Em 2021 fez 15 anos do lançamento do filme “O diabo veste Prada”, e no começo desse mês ficamos sabendo que vai ser lançado a sequência do filme, produzida pela Disney.
“O diabo veste Prada 2” é um filme que me deu muitas lições, tanto na parte organizacional e de carreira, quanto sobre moda. E já que vamos ter uma continuação (com direito à participação da Meryl Streep), resolvi fazer esse post falando sobre as 10 maiores lições do filme “O diabo veste Prada”.
“O diabo veste Prada” é mais que diversão
O filme que se tornou queridinho das fashionistas e continua ensinando muita coisa e sendo uma referência 18 anos depois do seu lançamento tem nomes como Anne Hathaway e Meryl Streep no elenco, e conta a história de Andy, uma jornalista recém-formada que se torna assistente de Miranda Presley, a diretora de uma grande revista de moda (Runaway Magazine) em Nova York.
Eu trabalhei 12 anos em recursos humanos, e quando o filme “O diabo veste Prada” foi lançado (em 2006) eu já era apaixonada por moda, e aprendi muito com a relação profissional da Andy com a Miranda e de como as duas lidavam com as suas carreiras e profissões, e eu acho que tem várias lições do filme pra todo mundo – dentro e fora do mundo da moda – assim como na série “The bold type”, que também vale a pena ver.
As lições profissionais do filme “O diabo veste Prada”
Já que tem lições profissionais e de estilo / moda, eu resolvi separar nessas duas categorias pra ficar melhor de visualizar. Vamos começar pelas lições profissionais:
1- O começo é sempre difícil
Andy sonhava em escrever sobre assuntos do seu interesse, como política e economia, no entanto, ela percebe que a realidade é bem diferente de seus desejos e se candidata a um estágio na “Runaway Magazine”, para conseguir pagar suas contas e ganhar alguma experiência como jornalista.
Na área de moda esse começo não é muito diferente, e na série “The bold type” pegar o café / almoço da chefe e fazer atividades que não se parecem com o glamour da profissão (ou a imagem que a gente tem dela).
2- Tente pensar fora da caixa
Uma das cenas mais icônicas do filme “O diabo veste Prada” é quando a Miranda diz que floral na primavera é óbvio demais e a gente pode usar esse conselho em qualquer área, e também na nossa vida pessoal: Sair da caixinha pode levar a gente mais longe e trazer resultados mais interessantes!
E já que o filme já tem 15 anos, posso falar sem medo de dar spoiler: Quando Andy deixa sua vaga como assistente e vai atrás de seus sonhos, ela consegue o trabalho na área que queria graças à uma indicação de sua ex-chefe (Miranda), justamente por ter aprendido a pensar fora da caixa.
3- Tire proveito das experiências
Andy fica frustrada na maior parte do filme, seja por não receber reconhecimentos ou elogios pelos seus esforços e trabalho, ou porque as coisas não saem da forma como ela gostaria ou tinha sonhado – até que ela aprende a tirar proveito das experiências, aprender com elas e ver que elas aconteceram para que ela evoluísse – como pessoa e profissional (além da evolução no seu estilo, que é um caso a parte).
4- Invista na sua imagem profissional
Muita gente acha que roupa é coisa de quem gosta de moda, mas a verdade é que investir na imagem profissional pode trazer resultados muito bons para a sua profissão. Já ouviu falar que quem se veste parecido com os superiores tem mais chance de ser promovido? Pois é!
Por causa de seu total desconhecimento do mundo da moda, e seu jeito desleixado, ela contrastava muito com os valores do seu trabalho, e se recusou, em primeiro momento, a adotar a aparência dos famosos “Clackers”: nome dado aos funcionários de Miranda, por conta do barulho do salto fino no chão (clack clack).
