Quem aí é da época da inauguração da Forever 21 no Village Mall, aqui no Rio de Janeiro? Pra quem não lembra, eu explico: teve filas quilométricas por semanas consecutivas, tanto pra entrar na loja quanto pro provador e os caixas, e foram meses de consumo desenfreado, na mesma velocidade que eles produzem peças novas. E agora, bem na semana do consumidor, chega a notícia da loja da Shein no Rio de Janeiro, e eu estou bem irritada com essa notícia, e vou explicar porque.
Shein é a nova Forever 21
Num dos primeiros textos aqui no site (em Dez/2016) eu falei sobre porque as pessoas não deveriam comprar na Forever 21, e vale a pena clicar aqui pra ler, porque eu continuo com a mesma opinião.
Essa é uma foto de um dos dias de inauguração da Forever 21 no Village Mall, em 2014, quando eram distribuídas senhas e tinham grandes filas pelo shopping (e fora dele) e eu imagino que vá acontecer a mesma coisa com a inauguração da loja da Shein no Rio de Janeiro, que vai ficar no mesmo shopping.
E como eu falei no título, acredito que a Shein seja a “nova Forever 21” porque elas são parecidas em vários quesitos, já que trazem informação de moda tipo fast fashion a um preço acessível com peças de qualidade e procedência bem duvidosas.
Ontem mesmo eu fiz um texto sobre como ser um consumidor consciente, e resolvi continuar a conversa por aqui depois que vi a notícia da chegada da loja da Shein no Rio de Janeiro, que vai inaugurar na semana que vem.
Vale a pena ler essa matéria aqui da Veja Rio, da época da inauguração da Forever 21, mostrando o quanto que os clientes do shopping, que é o mais luxuoso do Rio de Janeiro, se incomodava com a presença de pessoas pobres no local.
Atualmente, tem uma Renner no Village Mall, que é a marca mais popular de todas as lojas desse shopping, e a Renner também vai ser afetada com a chegada de uma concorrente de peso como a Shein, já que os preços são muito diferentes, e agora não vai ter a taxa de frete e nem o risco de ser taxado.
E se a Renner, que é uma marca enorme, vai ser prejudicada com essa concorrência desleal, imagina a quantidade de marcas pequenas que também vão sofrer com isso?
O que comprar na loja da Shein do Rio de Janeiro?
Como eu falei no texto sobre como ser um consumidor consciente, no dia 15/03 (dia internacional do consumidor), o problema não está em comprar, e sim em comprar muito, só porque as coisas estão baratas, e ter uma necessidade constante de renovar o guarda-roupas e comprar mais e mais – isso é consumismo, e não consumo.
Então, o problema não é TANTO em comprar na Shein e sim na quantidade de coisas que as pessoas compram simplesmente porque encontram peças que estão na moda, sendo vendidas em outras lojas por um preço maior.
Etapa de compras na Shein?
Em 2018 eu tive uma cliente muito jovem que vestia tamanho plus size, e sabendo que a maioria das marcas plus size não ia ter peças no estilo dela (mais criativo e jovem) com um preço que cabia no orçamento dela (que ainda estava na faculdade), eu levei ela pra etapa de compras / personal shopper na Forever 21 do Fashion Mall (exatamente onde vai ser a loja da Shein no Rio de Janeiro).
Como eu falei no texto sobre as compras na Shein, é sim uma boa opção para comprar peças plus size porque não existe opção para essas mulheres, e elas têm o direito de usar coisas que as mulheres magras usam também, porque vende tudo que está na moda em qualquer loja para quem é mais magra.
Eu também tenho muitas clientes da classe C, que só compram em lojas de departamento, e para essas clientes, também pode ser uma boa opção. Também tem coisa boa nessas lojas sim, mas é preciso avaliar tecido, caimento, modelagem e o custo x benefício.
Então, se agora, eu tiver outra cliente que tenha uma demanda específica que eu só encontre na Shein, eu vou levar ela pra comprar lá, mas vou explicar porque as peças são baratas – desde a mão de obra mais barata quanto no material de qualidade inferior, que vai durar menos, e a decisão de comprar ou não será dela.
Conclusão: Pode ou não pode comprar na Shein?
Eu não estou aqui pra dizer o que você pode ou não fazer, mas sim te dar informações pra que você chegue a uma conclusão e decida se vale a pena ou não, se compensa ou não, se é coerente ou não com os seus valores.