Eu precisei interromper a minha folga no carnaval para falar sobre a collab Gucci x Adidas, que foi apresentada nas passarelas da semana de moda de Milão, e assim que você vir as fotos, vai entender porque.
Eu já contei aqui que a Adidas é uma das minhas marcas favoritas, e ver as 3 listras, a pegada esportiva e o trevo da Adidas misturados com a elegância vintage e sensual da marca italiana Gucci (assinada pelo seu diretor criativo Alessandro Michele) me deixou apaixonada.
A Adidas vem se unindo a marcas de alta moda já há alguns anos, incluindo sua recente collab com a Prada (em 2020), que teve o relançamento do icônico modelo Superstar.
A collab com a Prada também estava linda, mas era tão a minha cara quanto as peças feitas com a Gucci, que é o assunto desse texto.
Como na maioria das vezes que duas grandes marcas se juntam, a collab Gucci x Adidas também teve um desfile super comercial, o que significa que a maioria dos looks apresentados no desfile vão estar à venda, e eu usaria todos eles se eu pudesse.
Óbvio que estamos falando da coleção de inverno pensando no frio europeu, e por isso eu tiraria as luvas e a balaclava, mas se eu tivesse grana, com certeza compraria a coleção inteira.
O que teve na collab Gucci x Adidas?
A coleção foi chamada Exquesite Gucci e apresentou várias peças de vestuário (masculino e feminino, mas vale destacar que a coleção inteira é de gênero fluido) acompanhadas de calçados da collab.
O desfile mostrou peças que juntam a alfaiataria italiana e o sportwear, dando uma nova cara para o streetwear, com vestidos chiques, capas de corrida, trench coats e trajes formais híbridos projetados, além de sapatos e acessórios. Tudo misturando os estilos de design Adidas e Gucci e apresentando o logotipo de trevo com uma nova identidade, com a cara da Gucci.
Essa foi a primeira foto que eu vi da collab no instagram e já me deixou com gostinho de quero mais. O diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, disse que as duas marcas vão se unir para uma marca registrada, e vendo as peças da collab, eu consigo ver “uma terceira marca” nascendo, com muito da identidade visual das duas marcas.
Alessandro Michele também disse que a ideia da collab Gucci x Adidas era quebrar os códigos da moda esportiva, e eu que sou fã da moda esportiva e da quebra de regras, fiquei bem felizinha sim.
A Gucci já vem quebrando regras e trazendo peças de gênero fluido, tendo o cantor Harry Styles como o rosto da marca, e acho incrível ver duas marcas que eu admiro colocando o masculino e o feminino em pauta em um evento tão importante como a semana de moda de Milão.
Gucci, Adidas e a logomania
O que mais me surpreendeu na coleção foi o fato de não serem peças muito maximalistas, já que as duas marcas são conhecidas pela logomania, ou seja, com os seus logotipos por todo lado, e o nome do fabricante estampado em todas as peças e sempre em destaque.
É muito comum ver peças dessas marcas como nessas duas fotos, com a logo espalhada na peça inteira:
Mas, na collab Gucci x Adidas, a logo das duas marcas (e as três listras que também fazem parte da identidade visual da Adidas) não foram o destaque das peças, que chamaram mais atenção pelo design.
Eu não costumo falar das semanas de moda aqui e no instagram, mas a collab Gucci x Adidas mereceu o meu tempo, mesmo na folga de carnaval. Quem sabe um dia eu consiga comprar uma peça dessas em um brechó?