Search
Close this search box.
consultoria de estilo pra ser mais estilosa

Fazer consultoria de estilo também é autocuidado

Quando falamos em autocuidado, logo pensamos em rotinas de cuidado com os cabelos e a pele, mas em época de Coronavírus, é importante lembrar que o autocuidado vai muito além disso, e fazer consultoria de estilo também é autocuidado.

Vou explicar meu ponto de vista nesse texto, e quem já acompanha o meu trabalho lá no instagram sabe que não é só porque eu sou consultora de estilo (e psicóloga) não! Me conta depois se concorda comigo ou não! 🙂

Pirâmide de hierarquia de necessidades de Maslow

Essa semana lá no instagram eu falei sobre a pirâmide de hierarquia das necessidades (a teoria do Maslow, que foi um psicólogo americano) e é óbvio que diante de uma pandemia como o Coronavírus, algumas coisas se tornam mais importantes e outras mais secundárias, e é a partir dessa teoria do Maslow que eu vou explicar porque fazer consultoria de estilo também é autocuidado.

Essa é a pirâmide de Maslow, onde ele apresenta as 5 categorias de necessidades (Fisiológicas, Segurança, Social, Estima e Realização Pessoal), que eu conheci na faculdade de Psicologia.

Eu falei sobre ela no Instagram pra explicar o tweet da Tiê Vasconcelos, que dizia que os moradores das favelas não podem faltar ao trabalho porque vão perder o emprego, e que eles se arriscam saindo de casa no meio do tiroteio e que vai ser assim com o Coronavírus também.

Essas pessoas estão na base do triângulo, lutando pelas suas necessidades mais básicas, ou seja, colocar comida em casa e conseguir pagar o aluguel, e por isso, colocam em risco a sua própria segurança, que está num nível acima, na pirâmide de Maslow, que dizia que a gente só consegue subir de nível quando a gente consegue suprir a necessidade anterior.

Nessa realidade atual dá pra entender e não julgar o fato de essas pessoas não estarem em quarentena. Ficar em casa é sim um privilégio que muitos profissionais não possuem, especialmente num país com um índice de desemprego e empregos informais tão grande, e por isso eles precisam pensar na comida e não na possibilidade de ficar doente (necessidade de segurança) ou passar doença para outras pessoas (necessidade social / relacionamento).

O Coronavírus vai afetar o mundo todo em algum nível. Eu mesma sei que vou ter o meu trabalho bem afetado, já que a consultoria de estilo não é um serviço de primeira necessidade. As pessoas que estão na base da pirâmide lutando pra ter o que comer não conseguem pensar em nada que seja “supérfluo”, porque a realidade delas é outra.

Para cada degrau da pirâmide, um autocuidado

Dependendo de onde você estiver na Pirâmide de Maslow, você pode fazer um tipo de autocuidado diferente:

Quem está na base da pirâmide pode se alimentar de coisas saudáveis, por exemplo, e reforçar a imunidade em épocas de pandemia como o Coronavírus. E apesar de “roupa” aparecer ali na base da pirâmide, não é uma preocupação com a imagem pessoal, e sim no sentido de ter o que vestir!

Quem está com necessidade de segurança pode investir em cursos para conseguir um bom emprego (ou conseguir se manter no emprego que tem), ou investir no seguro do seu carro, por exemplo, pra evitar prejuízos e estresses maiores em caso de acidente ou roubo. Outra dica é investir em aulas de defesa pessoal, para se sentir um pouco mais segura e saber se defender de alguns perigos que nós mulheres ficamos mais vulneráveis.

Na parte da necessidade social, vale investir em autoconhecimento para ter mais prazer sexual, por exemplo. Que tal fazer um curso de pompoarismo? Você também pode fazer terapia para se livrar de traumas passados para conseguir entrar de novo num relacionamento, e separar uma parte do orçamento mensal para sair com os amigos de vez em quando também.

