Eu já falei do conceito de armário cápsula aqui, e trouxe de novo no texto de hoje porque usei essa frase enquanto estava fazendo o serviço de mala inteligente para uma cliente: mala é um armário cápsula.
É claro que eu já tinha percebido que mala e armário cápsula tinham alguns conceitos em comum, mas agora resolvi colocar isso em forma de texto. Vem comigo pra você ver que é verdade: a mala é um armário cápsula sim!
O que é um armário cápsula?
Para você entender porque eu falo que a mala é um armário cápsula, vale dizer que o conceito de armário cápsula é um armário com poucas peças, que pode ser pra uma estação específica, como é o caso de pessoas que moram em países com frio e calor com temperaturas muito diferentes, que exigem tipos de roupas diferentes.
Muitas pessoas tem o minimalismo como um estilo de vida, e por isso foca na versatilidade das roupas que tem no armário e não na quantidade. Por isso também não gosto de definir quantas peças precisa ter num armário cápsula. Isso vai depender do seu estilo, da sua rotina (as peças precisam funcionar em diversas ocasiões) e dos seus conceitos de criatividade e versatilidade, que vão te ajudar a decidir o que realmente vai funcionar ou não.
Para ser versátil a peça precisa combinar com o máximo de peças possíveis, e, óbvio, com o seu estilo e rotina. E pra combinar com mais peças, a peça não precisa ser clássica ou em cor neutra. Eu vou falar de armário cápsula colorido mais adiante, mas já segura esse spoiler: dá pra ter um armário cápsula colorido sim!
Já com essas primeiras explicações sobre como um armário cápsula funciona, já dá pra entender o quanto isso se parece com uma mala, mas ainda assim, vou mostrar porque eu falei que a mala é um armário cápsula.⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que uma mala e um armário cápsula têm em comum?
Quando eu falo que a mala é um armário cápsula é porque quando alguém está planejando uma mala de viagem, ou pensando em ter um armário cápsula, é comum pensar nas coisas abaixo:
Aproveitar melhor as peças que você tem
Quando você tem menos peças (seja por minimalismo ou por necessidade) a ideia é conseguir versatilizar o que tem, usando as peças de formas diferentes.
A proporção ideal é você conseguir combinar cada peça de cima com pelo menos 3 peças de baixo. Vale fazer look de frio e de calor e pra usar no trabalho e no lazer, por exemplo, pra experimentar as possibilidades. Isso vai te ajudar a levar menos peças na mala e reduzir a sensação de que precisa de mais peças.
Com essa outra cliente que eu atendi em 2018, teve combinação de cores e mix de estampas na mala de viagem dela, e isso também aumenta as possibilidades de uso da peça.
Na minha última viagem eu mostrei lá no instagram como otimizei peças como um macaquinho e um vestido, por exemplo, que foram usados como blusa para aumentar as possibilidades de looks.
Você pode ver mais algumas dicas nesse texto aqui, que eu falei sobre o que levar na mala numa viagem curta.
Economia
Quem aprende a otimizar as roupas que tem, compra muito menos, porque aprende a olhar para as peças que já tem de uma forma diferente. Ao invés de querer roupas novas, você vai pensar em looks novos com as mesmas peças!
Além disso, vale lembrar que viajar com uma mala de mão é muito mais barato, já que você não vai precisar pagar pra despachar!
Tem vários textos aqui sobre como fazer uma mala de mão compacta, mas vou deixar o link da mala de inverno aqui, já que as roupas de frio ocupam mais espaço e pesam mais!
Organização e otimização do espaço
E por falar em espaço, se é verão onde você mora, você não precisa manter os casacões e sobretudos à vista no armário, né? Quando eu falo que a mala é um armário cápsula, a ideia é você manter esse espaço bem organizado e otimizado, para você conseguir levar uma mala só!
Ter menos dificuldade para decidir o que usar
Tanto no armário cápsula quanto na mala você vai ter poucas opções de peças, e se você só tiver peças que façam sentido, que rendam muitos looks e que você goste muito, qualquer uma delas é uma boa opção!
Quando eu faço o serviço de malas inteligentes, eu fotografo todos os looks montados com a cliente, para ela já saber porque levou aquele shorts, que acessório vai usar com aquele look mais básico, e não perder tempo na viagem pensando no que usar.
Isso facilita muito na viagem, e saber porque essas fórmulas funcionam (como combinar cores usando o círculo cromático, por exemplo) vai te dar repertório pra montar outros looks parecidos.
Só ter peças que ama
Quando você vai fazer a mala de viagem, vai separar as suas melhores roupas, né? Aquelas que você mais gosta, e que você sabe que são confortáveis e que funcionam.
Se você prestar bem a atenção, vai ver que isso já acontece no seu dia-a-dia atualmente: Você só usa as peças que não gosta tanto assim se as suas favoritas estiverem pra lavar / passar ou se não tiver outra opção. Então, porque não manter só o que realmente ama?
Dá pra ter um armário cápsula colorido?
Sim! Assim como é possível fazer uma mala enxuta com peças coloridas, dá pra ter um armário cápsula colorido.
O segredo é ter só peças que combinem entre si, e quem é mais criativo vai fazer mais combinações com as peças coloridas do que quem é mais básico, óbvio. Uma peça colorida pode render um look só com calça jeans, ou 10 looks com outras peças coloridas e estampadas, como eu também mostrei na mala dessa cliente, que ama cor, e fizemos vários looks com uma calça roxa – que pode ser sim, considerada uma peça versátil, no guarda-roupas dela!
Eu falei sobre minimalismo colorido nesse texto aqui, que pode te ajudar a entender que a mala é um armário cápsula e a se inspirar a ter um armário cápsula colorido!