Quando o assunto é referência em sustentabilidade, eu sempre cito a Kate Middleton e a Michelle Obama, duas mulheres poderosas e ricas que costumam usar peças de lojas de departamento, comprar em brechó e repetir looks em suas aparições. No último dia do ano passado, grandes portais contaram que é possível gostar de moda sem gastar muito: Se a Kate Middleton reduz gasto com roupas pela metade, a gente também consegue!
Se a Kate Middleton reduz gasto com roupas, a gente também consegue!
Estamos em 2022 e a verdade é que a gente não deveria mais estar falando que repetir roupas não é feio e muito menos errado. Mas, a gente ainda é influenciado por outras pessoas, e por isso eu vou falar de novo sobre o fato de a Kate Middleton, uma das mulheres mais ricas e poderosas do mundo, repetir roupas com facilidade e naturalidade, desde sempre.
Em 2018 eu escrevi esse texto aqui, mostrando que repetir roupas é algo super normal pra ela, mesmo que ela seja uma pessoa pública e apareça em todos os jornais, revistas e portais de notícias onde quer que ela vá.
Na época desse texto, Kate (que é a duquesa de Cambridge) apareceu no casamento real entre o príncipe Harry e a Meghan Markle com o um vestido Alexander McQueen que ela já tinha usado em outras duas ocasiões, mudando só o fascinator e os outros acessórios, como o broche e os anéis.
Já há 4 anos atrás eu estava aqui falando sobre o quanto isso é normal e que deveria ser o certo – afinal, roupa não é um item descartável, nem pra gente, que não é da família real, e nem pra ela, que usa roupas boas e caras como esse vestido. Mas, vou continuar falando sobre isso até que a gente enfim naturalize o ato de usar tudo que a gente tem várias vezes!
Também nesse dia eu falei de uma pesquisa que mostrava que várias adolescentes deixavam de tirar foto e postar no instagram se estivesse usando uma peça de roupa que já tivesse sido vista usando em outro momento.
Pensa comigo: Uma mulher rica, famosa e poderosa não se importa em aparecer nas mídias do mundo todo repetindo looks – mesmo podendo usar um look por dia, de estilistas famosos (e muitas vezes sem nem precisar pagar), enquanto adolescentes, que compram roupas com o dinheiro suado dos seus pais, sentem vergonha de repetir roupa porque algumas dezenas de pessoas vão ver.
Já falei várias vezes aqui que a proporção ideal é que você consiga calcular o custo benefício das peças e repetir as roupas que você tem de forma inteligente (como nesse exemplo abaixo, usando o mesmo vestido no frio e no calor), e essa é uma forma de gastar menos e fazer o seu dinheiro render.
Kate Middleton reduz gasto com roupas pela metade
Na notícia, o Daily Mail, que é um jornal inglês, mostrou que as despesas de Kate Middleton com roupas em 2021 foram de 48,845 mil libras (369 mil reais, aproximadamente), em comparação com as 93,914 mil libras (em torno de 710 mil reais) de 2020.
A peça mais cara que Kate Middleton comprou em 2021 foi o vestido dourado usado na premiere do filme 007 (Sem tempo para morrer), em Londres. O vestido foi feito sob-medida pela estilista Jenny Packham, cheio de pedrarias e transparências, e custou, na época, US$ 4.200 (cerca de R$ 22.780 na cotação de setembro/2021).
Quando a gente lê a notícia de que Kate Middleton reduz gasto com roupas pela metade e olha para esses valores, é claro que a gente sabe que continua sendo muito dinheiro – principalmente em época de pandemia, com poucos eventos sociais e tanta desigualdade, mortes e desemprego ao redor do mundo, mas precisamos considerar que a realidade dela é diferente da nossa, e que provavelmente vamos ver ela usando esse vestido em outros eventos, e por isso eu disse que se ela consegue gastar menos com roupas, a gente consegue também!
O jornal apontou ainda que esse é o menor valor gasto por Kate Middleton com roupas desde 2017 (119 mil libras), ou os 103,075 mil libras de 2019, e essa economia aconteceu porque ela continua repetindo as suas roupas.
E você? Tem reduzido o gasto com as roupas como a Kate Middleton, ou continua com vergonha de repetir as suas roupas?