Search
Close this search box.

Como arrumar a mala com o método Marie Kondo

Saber arrumar a mala é tão importante quanto saber o que levar para a viagem, mas quando eu faço o serviço de malas inteligentes, eu não guardo as peças da cliente na mala. Mas, eu sempre indico alguma personal organizer e dou dicas para a organização, e entre as dicas eu explico como arrumar a mala com o método Marie Kondo.

No link que eu citei no parágrafo acima, eu explico como funciona o serviço de malas inteligentes, que é sobre fazer com que a cliente leve o mínimo de peças possíveis que renda o máximo de looks. O meu trabalho é sobre looks e é isso que eu sei fazer, né? Mas sempre dá pra melhorar, e por isso eu vim compartilhar esse método com vocês.

Quem é Marie Kondo?

Marie Kondo é é uma escritora japonesa especialista em organização e a protagonista da série “A série Casa Arrumada” (Tidying Up with Marie Kondo), que eu vi na Netflix. Eu falei um pouco sobre o que eu achei sobre a série nesse texto aqui.

Marie Kondo

O seu livro “A Mágica da Arrumação” é um best seller no mundo todo, e é nele que ela explica o método KonMari, que ensina a organizar os seus objetos em 4 categorias, baseado no “spark joy” ou seja, no que traz alegria pra sua vida.

Porque arrumar a mala com o método Marie Kondo?

Na maioria das vezes uma viagem é um momento de felicidade, e arrumar mala com o método Marie Kondo vai te ajudar a refletir melhor sobre o que levar com você  e simplificar a sua vida, fazendo você ganhar tempo na viagem – e espaço na mala!

Como o método Marie Kondo vai ajudar a arrumar a mala?

Um dos pilares do método Marie Kondo é eliminar o que não te dá alegria e deixar tudo que o fica de forma que você enxergue tudo que tem.

Já parou pra pensar em quais são as peças que te dão alegria no seu guarda-roupas? Muito do Método Marie Kondo está conectado à alegria que os objetos despertam em você. Provavelmente são as peças que tem alguma história afetiva, ou alguma coisa que você ganhou de presente, coisas muito confortáveis e que fazem você se sentir bem também entram nessa lista.

Para essa cliente, que ia viajar pra Europa bem na época que o Flamengo ia disputar uma partida importante, montamos looks mais arrumadinhos, já que ela não queria deixar de usar a camisa e nem parecer que estava indo para o estádio:

mala de viagem

Pelo menos ela não foi pra Montevidéu mês passado pra ver o Flamengo perder a Libertadores, né? Eu gosto de ver minhas clientes felizes (apesar de ser vascaína hehehe).

Aquela peça que funciona com tudo e que você se sente bonita e adequada em qualquer situação também tem potencial pra te dar alegria, e  você pode começar separando essas peças para colocar na mala! Pra essa outra cliente, foi a calça roxa que rende pra caramba. Ela contou um pouco do processo da mala lá no blog de viagem dela, o Fui ser viajante. Clica aqui pra ler!

mala versátil

Se uma peça não causar a tal “faísca da alegria” é melhor nem levar na mala (na verdade, segundo o método dela, é melhor se desfazer da peça).

Dobre as peças para otimizar o espaço na mala

A Marie Kondo tem uma técnica para dobrar as peças e otimizar o espaço dentro do guarda-roupas, baús e gavetas na casa dos clientes, que também funciona na hora de arrumar a mala!

  • dobre as roupas no menor tamanho possível e organize na vertical na mala.
  • Alise a peça com as mãos, dobre as mangas da blusa para dentro, depois dobre de novo a blusa quase na metade. Depois dobre a peça mais duas vezes para dentro.
  • Tente colocar a peça de roupa em pé, porque além de economizar espaço e amassar menos, você consegue visualizar tudo sem fazer muita bagunça.

Nesse vídeo do youtube dá pra ver melhor o passo-a-passo para você saber como arrumar a mala com o método Marie Kondo:

A ideia é que as peças fiquem assim depois de dobradas:

como arrumar a mala com o método Marie Kondo

Ficou mais fácil ver ela fazendo do que com a minha explicação, né? rsrs

Guarde os itens semelhantes juntos

Essa dica parece óbvia, mas muita gente ainda tenta aproveitar os espaços vazios da mala colocando itens pequenos separados, e aí, chegando no destino, não consegue achar o carregador do celular, que ficou longe da máquina fotográfica e do adaptador de voltagem para ligar os aparelhos no hotel.

O ideal é arrumar a mala com o método Marie Kondo como você faz em casa ou no seu guarda-roupas, e guardar tudo que é igual numa mesma embalagem: todas as suas maquiagens em uma embalagem, os fios e cabos em outra, os sapatos em outra  e os biquínis em outra. Entende?

Aproveite bem os espaços

Na minha viagem à Campinas, no meio do ano, eu mostrei que guardei os cintos em volta da mala, dando uma volta na mala pelos cantinhos, em pé para não amassar, e o biquíni foi dentro de um tênis, pra não precisar de mais um espaço na mala para a nécessaire.

Eu não consegui achar o vídeo do biquíni, mas é só colocar o biquíni num saquinho de tecido e colocar dentro do sapato mesmo! E essa dica também serve para bijouterias,

Não ocupe totalmente a mala

No Método Marie Kondo para arrumar mala, ela sugere deixar livres pelo menos 10% do espaço, para que as roupas fiquem menos amassadas e você tenha espaço para trazer lembranças e compras que você vai fazer na viagem.

Vale a pena arrumar a mala com o método Marie Kondo?

Como eu falei, eu indico muito tanto o livro para as minhas clientes, porque acho que realmente vale a pena tanto para o guarda-roupas quanto para arrumar a mala com o método Marie Kondo.

A ideia do método é simplificar a vida, te ajudar a economizar tempo e conhecer o que é mais importante para você e te traz mais alegria. Te convenci? Espero que sim!

Serviço de personal organizer para arrumar a mala

Atualmente eu não ofereço o serviço de organização da mala no serviço de malas inteligentes, mas a partir de 2022 eu vou ter parceria com uma personal organizer com desconto para quem contratar o serviço. Fique de olho lá no instagram pra saber mais detalhes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!