Você sabe porque marcas pequenas não fazem Black friday? Eu sei e vou te explicar!
Apesar de o dia oficial da Black Friday ter sido na sexta-feira passada, o mês de novembro todo fica meio em clima de promoção, e além de anúncios de promoções, o que eu mais vejo no meu feed são posts de marcas pequenas / marcas autorais explicando porque não vão participar desse movimento, e achei interessante falar sobre esse assunto aqui.
Eu sou consultora de imagem e estilo desde 2014 e entusiasta e incentivadora tanto do consumo consciente quanto de comprar de marcas pequenas, mas também sei que muita gente fica esperando a Black Friday para comprar os itens da sua listinha de desejos pra economizar.
Justamente por isso eu já tenho vários textos aqui no site falando sobre a Black Friday, e se você ainda quer aproveitar alguma promoção, vale a pena dar uma lidinha aqui:
- Aqui eu falei sobre o que saber antes de comprar roupas na Black Friday
- Nesse eu explico como comprar bem na Black Friday
Esse ano eu achei que fosse falar sobre o assunto só lá no meu instagram, onde também falo muito do meu trabalho e consumo consciente, mas vamos lá porque o assunto vale a pena.
Você sabe porque marcas pequenas não fazem Black Friday?
Quem acompanha o meu trabalho sabe que eu sou apoiadora de marcas pequenas / autorais e de brechós, e incentivo minhas clientes da consultoria de estilo e seguidoras a comprarem da loja de bairro ou da loja que só vende pelo instagram sempre que possível, e é por isso que explicar porque marcas pequenas não fazem Black Friday faz muito sentido pra mim. Acompanhe:
Marcas pequenas são slow fashion
Slow fashion é uma moda sem pressa, ou seja, a fabricação das peças acontece num ritmo mais devagar que nas grandes lojas de departamento, que são chamadas de fast fashion exatamente pela rapidez que produzem as peças e trocam as suas coleções.
Na foto abaixo eu estava no Coletivo Zaab, que é um coletivo de marcas pequenas aqui no Rio de Janeiro que eu sempre compro e levo minhas clientes. O coletivo de marcas é uma forma de essas marcas economizarem e conseguirem ter um espaço físico pra venderem.
Enquanto grandes marcas produzem coleções inteiras a cada 24 hortas (!!!), e podem fazer promoção para queimar o estoque e manter o dinheiro circulando (e ter espaço nas lojas para as novas peças), as marcas pequenas trabalham em ritmo mais lento e menor quantidade de peças, por ter menos mão-de-obra e menos dinheiro para investir.
Nesse contexto, as marcas pequenas não fazem Black Friday porque não tem gente pra produzir uma quantidade de peças o suficiente pra ter peças sobrando e “queimar o estoque”.
Marcas pequenas não tem estoque
Esse primeiro tópico nos traz ao segundo, que é exatamente a ausência de peças sobrando para vender a um preço menor – que é o que as grandes marcas fazem com as sobras de coleções anteriores.
Quando não se tem um estoque grande, como acontece nas lojas de departamento (que tem uma boa quantidade de cada peça, em numeração diferente, em todas as lojas da rede), as marcas não conseguem vender as peças que sobram a um preço um pouco menor, e informam que só tem aquela única peça de cada modelo, naquele tamanho específico, e quem chegar primeiro, leva.
Marcas pequenas trabalham com preços mais justos
Todo mundo pelo menos uma vez na vida já comprou uma peça de roupa, sapato, acessório (ou qualquer coisa) que poderia ter comprado por um preço muito mais baixo logo em seguida, por causa de uma promoção.
Isso acontece porque as grandes marcas têm uma margem de lucro muito grande nas peças da coleção atual, que pode ir diminuindo de preço várias vezes e continuar dando lucro para a marca – que paga muito pouco pela mão de obra e pela matéria-prima, que é comprada numa quantidade muito maior do que as empresas pequenas. Então, mesmo nas promoções que acontecem com mais frequência quanto na Black Friday, o lucro sempre existe.
Nesse texto aqui eu falo sobre os preços da Shein, que ficou conhecida por trazer peças que estão na moda a um preço muito baixo, e vale a pena ler pra entender como esse mercado funciona e começar a pensar sobre como essas marcas conseguem vender a um preço tão baixo e ainda assim participar da Black Friday.
Também já falei sobre o documentário “The true cost” algumas vezes aqui, e também vale a pena ler sobre o assunto (ou assistir na Netflix) pra entender quanto custa fazer uma peça de roupa pagando um preço justo para os profissionais envolvidos na produção.
Uma black friday mais consciente
A ideia de falar porque marcas pequenas não fazem Black Friday surgiu depois que eu vi alguém perguntando num post no instagram se existia uma forma de ter uma black friday mais consciente, e a resposta é SIM! Essa é a diferença entre consumo e consumismo:
Se você comprar apenas o que precisa ou quer muito e for aproveitar esse momento de preços mais baixos, é consumo. Se você for abrir os sites aleatoriamente e comprar o que estiver parecendo uma boa oportunidade sem nenhuma estratégia, só pra não ter a sensação de que “não se deu bem”, aí é consumismo!
Como consultora de imagem e estilo e profissional que trabalha com a moda, eu não sou contra o consumo. O meu trabalho inteiro gira em torno do consumo de moda. Eu sou contra o consumismo, e posso te ajudar a consumir menos também – e sem sentir falta de ter o guarda-roupas lotado! Me manda uma mensagem por aqui que eu te explico como funciona o processo!