Cor é o elemento que mais chama a atenção num look. Além disso, as cores causam efeitos na nossa silhueta (fazendo parecer maior ou menor a área que cobre) e transmitem mensagens de estilo e personalidade! Por isso é importante saber como combinar cores usando o círculo cromático e incluir cor nos seus looks de forma mais estratégica.
Para ajudar nesse processo, vamos usar o círculo cromático, que pode ter 6 ou 12 cores, com tonalidades e intensidades diferentes. Vou falar sobre o círculo cromático porque é a ferramenta para te ajudar na combinação de cores, tá?
Você sabe como combinar cores?
Esse modelo do círculo cromático tem 12 cores, sendo 3 cores primárias (azul, vermelho e amarelo), 3 cores secundárias (verde, laranja e violeta) e 6 cores terciárias (vermelho-violeta, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul-violeta).
O círculo cromático é muito usado por profissionais que trabalham com cores, como profissionais de moda, designers e decoradores, por exemplo, e apesar de eu usar SEMPRE o círculo cromático no meu serviço como consultora de estilo, eu não tenho essa sequência memorizada.
A dica que eu sempre dou para as minhas clientes é imprimir (ou comprar o círculo cromático numa papelaria) e colar na porta do guarda-roupas, para facilitar o processo na hora de escolher as roupas para o look colorido.
Como combinar cores usando o círculo cromático
Existem várias formas de combinar cores diferentes usando o círculo cromático, e cada uma delas passa uma imagem diferente, e por isso, é ideal para tipos de estilos diferentes e situações diferentes.
Nesse texto eu vou falar das 3 formas mais comuns, que é a combinação de cores complementares (que usa cores opostas no círculo cromático), análogas (que usa cores vizinhas) ou em tríade (que usa três cores separadas pela mesma quantidade de cores entre cada uma delas).
Não existem apenas essas fórmulas, e se o seu estilo for mais criativo e você quiser saber como combinar cores usando outros tipos de combinações, basta comprar um círculo cromático numa papelaria, que vai encontrar um gabarito!
1- Como combinar cores complementares
Combinar cores complementares causam um impacto maior, e transmitem a mensagem de ousadia, criatividade, poder e de mais informalidade também.
Para fazer esse tipo de coordenação, você deve usar cores que ficam em lados opostos no círculo cromático, como o verde e o vermelho, ou o azul e o amarelo, por exemplo.
Combinações de cores complementares são ideais para quem tem os estilos criativo, moderno/dramático e sexy. Para mais inspirações, siga minha pasta sobre cores complementares no Pinterest.
2- Como combinar cores análogas
A combinação de cores análogas rende looks elegantes com uma pitada de jovialidade e criatividade a mais que nas coordenações monocromáticas.
Cores análogas são as cores vizinhas no círculo cromático, e por isso contrastam pouco, mesmo quando usadas em tons diferentes (como o azul marinho, que é um tom mais escuro, com o verde água, que é um tom mais claro do verde, por exemplo), e esse baixo contraste transmite doçura e delicadeza.
Exemplos de cores análogas: Azul e Verde, Vermelho e Rosa, Amarelo e Laranja, etc.
A coordenação de cores análogas é ideal para quem tem os estilos clássico/tradicional, romântico e elegante. Se quiser mais inspirações, siga minha pasta no Pinterest que fala sobre cores análogas.
3- Como combinar cores em tríade
Esse é o nível mais avançado de coordenação de cores (dos 3 tipos que eu trouxe aqui), feito com três cores que estão separadas pela mesma distância no círculo cromático. Exemplo: Laranja + Verde + Roxo, que estão separadas por três cores entre elas!
Essa combinação, inclusive, rolou com uma cliente da consultoria de imagem e estilo que eu atendi aqui no Rio de Janeiro, e apesar de ela ser bem criativa e adorar cor, eu mostrei três opções da mesma combinação de cores em tríade, para ela usar em dias com níveis de criatividade ou desejos de imagem diferentes:
Note que no primeiro look, as três cores têm quase o mesmo peso visual, e ela parece mais colorida do que no segundo look, que tem a calça jeans (que é neutra) e uma das cores no cinto, que ocupa pouco espaço, e no terceiro look uma amostra de como combinar cores em tríade mesmo não querendo chamar muita atenção, usando acessórios coloridos (poderia ser o sapato ou a bolsa também, de acordo com o seu estilo pessoal).
Combinações em tríade são ideais para quem tem o estilo criativo. Para mais inspirações, siga minha pasta no Pinterest.
4- Look com cores monocromáticas
Além dessas, existe a coordenação monocromática, que é a que mais alonga a silhueta, e também é a mais elegante, dando um ar refinado aos looks – mesmo os mais informais.
Você pode fazer combinar cores monocromáticas usando peças de uma cor só, no mesmo tom ou em tom-sobre-tom, ou usando cores diferentes no mesmo tom (na mesma linha do círculo cromático – como azul marinho e vinho, por exemplo).
Esse tipo de combinação de cores faz mais sentido para quem tem os tipos de estilos clássico/tradicional, elegante, romântico e esportivo/natural. Para mais inspirações desse tipo de coordenação, siga minha pasta no Pinterest.
Você também pode combinar uma peça de roupa e um acessório, ou sapato também, como eu mostrei em algumas imagens aqui, especialmente quando estiver começando a se arriscar mais nas cores. A forma como você vai usar depende do seu estilo pessoal, e eu sempre falo sobre isso quando mostro os meus looks ou os looks das minhas clientes da consultoria de estilo lá no meu instagram.
Se precisar de ajuda para aumentar o seu repertório de looks com as roupas coloridas que você já tem, pra comprar roupas coloridas que vão combinar com o que você já tem, ou qualquer coisa referente ao seu estilo pessoal, entre em contato comigo por aqui!