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Dicas para resistir à Black Friday

Se você vai comprar alguma coisa nessa Black Friday (que acontece todo ano, em novembro), aqui no site e lá no meu instagram tem um monte de dicas pra você comprar certo, mas dessa vez estou trazendo dicas para resistir à Black Friday!

Resistir aos gatilhos mentais

O marketing usa de vários gatilhos mentais para te convencer de fazer uma compra, e conhecendo um pouco desses gatilhos, fica mais fácil resistir à Black Friday:

Escassez

Quem veste PP e 34 (e calça 33 rs) como eu vive num eterno gatilho de escassez porque a maioria das marcas não tem essa numeração e quando tem, a quantidade de peças é bem pequena.

Isso já me fez comprar por impulso e me arrepender várias vezes. Eu sabia que se eu fosse dar uma volta no shopping para pensar, eu poderia voltar pra loja e não encontrar mais a peça lá, e aí, eu decidia comprar logo, com medo de não conseguir comprar aquela peça depois.

Quando as marcas falam “últimas unidades”, “peça única”, “não vai ter reposição” ou fale qualquer outra coisa pra te fazer pensar que aquela peça é escassa, dispara em você uma necessidade de não deixar essa oportunidade passar.

Urgência

Quando uma marca divulga “Tudo com 50% de desconto só até 23:59h de hoje” ela está ativando o gatilho de urgência em você, fazendo você pensar que precisa tomar uma decisão urgente ou vai perder essa oportunidade.

Quanto menos tempo você tiver para pensar, maiores são as chances de você tomar uma decisão errada e se arrepender depois.

Prova Social

Todos nós temos necessidade de pertencimento (a psicologia explica). Quando o instagram ou o facebook manda para o seu feed uma foto de alguma famosa usando o vestido que você acabou de colocar no carrinho da loja online (mas decidiu pensar um pouco mais antes de comprar), está te mostrando que aquela pessoa tem algo que você pode ter também, e faz você ter o impulso de comprar, para pertencer / fazer parte do “grupo de pessoas que usam aquela peça / aquela marca”.

Um caso recente e de grande repercussão foi o um conjunto com calça de alfaiataria, blazer e top com estampa verde e xadrez, que a Manu Gavassi usou no BBB e a Bruna Marquezine usou para fazer a campanha de votação para ela. As peças eram vendidas pela marca Lebôh e apesar de custar R$540, esgotou rapidamente, porque muitas mulheres queriam ter o mesmo look delas.

Reciprocidade

Essa semana mesmo aconteceu com uma cliente da consultoria de estilo presencial aqui no Rio: Ela queria um modelo de sapato azul marinho (tava na listinha que eu fiz pra ela), e quando ela comprou e me mostrou, eu falei pra ela que ela tinha um IGUALZINHO na cor preta, e que não era uma boa coisa ter duas peças iguais.

Como ela calça 32, não tinha muitas outras opções, e ela pediu pra loja online segurar um pouco o pedido pra ela decidir o que ia comprar pra substituir. Eles foram tão legais e compreensivos, que ela resolveu comprar um sapato que não precisava, só pra retribuir a gentileza deles, porque achou injusto não comprar nada e ter feito eles perderem tempo.

Sabe aquela vendedora boazinha que te manda toda semana as novidades e te avisa quando tem peças do seu tamanho? Ou avisa que clientes especiais como você vão ganhar um brinde nas compras acima de tal valor? Isso dispara um gatilho mental em você, e faz você comprar.

Outros erros que você deve evitar na Black Friday

Em 2016, nesse texto aqui, eu dei uma lista de coisas que você precisa avaliar e pensar antes de comprar roupas na Black Friday, desde o seu estilo e necessidade até o custo benefício das peças, que eu também ensinei a calcular lá no instagram:

Já em 2018, eu atualizei o post sobre a Black Friday com outras dicas para você conseguir comprar bem nesses períodos de promoção.

Um erro comum, que já fez a Black Frday ser chamada de “Black Fraude” é não pesquisar o preço da peça antes da promoção, pra saber se ela realmente teve o preço remarcado. Ter uma listinha de compras ajuda bastante nisso, porque você não vai entrar no site pra ver o que tem de interessante e barato, e sim, comprar o que você já estava querendo, e vai aproveitar o preço reduzido para comprar. Entende a diferença?

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