Vestindo Autoestima

Look da abertura das Olimpíadas: 5 estilistas brasileiras que fariam melhor

Todo mundo ficou triste e decepcionado com o look da abertura das olimpíadas 2024 que a Riachuelo desenvolveu para representar o Brasil e vestir os atletas Brasileiros, e como eu sou consultora de estilo e apaixonada pela moda nacional, resolvi fazer esse texto mostrando que a gente poderia estar com um look muito mais bonito se o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) tivesse escolhido melhor quem ia fazer esse trabalho.

A única peça do look da abertura das olimpíadas 2024 que ficou bonita foi a jaqueta jeans, que foi bordada por artesãs nordestinas, mas infelizmente não é o suficiente pra fazer o look parecer interessante e a cara do Brasil.

Vou citar 5 estilistas brasileiras que fariam melhor que a Riachuelo (não que seja um trabalho muito difícil, já que o look ficou horrível e temos profissionais muito talentosos) e mostrar um pouco do trabalho de cada um deles, pra você também imaginar como o Brasil poderia ser representado de uma forma muito mais coerente com a nossa cultura, criando uma imagem que a gente merece ter lá fora!

O look da abertura das olimpíadas

Eu já contei aqui em outros textos que a moda anda junto com o esporte, e que é comum as maiores marcas dos países participarem desses grandes eventos esportivos criando o uniforme e os looks sociais dos atletas, e a gente tem visto como os atletas dos outros países vão estar vestidos na abertura das Olimpíadas (que vai acontecer na próxima semana, em Paris) e as marcas que criaram cada um desses trajes.

O Brasil já teve um look da abertura das Olimpíadas muito mais interessante e rico em informações da nossa cultura, como nas Olimpíadas de 2021, no Japão, que foi criado marca carioca Wöllner, que tem um estilo despojado, casual e confortável, e que criou peças com muitas cores (especialmente as cores da bandeira) e estampas.

uniformes nas olimpíadas

As Havaianas também estiveram presentes no look da abertura das Olimpíadas do Japão, por ser uma marca reconhecida mundialmente e facilmente associada ao Brasil e ao estilo despojado e casual do povo brasileiro.

Quando foi anunciado o look que os atletas vão usar no evento, o dono da Wollner (giulinyshauer) fez um reels no seu instagram falando como seria se a marca tivesse sido escolhida para criar o look da abertura das olimpíadas 2024. Vale a pena ver o vídeo, que tem tudo a ver com o texto de hoje:

Vamos à lista dos 5 estilistas brasileiros que eu queria ter visto fazendo o look da abertura das Olimpíadas 2024 ao invés da Riachuelo:

5 estilistas brasileiros para criar o look da abertura das Olimpíadas

Eu poderia fazer uma lista muito maior se eu tivesse mais tempo de pesquisa, tá? Mas para mostrar algumas boas opções, trouxe 5 estilistas brasileiros que fariam muito melhor que a Riachuelo para as Olimpíadas 2024:

1- Lenny Niemeyer

Em 2016 foi a carioca Lenny Niemeyer que criou o look da abertura das Olimpíadas para os atletas brasileiros aqui no Rio de Janeiro, também em parceria com uma fast fashion, mas dessa vez com a C&A.

Veja como a estilista usou a estampa tropical (que representa bem o Brasil) nas cores da bandeira, em peças clássicas e mais elegantes, mas sem deixar de lado as cores mais claras e o chapéu panamá, que deram o toque de informalidade necessário para falar do Brasil. Roupa comunica, e se vamos falar de algo ou alguém, a identidade visual precisa ser coerente!

2- Catarina Mina

O artesanato é a identidade da Catarina Mina, e por isso mesmo ela está nessa lista. A marca foi criada por Celina Hissa em 2008, e estreou na São Paulo Fashion Week esse ano, mostrando looks belíssimos feitos com fios de tecido de algodão e de cetim, fios naturais como rami, algodão, palha de seda e fios metalizados:

Aproveita pra ler esse meu outro texto que eu falo sobre porque o artesanato brasileiro não é valorizado!

3- Paula Raia

A Paula Raia já fez uma parceria da sua marca com a própria Riachuelo em 2017 com 40 peças feitas com matérias-primas como crepes, rendas, jeans, sarjas, laises e muitos tipos de linho, e valores entre R$ 49,90 e R$ 469,90. A coleção esgotou em menos de 24 horas no site, e foi um sucesso absoluto – porque muita gente aproveitou para conhecer o trabalho dela e comprar uma peça.

Percebe que o problema não está exatamente em a Riachuelo ser uma fast fashion (mesmo que não fosse a primeira opção pra nos representar lá fora)? As pessoas querem comprar as peças, e talvez numa peça mais cara, como seria o look da abertura das Olimpíadas criado pela IA (Inteligência Artificial), que inclui peças de couro, isso não seria possível. As parcerias funcionariam muito bem nesse caso e já temos vários exemplos mostrando isso.

O Fabio Monnerat falou sobre isso lá no instagram dele também:

Aliás, depois desse vídeo do Fabio Monnerat, várias marcas começaram a mostrar como seria a sua versão para o look da abertura das Olimpíadas 2024, e a Dendezeiro, que fez um dos desfiles mais lindos da SPFW 2024 foi uma delas, e também está na minha lista.

4 – Dendezeiro

Se você não viu o desfile da Dendezeiro na SPFW 2024, vale a pena conhecer a marca, que levou peças em tapeçaria, que também faz parte do artesanato brasileiro. Olha que coisa linda:

A gente tem muitas marcas nacionais que representam a riqueza do artesanato brasileiro, eapesar de a Dendezeiro não estar na lista que eu indiquei nesse outro texto aqui 8 marcas nordestinas que eu adoro e que também entregariam beleza e identidade no look da abertura das Olimpíadas, entrou nessa lista aqui!

5 – Farm

A estilista Katia Barros, da Farm, foi convidada pelo caderno Ela do Jornal O Globo para desenhar a sua versão do uniforme olímpico e também foi uma marca que pensei pra essa lista porque assim como a Havaianas, a Farm também é uma marca que representa bem o estilo brasileiro, com estampas coloridas mostrando a fauna e a flora do nosso país.

Que outros estilistas você pensa pra essa lista? Infelizmente não dá tempo de consertar para 2024, mas vai que o COB vê esse texto ou esses vídeos em 2028, né?

Sair da versão mobile