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Grafologia como ferramenta para conhecer a cliente da consultoria de estilo

Eu já contei aqui que eu sou Psicóloga de formação, e a maioria das minhas clientes me dá feedback muito positivo sobre como a Psicologia me ajuda a ouvir e conhecer melhor as pessoas, além de ter me ajudado a ter mais empatia e a julgar muito menos as pessoas também.

Eu já trabalho como consultora de estilo desde 2014, e nesses 5 anos e meio, eu tenho feito alguns cursos para melhorar a minha técnica e o meu atendimento, mas conversando com uma cliente no sábado passado (siiiim, eu também aprendo MUITO com as minhas clientes!), eu resolvi apostar nisso que é exatamente o meu diferencial (ser psicóloga), e a partir de hoje, todas as minhas clientes da consultoria de estilo aqui no Rio vão passar por uma análise grafológica para que eu consiga entender ainda mais sobre a sua personalidade – o que me leva a entender melhor as suas demandas e a saber como ajudá-las da melhor forma!

O que é Grafologia

Eu já falei algumas vezes que sou Psicóloga e trabalhei por 12 anos em Recursos Humanos (o que me ajuda MUITO na hora de falar de dress code profissional e imagem corporativa com as minhas clientes), e uma das ferramentas que eu usava muito no processo de recrutamento & seleção era a grafologia, que é o estudo da personalidade através da grafia (escrita).

Esse teste é muito parecido com o palográfico (teste dos pauzinhos rsrs), tanto na forma de analisar quanto no conteúdo, mas o palográfico é mais indicado para vagas operacionais e candidatos sem nível de instrução que permita elaborar um texto. De qualquer forma, o palográfico é muito mais usado porque é reconhecido no Brasil e é um pouco mais simples também!

Em alguns países, como a Alemanha, o estudo da grafia é até mesmo usado nos tribunais, para ajudar a entender se a pessoa tem distúrbios psicológicos e problemas sociais, como agressividade e tendência ao roubo, por exemplo, mas no Brasil, a grafologia é usada apenas em processos seletivos, onde o grafólogo analisa os traços da escrita na redação do candidato, para complementar a análise feita na entrevista.

Apesar de eu não me aprofundar muito no assunto aqui hoje (porque essa não é a intenção do texto), vale dizer que muita gente pergunta se não dá pra burlar esse teste, esconder algum traço de personalidade ou fingir ser o que não é, e eu posso dizer que NÃO. Sempre que eu estava do outro lado (fazendo redação como candidata) eu via todos os meus defeitos e características ali, no papel, mesmo sendo especialista. E o mesmo acontece com “letra de fôrma”, que também deixa tudo ali, visível! 🙂

Se quiser entender um pouco mais sobre a grafologia, clica nesse artigo aqui, que é BEM superficial, mas ajuda!

Grafologia e autoconhecimento na consultoria de estilo

Não existe estilo e autoestima sem autoconhecimento, e algumas vezes a cliente não se conhece tão bem a ponto de saber exatamente o que ela quer ou como quer se sentir, o que faz sentido pra ela ou não. Além disso, tem muita coisa que a cliente não acha relevante me falar, ou tem vergonha de dizer, e através da grafologia, eu vou ter acesso a mais informações sobre ela (e ela também!).

Como a pressão na folha também é um fator a ser analisado, não dá pra cliente da consultoria de estilo online escrever e me mandar a redação por email, porque perco informação. Então, por isso, só vai ter essa ferramenta para as clientes do Rio que quiserem, claro!

É importante dizer que o processo de autoconhecimento dura a vida toda, então ele nem começa na consultoria de estilo e também não acaba quando a consultoria de estilo é finalizada, e assim como as outras ferramentas utilizadas na consultoria de estilo, a grafologia é apenas mais uma forma de trazer à tona quem a cliente é, pra que a imagem dela no espelho seja cada vez mais coerente com quem ela é!

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Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!