Vestindo Autoestima

A coleção punk rock da Chanel e a moda

Mesmo com a quarentena, as marcas estão produzindo e apresentando suas coleções em desfiles virtuais, e a coleção punk rock da Chanel chamou especialmente a minha atenção.

A moda e a música estão sempre caminhando lado a lado, e desde 1950 o Rock (em seus diversos gêneros) influencia muito na moda, sendo símbolo de liberdade e de quebras de padrões sociais, e eu vou contar um pouco dessa parte da história da moda!

A coleção punk rock da Chanel e a moda

A Chanel foi destaque na terça-feira (dia 07/07) na Semana de Moda de Paris, com a sua coleção haute couture Outono/Inverno 2020-2021 chamada “Ultra-rock Romanticism”.

O desfile foi capturado por Mikael Jansson – que é um fotógrafo e diretor de moda sueco, que contribui regularmente para publicações como a Vogue e fotografa campanhas para marcas de luxo, e chamou a atenção por parecer ter mais influências do falecido designer Karl Lagerfeld que da Coco Chanel.

Princesas do Punk na alta costura

Virgine Viard (que é a diretora criativa da Chanel), repaginou a estética de clássicos da marca, inspirada nas princesas do punk – e que também apareceu nos cabelos e maquiagem das modelos, com um toque de modernidade.

coleção Punk Rock da Chanel

“Eu estava pensando em uma princesa punk saindo de ‘Le Palace’ ao amanhecer, com um vestido de tafetá, cabelos grandes, penas e muitas joias”, revelou Viard nas redes sociais.

Sobre a influência de Karl, a sua sucessora acrescentou: “Karl iria ao Le Palace, acompanharia estas mulheres muito sofisticadas e muito bem vestidas, também muito excêntricas”.

O vídeo mostrou apenas cinco dos 30 looks da coleção e apenas duas modelos, porque foi o primeiro desfile virtual da marca, por causa da quarentena, e alguns detalhes não seriam capturados em vídeo.

A reinvenção do tweed

O tweed (que é um tecido de lã clássico do inverno), só começou a ser usado por mulheres por causa da Chanel, e também apareceu na coleção punk rock da Chanel desse ano!

O tecido, que aparece nas coleções da marca e nos seus terninhos desde 1954 apareceu reinventado nessa coleção, e teve todos os detalhes (como bordados e aplicações personalizadas com lantejoulas, pedras e miçangas) registrados com riqueza no filme de 1 minuto e 22 segundos (o mais curto da temporada) feito por Mikael Jansson.

Os meus looks favoritos da coleção foram um conjunto tweed vinho e esse modelo preto com uma pegada romântica / ousada e rock n’ roll:

Nesse texto aqui eu falo como usar o tweed sem ficar careta.

A influência do Rock na moda pós guerra

Como eu falei, o Rock influenciou muito na moda, quando os jovens se inspiravam nos ídolos da música para fugir da caretice da vida exaustiva pós-Segunda Guerra Mundial.

As jaquetas de couro do Marlon Brando e James Dean (que eles usavam com calça jeans) e os ternos slim do Beatles foram seguidos pelo estilo hippie da Janis Joplin e colorido de Jimi Hendrix.

Na década de 70 surgiu o Glam Rock com os figurinos icônicos do David Bowie, que tinham um toque andrógino, com mullets, macacões colados, peças de vinil, couro e animal print, como mostra o resumo dessa ilustração:

O Punk Rock na moda

O fim década de 1970 foi a época do punk, um estilo musical que refletia liberdade e individualidade, e os jovens viram na música e nas roupas, uma forma de se rebelar contra o status quo da sociedade.

Bad Religion, Ramones, The Clash, Iggy and The Stooges e Dead Kennedys são alguns destaques nessa vertente do rock.

Outros elementos do punk rock continuam na moda, como:

As camisetas de banda são, sem dúvida, o item de moda com referência ao rock mais usado, e eu aposto que você já teve ou conhece alguém que tem uma camiseta do álbum Unknown Pleasures,  que foi o álbum de estreia da banda pós-punk inglesa Joy Division,gravado em abril de 1979.

Curiosidade: Essa estampa é a primeira representação gráfica das ondas de rádio emitidas por um pulsar (que é uma estrela super compacta que fica girando loucamente e irradiando energia eletromagnética). Essa imagem foi publicada pela primeira vez na revista Scientific American em 1971, e foi reproduzida em várias enciclopédias de astronomia.

Vivienne Westwood: A estilista do punk

Não dá pra falar da coleção punk rock da Chanel e a moda e deixar de citar a designer britânica Vivienne Westwood, que é conhecida como “a estilista punk”.

Na década de 1970, Vivienne abriu a loja que ficou conhecida como Sex. Na época o seu então namorado e sócio, Malcolm McLaren, era empresário da banda Sex Pistols, uma das mais influentes do subgênero.

Marcas como Givenchy, Alexander McQueen, Alexandre Herchcovitch, tng e etc. usam até hoje o punk como inspiração em suas coleções.

Em 2018, Vivienne lançou uma collab junto com a Burberry mesclando o punk com a pegada clássica inglesa, e alguns itens foram customizados pela estilista britânica e leiloados em prol da proteção de florestas tropicais. Veja alguns modelos dessa parceria:

Dia 13 de Julho é conhecido como o dia mundial do Rock 🤘 no Brasil, então, fica esse texto como uma homenagem e promessa de um texto mais completo sobre esse assunto! E se você gostou desse conteúdo, me segue lá no instagram!

Sair da versão mobile