icone-site-vestindo-autoestima
cores-neutras-coloridas

Troque o preto por cores neutras coloridas

TODAS as minhas clientes da consultoria de estilo (sem exceção) ficam surpresas ao ver que suas roupas coloridas ou estampadas funcionam tão bem com as cores neutras coloridas tanto quanto funcionam com o preto (ou ficam ainda melhor), e eu estaria RICA se eu ganhasse R$0,01 por cada vez que eu dissesse “troque o preto por cores neutras coloridas” pra alguém!

Como não tem preto na maioria das cartelas de coloração pessoal, também é comum eu sugerir trocar o preto por outra cor neutra, e por isso esse texto ajuda tanto quem quer parecer mais criativa quanto quem não tem preto na cartela.

Troque o preto pelas cores neutras coloridas

Chamamos de cores neutras coloridas todas as cores neutras diferentes de preto e branco, ou seja: Azul marinho, Bege (creme, off white), Caramelo, Cinza, Marrom, Mostarda, Verde Militar e Vinho.

É claro que assim como tudo na moda, você pode não gostar do resultado final e achar que não combina com você, mas nesse texto eu vou mostrar algumas coordenações pra você repetir em casa e versatilizar ainda mais o seu guarda-roupas, e conseguir ficar mais colorida e mais jovem mesmo que o dress code peça que você use apenas roupas neutras (e não exija apenas preto e branco, claro)!

OBS: Ao longo do texto eu vou falar que algumas dessas cores não são cores de verdade, porque na teoria, só existem três cores primárias: Azul, Vermelho e Amarelo. Todas as outras “nascem” da mistura dessas cores entre elas, formando as cores secundárias (laranja, verde e violeta) e quanto mais pigmentação preta mais escura a cor, e quando tem mais pigmentação branca, a cor é mais clara, formando outra cor (como o roxo, violeta e lilás, por exemplo). Isso é a profundidade da cor, e aqui tem texto inteiro sobre esse assunto, mas achei que valia resumir a “base” do meu pensamento antes de entrar nas cores neutras coloridas!

Trocando o preto pelo azul marinho

O azul marinho é tão escuro e tão clássico quanto o preto, mas só de não ser preto já deixa o seu visual um pouco menos careta. É sempre a primeira dica que eu dou para as minhas clientes jovens que não querem parecer muito velhas e continuar obedecendo ao dress code da empresa.

O azul marinho é um tom de azul mais escuro, e fica lindo com amarelo, que é a sua cor complementar, ou com tons de verde, que é a sua cor análoga. Veja mais sobre círculo cromático aqui.

Troque o preto pelo azul marinho

Trocando o preto pelo bege (ou creme, ou off white)

Essas cores são diferentes, mas a diferença na tonalidade é bem pequena, e você pode experimentar a que você tiver em casa, pra ver que funciona tanto com cores coloridas quanto com outros neutros, de acordo com o tipo de contraste que você gosta mais – ou do seu contraste pessoal.

Looks usando off white

Trocando o preto pelo branco

Apesar de o branco não ser uma cor neutra colorida, poucas pessoas experimentam coordenar o branco com outras cores, e até mesmo com outros neutros.

Looks com branco

Nesse texto aqui eu falo sobre como usar roupas claras no inverno, e tem outras inspirações com o branco no lugar do preto.

Trocando o preto pelo caramelo

Caramelo não é uma cor, eu sei. Mas, é uma variação do marrom mais jovem, mais vivo, menos careta, e que a gente encontra com mais facilidade, porque está sempre indo e voltando pra moda.

Caramelo é uma cor versátil

Trocando o preto pelo cinza

É impossível não fazer essa piada, mas a verdade é que aqui você pode considerar todos os cinquenta tons de cinza, de acordo com o seu gosto pessoal.

Na segunda imagem usamos o cinza para coordenar com uma peça estampada que não tem cinza, e que a maioria das pessoas coordenaria com preto, branco ou uma cor da estampa.

Cinza no lugar do preto

Trocando o preto pelo marrom

O marrom é uma cor que pouca gente gosta, mas ele funciona muito bem com cores coloridas e principalmente pra quem tem a coloração mais terrosa (como eu).

looks com marrom

Como muita gente tem preconceito com o marrom, vale a pena dar uma lida nesse texto aqui, que eu mostro algumas dicas e inspirações com a cor – e explico que se existem 67 tons de branco, você pode descobrir um tom de marrom pra chamar de seu!!!

Trocando o preto pelo mostarda

O mostarda também não é uma cor, e sim a mistura do amarelo com o marrom! Você consegue ver um pouco dessas variações no círculo cromático, que eu mostrei aqui no texto sobre como coordenar cores, e entender porque fica tão bonito com azul (amarelo e azul são cores complementares).

looks com a cor mostarda

Nesse texto aqui tem um monte de outras inspirações pra você combinar a cor mostarda.

Trocando o preto pelo verde militar

Apesar de o verde não ser uma cor primária e nem uma cor neutra, o verde militar foi convencionado como cor neutra, assim como o jeans e o caramelo, e no texto que eu falo sobre a parka você pode ver que ela funciona bem como neutra!

Verde militar é uma cor neutra

Trocando o preto pelo vinho

O vinho é a cor neutra mais colorida, e a minha preferida. Como o vinho é uma variação mais escura do vermelho, fica ótimo com rosa, quase uma coordenação monocromática tom sobre tom.

Vinho é uma cor neutra colorida

Coordenação formal e informal de cores

As cores neutras são mais formais que as cores coloridas, mas as neutras coloridas são mais informais que o preto e o branco.

Outro fator que deve-se considerar quanto à formalidade é que quanto mais cores tem um look, mais informal, jovem e criativo ele é, e isso também conta em looks com cores neutras coloridas.

Então, para montar looks formais, use apenas 2 cores, e para looks mais informais, pode usar mais de 2.

Looks com cores neutras coloridas

Cartela de coloração pessoal com cores neutras coloridas

Como eu falei no começo do texto, apenas 5 das 12 cartelas de coloração pessoal tem a cor preta, mas todas elas têm alguma outra cor neutra. Spoiler: Azul marinho está em todas, porque é uma cor universal!

Na minha cartela (Outono Profundo) tem muitas cores neutras coloridas, além de ter o preto, que eu uso bem pouco, por questão de gosto pessoal.

Um dia desses eu postei um look com 3 cores neutras coloridas lá no instagram. Me segue lá para ter dicas extras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!