Vestindo Autoestima

Como cuidar das joias de ouro: 5 dicas

O consumo consciente vai além de saber comprar. Cuidar das joias de ouro é uma forma de garantir que elas vão durar, e é sobre isso que eu vou falar no artigo de hoje.

Quando falamos sobre joias de ouro, todo mundo sabe que elas podem durar pra sempre, mas existem alguns cuidados na hora de usar, limpar e guardar que podem manter o brilho e a durabilidade delas, enquanto algumas coisas podem fazer você perder essas peças ou ter que gastar com manutenção. Vem ver as dicas que eu separei pra te ajudar nisso!

5 dicas para cuidar das joias de ouro

Não é porque o ouro é um dos metais mais resistentes e duráveis do mundo que você não precisa tomar alguns cuidados com as suas joias de ouro. Eu sou consultora de imagem e estilo desde 2014 e o foco do meu trabalho é deixar meus clientes (mulheres e homens do mundo todo) confiantes com a sua imagem pessoal. Ensinar a cuidar bem das suas roupas, sapatos e acessórios como as joias de ouro também faz parte disso, e é mais simples do que você imagina!

1- Evite tomar banho com as peças de ouro

Ao contrário do que muita gente pensa, não é a água que é o problema aqui, e sim os produtos que vão entrar em contato com as joias de ouro durante o banho: O sabonete, assim como a espuma do shampoo e do condicionador, que podem deixar a peça mais opaca (sem brilho).

Como cuidar das joias de ouro - não tomar banho com as peças de ouro

Quando falamos de cuidar das joias de ouro, os produtos químicos (como perfumes, cosméticos, cremes corporais e materiais de limpeza) são os maiores vilões, porque além de poder conter outros metais, cuja liga pode reagir com as substâncias químicas, os componentes da fórmula desses produtos também podem desgastar ou escurecer as peças com o passar do tempo.

O melhor aqui é tirar as peças para tomar banho, e esperar o produto secar no seu corpo antes de colocar as joias de ouro. Se for mexer com produtos de limpeza, o risco é duplo, já que você também pode acabar arrebentando a peça.

O banho de mar e /ou piscina também entra nesse tópico. Se você não puder ou não lembrar de tirar as peças antes, ao sair, lave bem a peça de ouro com água corrente para tirar os resíduos de sal da praia ou do cloro da piscina. 

2- Retire as joias antes de dormir

Apesar de as joias de ouro serem bastante resistentes, durante o sono você pode fazer algum movimento involuntário e arrebentar, amassar, arranhar ou até mesmo quebrar a peça. O mais indicado é tirar as peças antes de dormir.

3- Evite usar ouro durante as atividades físicas

Usar joias durante as atividades físicas não é recomendado por profissionais da área, porque pode agarrar em algum equipamento e causar machucados. Tirar essas peças antes de se exercitar também evita que a peça arranhe ou amasse com algum movimento. É uma forma de cuidar das joias de ouro e cuidar de você também!

Outras atividades cotidianas como lavar a louça, por exemplo, também devem ser feitas sem as peças de ouro, tanto pra evitar o contato com os produtos químicos quanto pelo risco de amassar ou arranhar.

4- Guarde as peças de maneira adequada

Num outro texto aqui do blog eu expliquei que existe um tipo de cabide pra cada tipo de roupa, assim como uma maneira de guardar peças de tecido plano, malha e tricôs (se é pra pendurar ou guardar dobrada) para não estragar as peças e fazê-las durar. E apesar de ser um material resistente, as joias de ouro costumam ser mais delicadas, e por isso, também vale a pena investir em um local específico para guardar essas peças separadamente, para não arranhar ou quebrar.

Os porta-joias costumam funcionar bem porque são feitos de material rígido que evita que a peça quebre em caso de queda ou outros impactos, e são forrados por dentro com um tecido macio como o veludo, que evita que as peças arranhem, como essas da Fluiarte Joias aqui embaixo.

Caixas com divisórias e tampa, bandejas ou recipientes com colmeias também são boas opções para guardar seus anéis e brincos de ouro. Se a caixa ficar guardada num lugar fechado, como uma gaveta, cofre ou guarda-roupas, vale colocar um produto contra a umidade (como a silica) junto com as joias.

Como consultora de estilo, eu sempre indico que a caixa seja transparente e não fique muito escondida, para você não esquecer das peças que tem na hora de se arrumar. Os colares podem ser guardados pendurados, tanto para não quebrar, embolar ou amassar, quanto para ficar mais fácil de ver cada um deles também.

Por último, mas não menos importante, não esqueça de limpar as peças de ouro antes de guardar.

5- Como limpar as joias de ouro

Completando a lista de dicas sobre como cuidar das joias de ouro, vamos falar sobre como limpar as suas peças, que pode ser com uma flanela macia e seca, ou usando água e sabão neutro – mas sempre secando as peças antes de guardar!

Se as peças tiverem pedras preciosas, o cuidado ao limpar pode variar de acordo com a pedra. Algumas pedras podem ser lavadas em água morna, e outras, como a esmeralda, precisa ser em água fria. Em caso de dúvidas, siga as instruções do fabricante sobre como higienizar cada uma delas!

Algumas joalherias, como a Fluiarte Joias, por exemplo, (que eu sempre indico aqui no blog e para as minhas clientes) te ajudam a cuidar das joias de ouro, garantindo a limpeza das peças compradas sempre que você achar necessário, sem custo adicional (apenas o custo do envio da peça), para devolver o brilho das peças.

Espero que esse texto tenha te ajudado a entender como cuidar das joias de ouro, e em caso de dúvidas adicionais, procure o fabricante ou um ourives de sua confiança!

Sair da versão mobile