Vestindo Autoestima

Blogueiras negras de moda que você precisa conhecer

Já fiz um texto aqui no site sobre o documentário da Michelle Obama na Netflix, que é uma das maiores influências negras para mulheres do mundo todo, e eu aproveitei o mês da Consciência Negra para fazer uma lista de blogueiras negras de moda que você precisa conhecer.

Eu sou consultora de estilo desde 2014 e sempre busco entender o meu papel (como mulher branca e magra) na sociedade, e como aliada na luta contra o racismo, e percebi que posso ajudar a fortalecer o trabalho de mulheres negras que eu admiro.

Vale a pena seguir blogueiras negras de moda tanto para valorizar o trabalho delas quanto para aumentar o seu repertório de estilo, além de dar mais representatividade para mulheres negras.

É importante dizer que eu não estou indicando essas blogueiras negras de moda como fonte de conteúdo pra você entender o que é racismo ou não, e nem te explicar o que está acontecendo no mundo (desde sempre, inclusive!), e sim para que você consuma conteúdo de moda de qualidade, que essas mulheres oferecem na internet, e que podem servir de inspiração pra todo mundo, independente da cor da pele!

20 blogueiras negras de moda pra conhecer e seguir

1- Larissa Bruin – From hats to heels

Uma das minhas blogueiras negras de moda favoritas. Ela posta com frequência seus looks e lifestyle diretamente de Amsterdam.

Blogueira preta de moda - Larissa Bruin

2 – Sylvie Mus

É estilista e tem um estilo bem neutro e mais clean, como uma verdadeira parisiense. É a blogueira ideal pra quem gosta dessa estética de “cara de rica”.

3 – Gabi Fresh

É muito criativa e uma das minhas maiores referências para clientes que usam tamanho plus size, e onde eu busco imagens de mulheres negras para os meus textos aqui no blog também.

4 – Maraísa Fidelis – Blz interior

Ela não é exatamente uma blogueira de moda e sim de beleza, mas tem muito estilo, e é conhecida por “MaraDiva”.

A Maraísa é uma das minhas pessoas preferidas da internet. Ela mostra muito o lifestyle dela, fala de cosméticos e beleza preta e é muito inteligente e sarcástica. Adoro e sigo há MUITO tempo!

5 – Cynthia Andrew (Simply Cyn)

Perfil pra inspirar a ousar nas cores, e pra quem quer ter um estilo pessoal mais criativo!

6 – Bárbara Louise

Ela é estilista e estilosa demais pra ficar fora da sua timeline!

7 – Stella Adewunmi – J’adore Fashion

Outra que eu sigo á muito tempo e uso muitas referências no material de clientes da consultoria de estilo. Ela é elegante e é uma mãe muito sexy!

Já atendi tantas clientes que esqueceram que também eram mulheres depois de terem filho, que escrevi um texto sobre isso, pra lembrar que toda mãe também é uma mulher!

8 – Elisa Martins – pequena black

Conheci o trabalho da Elisa há pouco tempo, e adoro o estilo carioca dela, que pode inspirar as mulheres mais jovens e com o estilo pessoal mais despojado.

9 – Amanda Mendes – Tô de crespa

A Amanda também não é blogueira de moda. Como o nome do perfil dela sugere, o assunto principal dele é o cabelo crespo, mas ainda assim, tem muito conteúdo de moda, como esse vídeo:

10 – Cris Blackholm – Preta Crix

Brasileira morando na Alemanha, a Cris é uma inspiração maravilhosa pra quem veste tamanho PP como eu!

Aliás, vale a pena saber que ela compartilha que recebe muitas críticas sobre o seu corpo por ser magra demais, porque apesar da ditadura da magreza, ninguém nunca vai agradar a todo mundo! 🙁

11 – Ellie – Slip into style

Eu sigo a Ellie há pouco tempo, mas amei o estilo dela e a forma criativa que ela gera conteúdo sobre moda.

12 – Tennille Murphy

Preta poderosa, que fala, né? Ela tem o cabelo grisalho e o seu corpão faz a gente confundir essa mulher, que é mãe de 2 “crianças” de mais de 20 anos, com uma adolescente (mesmo aos 44 anos)!

AMO mulheres que assumem os cabelos grisalhos

13 – Luanda Vieira

Colocar a editora de Moda da revista Glamour na lista de blogueiras negras de moda parece estranho, mas assim como outras mulheres negras aqui da lista, achei que valia a pena incluir aqui, porque ela é uma referência maravilhosa de estilo pessoal sim!

14 – Assa – Mycurvesndcurls

A Assa é mais uma inspiração maravilhosa não só pra quem é negra, mas também para quem é mãe e veste tamanhos plus size, diretamente do Canadá.

15 –  Edna Sousa – Miss Preta

Vencedora do concurso Miss Pinhais 2018, a Edna Sousa também é um exemplo de representatividade e ativismo social. Além disso, o estilo dela é maravilhoso! Sigo ela desde essa época, e hoje ela é vereadora da sua cidade, representando principalmente a pauta das mulheres!

16 – Duda Buchmann – Negra e Crespa

Conheci a Duda num vídeo que ela conta como é ser irmã de uma loira (ambas são adotadas) e adorei a história e o estilo dela.

Ela compartilha muito conteúdo bacana para quem tem cabelo crespo, além de muita coisa de moda também!

17 – Debora Luz

A Debora compartilha muita coisa interessante do lifestyle dela, além de muitas dicas de estilo.

18 – Julia Lira

Não cansada de ser gata, ela foi lá e virou ruiva! Socorro, amei!

19 – Soraya de Carvalho – Style is my thing

A Soraya tinha um blog que dizia “Estilo é o meu negócio”. Não precisa falar mais nada, né?

20 – Carla Lemos – Modices

Impossível falar de blogueiras negras de moda sem falar da Carla Lemos, que tem o blog mais antigo de “modices” e que eu sigo há tanto tempo que parece que somos íntimas (mas das duas vezes que nos encontramos pessoalmente, eu me tremi toda, de tanta admiração por essa mulher foda!

Como ela dispensa apresentações, vou postar a foto do evento que eu participei com ela, falando sobre moda, aqui no Rio:

Representatividade de mulheres negras na moda

Esses dias uma leitora fez um comentário num texto aqui do site, pedindo por mais representatividade nas fotos dos meus artigos, e eu respondi que tento usar o máximo de fotos que eu posso, de mulheres negras e gordas, para que minhas seguidoras, clientes e leitoras se sintam representadas.

Infelizmente o pinterest e o Google (que são as plataformas que eu uso para buscar imagens) ainda têm uma grande maioria de fotos de mulheres padrão (brancas e magras) e isso dificulta um pouco a busca por imagens quando eu quero uma combinação de cores análogas, por exemplo, e busco por “look calça azul e blusa verde”. Lá no Pinterest eu tenho uma pasta com imagens de looks de mulheres negras estilosas que eu uso aqui nos textos e para a identidade visual das minhas clientes negras, e você pode ver e seguir clicando nesse link!

Mas, se a gente começar a consumir o conteúdo de blogueiras negras de moda, além de ter um feed muito mais bonito, a gente incentiva a moda a entender a importância dessa representatividade. Afinal, mulher negra consome, vende e é muito bonita e estilosa sim!

Conhece outros perfis? Me indica nos comentários!

Sair da versão mobile