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A alfaiataria da seleção brasileira de futebol feminino

Quem me segue lá no instagram sabe que eu adoro futebol e sempre compartilho conteúdo sobre o assunto (e o meu sofrimento pelo Vasco da Gama), e por isso eu fiquei tão feliz ao saber que a Animale fez esse ano com a alfaiataria da seleção brasileira de futebol feminino para a Copa do Mundo de 2023.

Aqui no site eu já falei sobre as grandes marcas mundiais de moda internacional fazer o uniforme das seleções para eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, e vale a pena clicar aqui pra ver como os estilistas transformam esses trajes em identidade visual de um país, assim como a Animale fez com a alfaiataria da seleção brasileira de futebol feminino pela primeira vez na história.

Na imagem acima, o uniforme dos atletas da Austrália para as olimpíadas de 2016, criado pela marca Sportscraft, inspirado no estilo preppy, com blazers, gravatas e bermudas. Também existe uma referência aos uniformes de Hogwarts (a escola de magia do Harry Potter), olha o brasão nas peças superiores!

Para a seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de futebol masculino no ano passado (2022), a alfaiataria foi feita pelo estilista Ricardo Almeida e eu mostrei lá no instagram todos os detalhes:

E apesar de ser uma coisa comum no mundo masculino, a parceria da Animale com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para desenvolver a alfaiataria da seleção brasileira de futebol feminino durante sua chegada à Austrália (o look é o traje de viagem) é inédita, e reforça o compromisso da marca com o empoderamento feminino e o Movimento Elas Lideram, do Pacto Global da ONU Vem ver como foi:

A alfaiataria da seleção brasileira de futebol feminino

Isabel Del Priore, CEO da Animale, destaca a conexão da ação feita com a CBF para desenvolver a alfaiataria da seleção brasileira de futebol feminino com o empoderamento feminino, um dos principais focos da marca. A parceria com a seleção brasileira é vista como uma oportunidade de ampliar a jornada pela igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, reforça a importância de valorizar o futebol feminino e das mulheres, elogiando a iniciativa da Animale e a sintonia de propósitos entre as duas entidades.

A marca carioca criou ternos que respeitam a individualidade de cada atleta, proporcionando conforto e um senso de pertencimento, destacando a força e inspiração que representam para outras mulheres e meninas.

Abaixo, o croqui com as informações técnicas da alfaiataria da seleção brasileira de futebol feminino feita pela Animale:

O look é composto por blazer e calça, tingidos com um tom de azul próximo ao lilás (cor escolhida pelas atletas), combinados a uma blusa de tricô “off white”. O blazer carrega o brasão da CBF em dourado e traz como outro diferencial um martingale / lenço, posicionado no meio da peça e que só aparece quando está desabotoado.

Esses lenços são parte do compromisso da marca com o “Aterro Zero” até 2030, garantindo o reaproveitamento correto de resíduos e promovendo uma moda com menor impacto ambiental.

De corte reto, a calça tem barra encurtada e deverá ser combinada a um tênis de cano médio.

“Temos muito orgulho de sermos a primeira marca de moda a ser parceira da Seleção Brasileira de Futebol Feminino para a alfaiataria de apresentação oficial. É um marco histórico em que essas mulheres, que são exemplos de representatividade no Brasil, irão se apresentar de uma forma autêntica e única no desembarque.” afirma Flavia Gama, gerente de branding da Animale.

Também foi adicionado para esta iniciativa a parceria com o projeto social “Pretas em Campo”, que é realizado pela organização não-governamental Empodera – Transformação Social pelo Esporte, e que visa empoderar 120 meninas e jovens mulheres negras em situação de vulnerabilidade social por meio do futebol no Rio de Janeiro.

Antonia ressaltou a importância da CBF ter esse cuidado com o grupo. Para ela, não muda o que será feito dentro de campo, mas dá mais um cuidado já merecido há muito tempo pelas mulheres da Seleção.

– É a questão do detalhe. Saber que eles se preocupam com isso também. Não é um fator que vai mudar algo que faremos dentro de campo, mas é um cuidado que a gente percebe que eles estão tendo conosco. Isso também dá um gás e demonstrar que a gente merecia já isso há muito tempo atrás e não só agora – afirmou Antonia.

Uniforme com inovação menstrual

Além dessa alfaiataria, a seleção brasileira ganhou um uniforme feminino pela primeira vez na história (elas sempre usaram o uniforme masculino), e além disso, vai usar um uniforme com inovação menstrual, criado pela Nike para diminuir os incômodos no período menstrual das jogadoras de 13 das 34 seleções (as que são patrocinadas pela marca), e eu falei sobre esse assunto aqui.

A copa do mundo de futebol feminina está marcada para julho e agosto na Austrália e Nova Zelândia, e a estreia da seleção brasileira na disputa vai ser no dia 24 de julho, contra o Panamá. A Seleção integra o Grupo F, que também tem França e Jamaica.

Com essas conquistas inéditas, já vamos começar a Copa do mundo com o pé direito! Vai Brasil!!!

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Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!