Quem acompanha o meu trabalho aqui no blog e lá no instagram sabe que eu acredito muito numa moda mais consciente e sustentável, e isso é responsabilidade tanto das marcas e dos profissionais de moda (como eu, que sou consultora de estilo) quanto dos consumidores, que são clientes dessas marcas.
No texto de hoje eu trouxe 3 dicas de estilo para um carnaval sustentável, e além de você fazer a sua parte seguindo essas dicas, vale encaminhar esse texto para as suas amigas também, e assim a gente ter a moda e o mundo que a gente quer e acredita!
3 dicas de estilo para um carnaval sustentável
Não dá pra falar de carnaval sustentável sem falar de fantasia, e por isso vou começar essa lista indicando que você experimente uma fantasia feita de upcycling.
1- Fantasia de upcycling
Para quem nunca ouviu falar desse termo, o “upcycling” nada mais é do que dar um novo uso aos materiais que seriam descartados / colocados no lixo, através do reaproveitamento criativo.
Já existem roupas, acessórios e sapatos feitos de upcycling, e marcas especializadas como a Oficina Muda, aqui no RJ, que tem parceria com algumas marcas (como a Farm e a Cantão, por exemplo) pra vender peças feitas com sobras de retalhos e que tinham pequenos defeitos.
Eu mostrei um pouco do conceito de marcas de upcycling lá no instagram, quando levei uma cliente para fazer uma parte da etapa de compras / personal shopper.
Como o upcycling é um aliado muito potente da moda consciente e do carnaval sustentável, também já existem marcas especializadas em fantasias de upcycling, e eu trouxe duas que valem a pena conhecer:
Você também pode fazer (se tiver habilidade) a sua fantasia de upcycling usando peças que você já não usa mais, e além de ter uma peça sustentável nesse carnaval, vai usar uma fantasia exclusiva e bem mais interessante. Como eu não tenho essas habilidades, clica aqui pra ver algumas dicas para a sua fantasia de upcycling.
2- Glitter biodegradável
Outro item que não pode faltar no carnaval é o glitter, que fica espalhado pelo chão de onde os blocos passam, e além de entupirem os esgotos, vão parar nos mares e rios, poluindo a natureza (porque o glitter não é filtrado, por ter menos de 5 milímetros).
O glitter é feito de alumínio e plástico, e a purpurina é feita de filme metalizado de PVC, e como todo mundo já sabe, o plástico é muito poluente e demora cerca de 450 anos para se decompor. Pra fazer um carnaval sustentável, muitas marcas vendem glitter biodegradável, e eu fiz esse texto aqui, e indiquei 6 marcas pra comprar glitter biodegradável!
O glitter biodegradável se decompõe naturalmente no ambiente, podendo ser destruído por fungos e bactérias, e por isso ajuda a fazer um carnaval sustentável e menos prejudicial ao meio ambiente.
3- Biquíni biodegradável
Resolvi incluir o biquíni feito de tecido biodegradável como uma dica para um carnaval sustentável porque além de ser uma peça usada junto com a fantasia e no pós bloco (aquele mergulho na praia antes de ir pra casa – pra deixar todo o glitter e os confetes no mar), tem muita gente que viaja no feriadão do carnaval e leva biquíni na mala, né?
Assim como o glitter, o biquíni também é feito de plástico, já que a maioria das marcas usa o poliéster como matéria-prima, e a liberação de polímeros do tecido polui o meio ambiente tanto enquanto o biquíni está em uso quanto depois que é descartado.
Como tecido e sustentabilidade são coisas que eu estudo e falo muito no meu trabalho como consultora de estilo, eu indiquei algumas marcas que vendem biquíni biodegradável nesse texto aqui, como uma forma de ajudar clientes e seguidoras que têm essa demanda, divulgar marcas que têm valores que eu acredito e que também querem mudar a moda, e o meio ambiente.
Espero que gostem das dicas! Bom carnaval!