Vestindo Autoestima

5 dicas para diferenciar a roupa de passeio da roupa de trabalho

Uma das minhas clientes da consultoria de estilo aqui no Rio tem um guarda-roupas bem enxuto (em comparação com a maioria das mulheres), e geralmente ela encontra com os amigos ou sai com o marido depois do expediente com a roupa de trabalho, e se ela tem algum compromisso de lazer durante o final de semana, ela também usa as mesmas peças.

Esse foi um motivos pelo qual ela me contratou. Ela queria saber como diferenciar a roupa de passeio da roupa de trabalho, e isso não é muito incomum de acontecer.

Aliás, eu sempre digo que a maioria das nossas roupas DEVE ir do trabalho para o passeio, e não ser setorizado entre “roupa de trabalho” e “roupa de passeio”, porque isso significa que são peças versáteis, que cabem na sua rotina e que são a sua cara = uma boa compra!

Como diferenciar a roupa de passeio da roupa de trabalho

Diferenciar a roupa de passeio da roupa de trabalho pode ser um pouco mais difícil se você tiver uma profissão muito formal e trabalhe de terninho todos os dias, e durante os momentos de lazer você se vista de forma mais criativa / despojada, como acontece com uma cliente da consultoria de estilo online, que mora em Teresina.

O que eu tenho mostrado pra ela é que ainda assim existem várias formas de usar a maioria das peças e multiplicar as possibilidades, e sempre compartilho essas dicas que dou para as clientes da consultoria de estilo lá no meu instagram também!

As cinco principais formas de diferenciar roupa de passeio e roupa de trabalho são: Cores, modelagens, comprimento, material e forma de coordenar. Vou falar de cada uma delas a seguir.

1- Cores das roupas de passeio x cores das roupas de trabalho

Quanto mais colorido é o look, mais informal ele é, então você pode usar as cores para diferenciar a roupa de passeio da roupa de trabalho. O ideal para um look com dress code formal é usar no máximo 2 cores e dar preferência por cores neutras.

Então, se você usa blazer para trabalhar mas adora montar looks de passeio com ele, deixe o preto e o cinza para usar no trabalho, e use o rosa para passear, ou coordene o blazer preto com peças mais coloridas, que você não pode usar no trabalho pelo nível de formalidade.

Assim, você vai estar sempre de blazer, respeitando o seu estilo, mas não vai parecer que está indo pro trabalho quando estiver indo para o teatro.

como diferenciar a roupa de passeio da roupa de trabalho - blazer

2- Modelagens de passeio x modelagens de trabalho

A não ser que você trabalhe em empresas mais informais, como agências de publicidade, usar peças muito justas pode não ser muito adequado. Então, vale deixar os vestidos e saias mais ajustadas, assim como a sua calça super skinny para passear, e dar preferência para modelagens mais amplas como vestidos trapézio e as calças reta, flare e pantalona para o trabalho (com exceção para a calça Boyfriend, que é muito informal).

Isso também muda um pouco a mensagem que é transmitida. Modelagens mais justas carregam uma mensagem de sensualidade, que não é necessária (e é mal vista) no trabalho. Experimente usar o blazer de trabalho com uma calça jeans reta e com uma skinny pra ver como a sua imagem fica diferente!

Usar modelagens diferentes é uma boa dica para quem quer diferenciar a roupa de passeio da roupa de trabalho mas não pode ousar nas cores!

3- Comprimento de passeio x comprimento de trabalho

Quando eu estava trabalhando no Marketing de uma empresa de moda praia aqui no Rio, eu usava muito shorts jeans para trabalhar. Não eram muito curtos, mas eram um shorts jeans, e não uma bermuda social.

Na maioria das empresas, comprimentos curtos não são bem vistos e até mesmo bermudas não são permitidas. Então, se você mora em lugares quentes como eu, e não pode usar shorts ou bermudas, vale ficar de olho no comprimento dos vestidos e das blusas, deixando os top cropped para o passeio (mesmo que não deixem a barriga de fora).

Para empresas mais formais, até mesmo comprimentos intermediários são proibidos, então, as saias midi e a pantacourt também devem ajudar a diferenciar a roupa de passeio da roupa de trabalho, mesmo quando coordenados com as “camisas de trabalho”.

4- Material das roupas de passeio e das peças de trabalho

Se você AMA usar regatas, vale deixar as de malha para o passeio e as de tecido plano (eu explico a diferença nesse texto aqui) para o trabalho, porque vai deixar o look mais formal, mesmo se usar com calça jeans.

Para ver o material da roupa você precisa olhar a etiqueta interna das peças, especialmente se você morar num lugar muito frio ou muito quente, para se beneficiar melhor das peças. Uma camisa de manga comprida de algodão ou de linho (que são fibras naturais) pode ser mais fresca do que uma regata de poliéster (que é uma fibra sintética), por exemplo.

A última dica para diferenciar a roupa de trabalho da roupa de passeio é a forma de coordenar as peças, e você vai ver a seguir que faz toda a diferença:

Formas de coordenar as peças

Se o seu estilo permite que você use as mesmas peças para trabalhar e passear, considere-se uma privilegiada. É terrível ter que comprar roupa só para trabalhar (principalmente porque representa a maior parte do seu guarda-roupas) ou roupas de passeio que você adora mas usa pouco porque só passeia aos finais de semana. Então, como não estar sempre com a mesma cara?

Mudando a forma de coordenar, de acordo com as 4 dicas que dei anteriormente. Assim:

Sair da versão mobile