O Carnaval está chegando e apesar do ritmo de festa e alegria, mas, como consultora de imagem e estilo, eu vim falar de um assunto sério: Sustentabilidade! Afinal, dá pra ter um Carnaval mais sustentável?
Felizmente dá sim, e eu fiz uma lista de coisas que a gente pode fazer (inclusive depois do carnaval!) para diminuir o impacto dos resíduos no meio ambiente!
Dicas para ter um Carnaval mais sustentável
Quando a gente fala em sustentabilidade é importante dizer que existem coisas de responsabilidade do governo, coisas de responsabilidade das empresas e coisas que são de nossa responsabilidade – como pessoas e consumidores. E é dessas coisas que eu vou falar aqui.
Eu quis deixar isso registrado pra lembrar que eu sei que a nossa parte é bem pequena individualmente, mas eu tento sempre fazer o que eu posso pra ficar com a minha consciência tranquila, sabe? E aí, se você fizer o que você pode, e as suas amigas também, a gente já tem um grupo fazendo mais coisas, e é assim que a gente vai mudando o mundo.
Pra mostrar que não é tão difícil assim, vou dar uma primeira dica que nem é da área de moda, mas que pode fazer uma grande diferença:
Trocar o litrão pela latinha
Quando a gente fala assim, parece que a gente tá saindo na desvantagem, né? Mas pode trocar o litrão pelo latão também. A ideia aqui é pensar pra onde vai esse lixo depois, e por isso eu trouxe alguns dados:
Enquanto 98% do alumínio produzido no Brasil é reciclado, apenas 40% do vidro tem o mesmo destino. Além disso, o vidro oferece mais riscos, tanto para os catadores quanto para quem está brincando na festa, né?
A gente já nem usa mais canudo de plástico, mas para fins de curiosidade, o copo plástico também não deve ser uma opção porque apenas 1,2% do plástico é reciclado no Brasil – e isso nos leva ao próximo tópico.
Comprar glitter biodegradável
Em 2019 eu já estava ajudando a ter um carnaval mais sustentável, e escrevi esse texto pra indicar onde comprar glitter biodegradável.
O glitter normal é feito de alumínio e plástico, e quando o glitter sai no banho, escorre pelo ralo, cai no esgoto e pode acabar no mar, já que ele é menor que 5 milímetros e por isso não pode ser filtrado. E aí, quando isso acontece, ele pode ficar na natureza durante centenas de anos até se decompor, ou parar no estômago de peixes – que vão parar no nosso estômago!
Uma pesquisa publicada na revista Environment International mostrou microplásticos no sangue de quase 80% das pessoas testadas (adultos saudáveis, doadores). O impacto na saúde ainda não é conhecido, mas se causa danos na natureza, não deve ser uma coisa legal de se ter no sangue, né?
Já o glitter biodegradável se decompõe naturalmente no ambiente, já que pode ser destruído por fungos e bactérias, e assim, ajuda a ter um carnaval mais sustentável – sem abrir mão do brilho!
Ah! Se você é prendada, vale dar um google e ver a receita pra fazer o seu glitter biodegradável em casa mesmo, tá?
Comprar biquíni de tecido biodegradável
Se você vai aproveitar esses dias para descansar na praia, também pode ajudar a ter um carnaval mais sustentável, usando biquíni de tecido biodegradável.
Eu também já falei onde comprar biquíni de tecido biodegradável, e algumas marcas já vendem coleções inteiras feitas com esse tipo de tecido, que não vai soltar microplásticos enquanto você mergulha no mar, e nem quando você lavar as peças em casa.
Consumo consciente também vale no carnaval
Se eu não apoio comprar uma roupa pra usar pouco durante o ano todo, também não vou apoiar comprar uma fantasia pra cada dia de carnaval, né?
Além de ser completamente desnecessário e caro (eu te ensino aqui a calcular o custo benefício dessas fantasias), a maioria dessas fantasias vai parar no lixo, porque não são feitas para durar. E advinha qual é o material mais usado para fazer as fantasias? Sim, plástico (mesmo no tecido, porque o poliéster vem do plástico!).
Eu tenho uma fantasia de Branca de Neve desde 2012 e já usei em 3 carnavais, sendo um deles em casa, só pra tirar foto, e um maiô da mulher maravilha desde 2014, que eu uso todo carnaval nas aulas de hidroginástica na academia – e não tenho problema nenhum em repetir fantasias todos os anos – e também posto a foto usando a fantasia de carnaval lá no meu instagram!
Ah, mas e tiara que é baratinha e pequena? Pode comprar uma pra cada dia? É de plástico também! E é exatamente de pouquinho em pouquinho de glitter de 5 milímetros e tiaras e asinhas que no ano passado foi arrecadada mais de 1.200 toneladas de lixo no Carnaval do Rio de Janeiro.
Consegue fazer alguma dessas ações sugeridas aqui, pra gente ter um carnaval mais sustentável? Espero que sim!