Na faixa da pirâmide destinada à Estima você pode trocar aquele emprego que te deixa triste aos domingos à noite por algo que te dê mais prazer, autonomia e retorno financeiro, pode começar a sua transição capilar, entrar na academia, fazer uma consultoria de estilo (comigo!!! rsrs), viajar mais, entrar numa aula de dança, fazer uma cirurgia que VOCÊ acha que vai te ajudar a se gostar mais…

No topo da pirâmide você vai buscar coisas que te deixem orgulhosa e com mais respeito das outras pessoas, mais admiração e valorização por conta das suas realizações. Você investir mais na solução dos seus problemas pessoais e profissionais, em realizar feitos maiores, em se tornar referência na sua área e em coisas que te façam se sentir realmente realizada e plena.

Mas atenção: É importante saber que a gente não tem uma posição fixa nessa pirâmide, e o Coronavírus veio pra mostrar que quem estava lá em cima, hoje tá lá embaixo. A maioria das pessoas, inclusive, só ficam lá na base, porque não ganham o suficiente pra pensar em nada além das necessidades fisiológicas 🙁

Então, como o Maslow disse que a gente só passa pro nível de cima da pirâmide depois que supre as necessidades do nível anterior, vale pensar no que você pode fazer pra subir de nível! Entende?

Onde está a Consultoria de Estilo na Pirâmide das necessidades de Maslow?

Quem pensa em fazer consultoria de estilo está mais pra cima da pirâmide, porque já está investindo em reconhecimento e valorização pessoal (segundo Maslow). Mas se eu pudesse, eu colocaria a necessidade de Estima antes da necessidade social, porque o autocuidado precisa vir antes do cuidado com o outro. Não dá pra amar alguém antes de se amar, assim como ninguém é capaz de cuidar de alguém sem cuidar de si mesmo antes e em primeiro lugar.

Sabe aqueles avisos de segurança em avião que falam sobre você colocar primeiro a máscara em você e depois colocar na pessoa ao lado (mesmo que seja seu filho)? É porque você não vai conseguir colocar a máscara em mais ninguém se não estiver usando a sua! O mesmo acontece nos barcos e navios, que ensinam a colocar o colete primeiro em você, pra depois ajudar as outras pessoas com os delas.

Por isso eu acho que a necessidade de Estima deveria vir, na Pirâmide de Necessidades do Maslow, antes da necessidade social. Mas também por saber o quanto a autoestima baixa prejudica nas relações, e o quanto que uma boa autoestima pode ajudar na sua vida pessoal e profissional.

E é quando a pessoa já está pensando na necessidade de Estima que ela vai procurar fazer a consultoria de estilo ou qualquer outro serviço que faça com que melhore a forma como ela se sente em relação a ela mesma, e aumente o seu poder e o seu valor pessoal. É nessa fase que estamos buscando por mais reconhecimento, orgulho e aprovação, tanto a dos outros quanto a própria.

Fazer consultoria de estilo é autocuidado

Eu já falei aqui que Consultoria de Estilo é mais que roupa, e quando eu falo dos benefícios da consultoria de estilo, eu sempre falo sobre a autoestima elevada.

Como eu falei, em época de Coronavírus, tá todo mundo preocupado com as necessidades mais abaixo da pirâmide. Ninguém sabe se vai ter emprego quando passar a quarentena, ou se vão conseguir ficar seguros (no sentido de se manter longe do vírus) e deixar os seus familiares seguros.

As pessoas estão estocando comida e vibrando escassez, com medo de amanhã não ter como comprar mais, com medo de faltar o que é importante, e tentar manter o equilíbrio emocional também é um ato de autocuidado, inclusive muito importante diante de tanta coisa que está acontecendo.

Se você está nesse momento, vale tentar se distrair, investir em cursos pra estar preparado para o mercado de trabalho e as suas possíveis mudanças, mas principalmente, vale cuidar da mente e do corpo, fazendo exercícios físicos e yoga, meditando e se alimentando bem, além de buscar informações que evitem a ansiedade e a possibilidade de pânico.

Nesse vídeo aqui, que eu postei lá no instagram eu falo sobre como a forma de se vestir pode te ajudar positivamente a estar produtivo e com as suas funções cognitivas ativas nesse período tão delicado que estamos passando:

E se você tiver pensando em cuidar de você durante a quarentena, considere a consultoria de estilo online como uma forma de autocuidado. Me manda um email e vamos fazer isso juntas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!