Vestindo Autoestima

8 vezes que o Louis Tomlinson usou”queer coding”nas roupas

Eu sou uma grande fã do Louis Tomlinson (e tenho até uma tatuagem igual a dele!) e acredito muito que ele é um dos inúmeros artistas (música e cinema) que estão forçadamente no armário, e ele comunica isso para os seus fãs tanto através das suas músicas quanto através das suas roupas.

Ele sempre gostou de moda (e tem uma marca, chamada 28 clothing) e estuda muita referência para usar uma roupa só pela beleza, e como eu sou consultora de estilo, é isso que eu vou tentar provar no artigo de hoje, mostrando 8 vezes que o Louis Tomlinson usou “queer coding” nas roupas.

Mas antes de mostrar os looks dele, eu vou fazer uma introdução sobre o que é “queer coding”, para ajudar quem não entende o que isso significa.

O que é “queer coding”?

O “queer coding” é o uso de códigos queer em uma determinada situação. Como eu sou consultora de estilo, eu vou falar especificamente sobre o queer coding fashion – que é quando alguém usa códigos LGBTQIAPN+ na sua forma de se vestir.

A maioria dos looks queer coding que o Louis Tomlinson usa hoje em dia (na sua carreira solo pós One Direction) são mais sutis e implícitas, permitindo que apenas as pessoas que se identificam com essa temática / têm esse repertório consiga enxergar essa informação, sem que ele assuma que é uma pessoa LGBTQIAPN+.

É importante dizer que o “queer coding” não é a mesma coisa que “queer bait”, porque essa informação não é dada ao público, ou seja, o artista não ganha a atenção / conquista o público LGBTQIAPN+ com o uso desses códigos, porque essa não é a intenção.

8 vezes que o Louis Tomlinson usou “queer coding” nos looks

Esses 8 looks “queer coding” que eu vou mostrar não foram os únicos que o Louis Tomlinson usou como forma de expressão de quem ele é, posicionamento político e pura rebeldia, mas sim os que eu mais gostei! E isso também mostra o quanto ele (e sua equipe de styling) é inteligente e cheio de referências interessantes!

1- Louis Tomlinson usando “Harry Styles dançando”

Um dos looks “queer coding” do Louis Tomlinson que eu mais gostei não é exatamente um código queer, mas passa a mesma mensagem para as pessoas que acreditam que ele e o Harry Styles se amam e estão juntos desde a época da One Direction: uma camisa pólo com a estampa idêntica à silhueta do Harry Styles dançando!

looks queer coding Louis Tomlinson -Harry Styles

E sim eu sou uma dessas pessoas que acredita que eles são um casal, e sim, aposto que mesmo que você não saiba exatamente qual é a foto do Harry Styles, você consegue visualizar ele dançando!

2- Louis Tomlinson usando Basquiat

Quem me segue lá no instagram sabe que eu AMO o Basquiat – Jean Michel Basquiat, um artista que pintava uma coroa na maioria das suas obras. Essa coroa é a sua marca registrada, e eu tenho ela tatuada também!

E como além de ser sinônimo de rebeldia, o Basquiat também era queer, o Louis já apareceu usando camisetas com os seus designs (tanto na época da One Direction quanto quando ele foi jurado do X-Factor e durante um show).

“Coincidentemente”, o Harry Styles também é fã do Basquiat e foi visto fazendo compras em Londres, na loja Selfridges (loja que estava vendendo a coleção exclusiva do Snoopy com o Basquiat) semanas antes, em 2015!

Sim, isso é uma #larryproof pra quem acredita que eles estavam juntos na época da banda, e todas as outras vezes que o Louis Tomlinson usou queer coding nas roupas pode ser uma #larryproof mais atual!

3- Louis Tomlinson usando Polari

Existe uma linguagem secreta na Inglaterra dos anos 20 chamada “Polari”, que os homens gays usavam para se comunicar entre eles (por causa das leis anti-homossexuais), e esse “idioma” foi usado até os anos 60, quando era ilegal ser gay no Reino Unido.

Apesar de esse idioma ter morrido, esse termo continuou sendo uma influência dentro da cultura queer, e hoje em dia existe uma marca de roupas com esse nome – e o Louis usou uma camiseta deles nesse ensaio fotográfico que eu gosto muito:

A palavra “Ferricadooza”, escrita na camiseta, é um termo que significa “slay”, que seria algo como “arrasa” em português – uma gíria muito usada pela comunidade LGBTQIAPN+.

Além dessa camiseta, o Louis já apareceu usando outras peças da marca, e tem esse moletom com o nome da marca (e do idioma secreto) tá lá no seu instagram!

