela sua beleza (ou a cartela se coloração pessoal por exemplo), e não apenas pela simpatia que você tem com aquele time.

Quem é mulher e gosta de futebol sabe como é comum a gente ser questionada sobre as regras do esporte e sobre a escalação do time que a gente diz torcer, e o Bloke core é como se fosse uma licença para responder simplesmente que não tem a menor ideia de que time é a camisa que a gente está usando. “Achei bonita e comprei”, sabe? Não que a gente precise, mas a moda facilita!

Eu só não uso camisa de time de futebol tanto quanto eu gostaria por causa do preço e porque é uma peça mais quente (já que é feita de poliéster na maioria das vezes), mas, pra quem gosta da ideia, a tendência Bloke core pode ficar pra sempre e fazer parte do seu estilo pessoal!!

Sair da versão mobile