Nessa cena do “O diabo veste Prada” a Andy começa a investir em roupas mais adequadas para parecer uma profissional mais respeitada – e isso não tem nada a ver com gastar muito ou usar só marcas caras, e sim parecer ser alguém de sucesso.
A partir daí, tanto a Miranda quanto as suas colegas de trabalho começam a olhar mais pra ela, e consequentemente, para o seu trabalho, que ajuda ela a conquistar espaço e confiança.
5- Faça bons contatos
Outra cena muito impactante no filme “O diabo veste Prada” é quando a Miranda exige que Andy consiga os manuscritos do novo livro do Harry Potter para suas filhas, porque elas querem ler antes que o livro vá para as lojas.
A princípio, parece uma tarefa impossível. Porém, depois que Andy começou a trabalhar na Runway, ela fez ótimos contatos, e foi um deles, um jornalista influente, que a ajudou a realizar essa tarefa.
6- Saiba trabalhar em equipe
O trabalho de Andy melhorou consideravelmente a partir do momento que ela aprende a trabalhar melhor em equipe – a ajuda e a pedir a ajuda de outras pessoas da empresa.
Em outra cena do filme, Miranda Priestly precisa cumprimentar as pessoas influentes presentes e fazer parecer que lembra o nome de todos.
Mas, apesar de contar com sua memória e com a ajudante principal, na hora que a ajudante principal tem um branco e não consegue lembrar o nome de um convidado que está indo na direção de Miranda, Andy sopra no ouvido da editora o nome do famoso convidado, livrando a chefe (e a colega) de uma saia justa.
As lições de moda do filme “O diabo veste Prada”
Por ser um filme fashionista, o que mais tem no filme “O diabo veste Prada” é lição de moda e estilo, mas já tem 18 anos que todo mundo fala sobre isso, né? Então vou só falar do que eu acho que vale a pena falar de novo:
1- O estilo reflete nossa personalidade
Logo após mudar a forma de se vestir, Andy está mudada, mas ainda não se sente completamente confortável como o novo visual. No entanto, no decorrer da trama, ela passa por conflitos internos e em seu relacionamento, e percebe que a mudança em seus looks não foi por acaso: sua personalidade também está diferente.
Toda grande mudança na nossa vida demanda uma mudança no nosso guarda-roupas, então, não esqueça que a moda é uma ferramenta que te ajuda a refletir suas crenças e preferências na forma que você se veste!
2- Invista em acessórios
Muitos looks da Andy em “O diabo veste Prada” saíram do básico ou ganharam mais personalidade de acordo com os acessórios que ela usava: boinas, luvas, cintos, meias trabalhadas e outros detalhes (nem tão pequenos) eram os seus favoritos para transformar os looks de forma imediata.
3- Pense fora da caixa
A lição que eu falei lá em cima também serve quando o assunto é moda e estilo. Muitas vezes as minhas clientes da consultoria de estilo ficam com peças paradas no guarda-roupas porque só conseguem usá-las fazendo “conjuntinho” com peças do mesmo estilo ou que passem a mesma mensagem, como só usar blazer pra trabalhar ou ficar muito sexy porque não consegue equilibrar com peças “menos sensuais”.
Já no seu primeiro look pós mudança, Andy já mostrou atitude e estilo ao misturar o blazer navy (que tem um estilo preppy) com calça de couro e bota over the knee, fazendo um look rocker cool.
4- Estude sobre moda
Nesses mais de 10 anos que eu trabalho como consultora de estilo (desde 2014) eu já fiz vários cursos, e já fiz alguns cursos sobre história da moda, que é pra entender todos os símbolos e como a moda pode influenciar a nossa vida.
Então, se você gosta de moda, estude moda. Isso também vai impedir que você tenha que perguntar como se soletra Gabbana: Um dos maiores micos que a Andy paga no filme!
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de me seguir lá no instagram também, onde eu falo sobre o meu trabalho, as séries que eu estou vendo, e sobre o meu olhar para moda e estilo também!