Vestindo Autoestima

A melhor lã para roupa de inverno

O inverno chegou e se você é friorenta como eu, já deve estar pensando em formas diferentes de montar um look estiloso sem passar frio, e esse post é pra te ajudar a escolher entre as muitas opções de lã que estão sendo vendidas nessa época do ano, porque lã não é tudo igual, e agora você vai descobrir a melhor lã para roupa de inverno.

A melhor lã para roupa de inverno

Quando a gente fala em conforto físico, seja para não sentir muito calor ou não passar frio, a gente precisa pensar no tecido, e por isso é tão importante olhar a etiqueta de composição das roupas.

E, ao olhar na etiqueta, você pode entender o efeito que aquela peça vai causar no seu corpo e comprar a peça ideal para a sensação que você precisa. Também já falei sobre isso nesse texto aqui, explicando o melhor tecido pra cada necessidade.

A lã é uma fibra natural, e algumas fibras naturais não esquentam, deixam a pele mais fresquinha porque deixa entrar um ventinho, respirar, enquanto o nosso desejo durante os dias mais frios é deixar a pele mais quente, sem a interferência do clima externo, mas não é o caso da lã.

A seguir eu vou falar dos tipos de lã mais famosos e usados:

Tipos de lã para a sua roupa de inverno

A lã natural é uma fibra que oferece uma camada protetora para certos animais, tanto do frio quanto do calor, sendo muito utilizada também pelos homens como cobertura protetora em roupas e outros itens há mais de 8 mil anos!

Vou começar falando da lã natural, que pode ser extraída de vários tipos de animais:

– Lã Merino – com fios mais macios e curtos, que oferecem um toque extremamente macio e um ótimo material para camadas de base e que têm contato direto com a pele, proporcionando uma ótima proteção térmica.
– Lã Texel e Corriedale – tem os fios mais crespos e elásticos, fibras longas e mais ásperas e geralmente pinica
– Lã virgem: Quando uma lã é caracterizada como virgem, significa que ela foi extraída da primeira tosquia de um filhote de ovelha. Independentemente da raça do carneiro, a lã virgem é a que tem melhor qualidade por ser mais macia, elástica e hipoalergênica.

Lã Angorá ou Mohair (o nome vem de MO = Cabra e Hair = cabelo) = fios brilhosos longos de altíssima qualidade além de bastante resistente e durável.

A cashmere é a lã extraída da barriga das cabras da raça Cashmere. Considerado um fio de luxo, ele é muito usado por ser leve e bastante quente, além de ser macio e não irritar a pele. Por outro lado, sua baixa resistência e durabilidade favorecem a formação de bolinhas.

-A Lhama é um animal da América do Sul, apresentam uma longa pelagem de lã de textura áspera, variando sua coloração, sendo possível encontrar espécies marrons, brancas e mistas.

a Alpaca é da “família” das Lhamas, mas de tamanho menor, e os seus fios são mais finos e macios, leves e quentes, tão macias quanto a caxemira, mas um pouco mais fortes. Os fios de alpaca também são naturalmente hipoalergênicos, o que o torna um material adequado para pessoas com pele super sensível;

A lã extraída do coelho chama-se angorá e é recomendada especialmente para os dias mais frios, porque apesar de ser bem leve, tem um grande poder de retenção de calor.

Lã de camelo ou camel hair é produzida com os pelos dos camelos bactrianos e coletados na muda, durante a primavera. O pelo do camelo é oco e mais longo e fino do que o de ovelha, por isso o resultado é uma fibra mais leve e brilhante e quase tão macia quanto a caxemira.

a fibra mais rara do mundo é recolhida do animal parente da alpaca e da lhama, originário dos Andes. A vicunha era sagrada para os antigos incas, que valorizavam o material pela sua maciez e calor e a reservavam para a realeza. Estamos falando de um material mais fino que a caxemira e extremamente quente. O seu longo e rigoroso processo de produção a tornam a mais cara e rara do mundo.

Acrílico: a a lã sintética

Apesar de eu ter falado no início desse texto que a lã é uma fibra natural, existem pelo menos 1,4 mil tipos de lã, e algumas delas são sintéticas – que são usadas por marcas veganas como uma opção sem exploração animal. A lã sintética feita de acrílico tende a ser mais barata que a lã natural e também são boas para a sua roupa de inverno, justamente por causa de suas características, como o fat de esquentarem.

O acrílico é uma fibra sintética feita de polipropileno, e é conhecida como “lã de plástico”. No mercado brasileiro, 90% dos fios levam algum acrílico na composição, misturada a outras fibras, como o algodão, por exemplo.

A gama de cores é bem grande, e é ótima opção para roupas de criança, sendo mais leve e bem fácil de lavar à máquina. Além disso, possui secagem rápida, o que facilita (e muito!) nas malas de viagens.

E a lã fria?

Apesar de a lã ser considerada um tecido próprio para roupas de frio, existe ainda uma fibra específica chamada lã fria justamente por reter menos calor que os outros fios. O tecido é principalmente favorável aos homens e não é encontrado em forma de tricô, e sim na confecção de peças como o terno, blazer masculino e a calça social.

Por ser um tecido muito fino, a lã fria precisa ser lavada a seco, em lavanderias especializadas.

 

 

Sair da versão mobile