E tá proibido achar que ele faz isso sem intenção, hein? Louis é muito inteligente e gosta de moda desde cedo, e usa easter eggs nas suas músicas desde sempre. Roupa é só mais uma forma de comunicação que ele está usando a seu favor!

4- Tchaikovisky

O compositor russo do período romântico Pyotr Tchaikovisky morreu em 1893 aos 53 anos, e apesar de ter sido o primeiro compositor russo a conquistar fama internacional e ter várias obras entre as mais populares do repertório clássico, escondeu a sua homossexualidade a vida toda (inclusive durante seu casamento), com medo de danificar a reputação da sua família e amigos.

A gente até entende isso acontecer nessa época, mas estamos em 2025 agora, e ver que o Louis ainda precisa usar queer coding pra mostrar quem ele é porque não pode falar sobre a sua sexualidade (ou qualquer outra celebridade que tenha que ficar compulsoriamente no armário) é bem chocante, né? E essa semana ainda teve namoro fake pra criar a narrativa de que ele é hétero!

5- Louis Tomlinson usando roupa com as cores do arco-íris

Ainda na época da banda o Louis usou algumas camisetas com um arco-íris, e uma delas era da Apple. Essa arte foi usada quando o CEO da empresa Tim Cooks assumiu a sua homossexualidade, dizendo que tinha orgulho de ser gay depois de muitas especulações sobre a sua sexualidade!

A camiseta com as mãos fazendo o símbolo do rock foi quando o arco-íris foi usado pela primeira vez no palco por um integrante da banda, em Santiago, em 2014!

6- Louis Tomlinson usando “All Out”

A marca “All Out” também é uma marca LGBTQIAPN+ e tem como slogan “mostre o seu orgulho com estilo”, que em inglês é “Show your Pride with Style”.

O registro é ainda da época da banda, e apesar de eu ter achado prints da ONG, aparentemente ela não existe mais.

7- “Queen’s Surf”

O Louis é uma pessoa dos esportes, e ele surfa desde a época da banda, quando ele apareceu usando uma camiseta escrita “Queen’s Surf”, que além de significar “Rainha do Surfe”, também é uma famosa praia gay no Havaí!

A praia aparece em vários sites que criam roteiros especializados como um local gay!

8- Eyes Wide Open

Louis também já usou uma camiseta “Eyes Wide Open” que é um filme de 2009, que chegou ao Brasil com o nome “Pecados da carne” (!!!).

Na história, Aaron Fleishman é pai de quatro filhos e dono de um açougue kosher. Ele leva uma vida regrada em um bairro ortodoxo de Jerusalém. Tudo muda quando Aaron conhece o estudante Ezri. Os dois passam cada vez mais tempo juntos e Aaron passa a ser discriminado pela comunidade local.

Porque o Louis Tomlinson usa looks queer coding?

Apesar de estarmos em 2025 e muitas pessoas não acreditarem que ele está forçadamente (por contrato) dentro do armário, é comum que a indústria use “queer coding” em músicas, filmes, novelas e livros – deixando que cada pessoa faça a sua própria interpretação – especialmente se quem vai consumir esse produto é um público mais conservador (ou, no caso das Boy Bands como a One Direction, um público mais feminino).

Eu já falei aqui dos elementos visuais (roupas e acessórios) que o Zayn Malik usou nos shows pra homenagear o Liam Payne (que também era da banda e morreu em outubro do ano passado).

E foi justamente pra que a One Direction pudesse ser o fenômeno que ela foi, que o Louis não pôde continuar demonstrando seus sentimentos pelo Harry Styles como no primeiro ano da banda, e esse contrato ainda não liberou ele. A indústria da música é uma das mais homofóbicas, e existem artistas que ficaram a vida inteira dentro do armário, passando a vida inteira casado com mulheres e fingindo ser alguém que não era.

Outros “se assumiram” depois de algum tempo, e o Ricky Martin é o membro de boy band mais famoso da minha época. Alguns astros da música como o Mick Jagger, continua no armário mesmo aos 81 anos.

Usar roupa queer coding significa que o Louis Tomlinson é gay?

Apesar de eu acreditar e defender muito que roupa comunica, nenhuma roupa é capaz de falar sobre o gênero de ninguém, e muito menos sobre a sexualidade dela. Então, se você também acredita que o Louis Tomlinson é gay, use outros argumentos para provar o seu ponto, tá?

Usar queer coding é uma forma de se comunicar dentro da comunidade sim, e de expressar a sua personalidade, mas também pode ser uma forma de apoiar a comunidade ou de mostrar que não tem preconceitos! Mas, isso não significa necessariamente que ele seja mesmo gay.

Sair da versão mobile