Antes de começar o texto e dar dicas sobre a melhor calça jeans feminina para cada tipo de corpo, eu preciso dizer na minha metodologia de trabalho na consultoria de imagem e estilo não existe uma roupa ideal para cada tipo de corpo, considerando que todas as pessoas com o mesmo tipo de corpo vão se sentir bem e bonitas usando a mesma peça, e sim que eu acredito que existe uma roupa ideal pra você se vestir de acordo com a percepção que tem do seu corpo.
Então, se você chegou nesse texto pra entender qual a melhor calça jeans feminina pra cada tipo de corpo, te convido a refletir comigo.
Melhor calça jeans feminina pro seu corpo
Imagine duas mulheres com o corpo tipo ampulheta: Cintura fina, quadril largo e bumbum grande. Uma delas AMA ter o bumbum grande, e só usa roupas que chamem a atenção para essa característica, como peças mais justas e blusas mais curtas, porque ela adora que as pessoas elogiem o seu corpo violão.
A outra ODEIA ter esse tipo de corpo, e faz qualquer coisa para disfarçar esses traços e a sua silhueta, usando peças mais largas, cores escuras e blusas mais compridas, por exemplo. Se essas duas mulheres usarem a mesma calça jeans, o resultado final será o mesmo para as duas (disfarçando ou realçando a sua silhueta), e uma delas vai adorar o que vê no espelho e a outra vai odiar. Entende?
Na consultoria de estilo eu não trabalho com o tipo de corpo da cliente, e sim com o que ela gosta e o que ela gosta menos no corpo dela. Isso faz diferença porque a maioria das mulheres que compra uma roupa igual à da amiga ou da famosa pode não gostar da peça em si mesma, mesmo que tenham corpos parecidos: Porque está comprando roupa da forma errada! (Se quiser a minha ajuda na hora das compras, veja como funciona o serviço de personal shopper)
Para escolher a melhor calça jeans feminina (assim como outras peças de roupa) para o seu corpo, você precisa primeiro saber o que você gosta e o que não gosta no seu corpo, pra saber o que vai disfarçar e o que vai evidenciar a sua silhueta.
Look é resultado de todas as peças juntas
Outra coisa que é importante dizer é que a calça jeans sozinha não encurta a silhueta, não aumenta quadril, não faz nada, e sim que você vai ver o impacto dela na silhueta de acordo com as coordenações de peças (e cores e caimentos e linhas e formas) que podem sim minimizar quaisquer efeitos que a gente não queira criar ao vestir.
Eu sempre explico para as minhas clientes que não existe cor ou peça proibida por causa do tipo de corpo. Se ela gosta de um tipo de peça, o que eu faço é explicar com que tipo de roupa vai funcionar pra ela de acordo com o resultado que ela quer ver no espelho. Entende?
Vamos ver a seguir qual a melhor calça jeans feminina para cada tipo de corpo:
Calça jeans para quem é baixinha
Eu vivo dizendo que apesar de ser baixinha (tenho 1,56m) eu não uso salto alto e adoro saia midi e calça pantacourt, por exemplo, porque entre correr o risco de parecer mais baixa / quebrar a silhueta ou ter um look mais moderninho e criativo, eu sempre vou preferir parecer mais moderna.
Mas, é claro que tem quem prefira parecer mais alta, e se você é baixinha e quer parecer mais alta, veja essas dicas para escolher a sua calça jeans:
- Os modelos justos como o skinny são os melhores para alongar a silhueta;
- Evite calças jeans rasgadas e com lavagens mais claras (chamadas de bigode);
- Calças de cintura média e alta podem fazer você parecer mais alta;
- As calças flare alongam a silhueta e ficam melhor quando usadas de salto alto, o que garante vários centímetros extras.
Não esqueça de fazer a bainha nas calças, pois tecido sobrando deixa o visual feio e compromete o caimento da peça.
Lá na C&A sempre tem muita opção de calça jeans de modelagens diferentes, e em tamanhos diferentes, e eu que sou baixinha (1,56m) costumo comprar lá e levar as minhas clientes baixinhas também. Aliás, eu gosto muito do jeans da C&A e sempre indico porque sei que vai ter a melhor calça jeans feminina para cada tipo de corpo!
Calça jeans para quem quer disfarçar quadris e bunda
Perceba que eu não falo sobre a melhor calça jeans para quem tem quadril largo, e sim para quem tem os quadris largos e bunda grande e quer disfarçar. Não tem nada de errado em ter o quadril largo e a bunda grande – desde que isso não seja um problema pra você! É assim que eu faço com as minhas clientes da consultoria de estilo: o que é um problema pra ela, eu ajudo a resolver. O que não é um problema pra cliente, também não é um problema pra mim!
- Melhor evitar jeans desbotados e desgastados, especialmente na altura do quadril;
- Opte por calças jeans sem bolsos ou detalhes (efeitos ou texturas) na frente e nas laterais;
- Calças retas são as melhores para disfarçar quadris e bunda. Se usar com a barra da calça dobradinha, mostrar o tornozelo e a canela vão fazer parecer que a silhueta é ainda menor;
- Use pantacourts em tom mais escuro e mais opaco que a parte de cima;
- Calças flare e boot cut (que tem a boca levemente aberta) ajudam porque chamam a atenção para a barra da calça e equilibram a silhueta;
- Evite calças de cintura baixa, dando preferência por cintura média ou alta.
Lembra que eu falei que a calça jeans sozinha não vai fazer nada? Além da calça, pense em como desviar o olhar dessa parte chamando a atenção para outras partes do corpo, neutralizando a parte de baixo e chamando a atenção para a parte de cima. Vale usar peças com cores vibrantes, estampas, mais volume, detalhes visuais, entre outros.
Melhor calça jeans feminina para quem tem coxas grossas
Quem tem as coxas grossas tem um problema além do visual, que é o atrito entre as pernas (que também acaba estragando a calça nesse local). O ideal nesse caso é chamar a atenção para a parte de cima do corpo, para equilibrar a silhueta e ficar confortável também.
- Invista em lavagens mais escuras;
- Calças retas e modelagens mais largas são as ideias para disfarçar coxas grossas;
- Evite jeans desbotados, rasgados e desgastados na área das coxas;
- Calças coloridas, estampadas ou jeans de tonalidades claras também devem ser evitadas;
- As calças skinny, que são muito coladas nas pernas, também aumentam visualmente.
Eu falei que as calças jeans com lavagens mais claras deveriam ser evitadas para disfarçar as coxas grossas, mas se você quiser, um jeito de diminuir esse impacto é usar uma blusa mais clara (como nessa primeira foto), pra que a calça pareça mais escura.
Calça jeans para quem é muito magrinha
Eu vesti manequim PP / 34 até depois dos 40 anos, e já quis muito parecer mais cheinha. Se esse é o seu caso, veja essas dicas:
- Pode recorrer a calças jeans com detalhes na altura do quadril: Lavagens desgastadas, aplicações e bolsos com pregas ou botões;
- O modelo skinny (que é o melhor para evidenciar as curvas), e a flare (estilo boca de sino), além dos modelos boot cut (reta até o joelho e larga na barra), pantalona e boyfriend (calça larga com cós alto) são as melhores para quem é muito magrinha e baixinha;
- Invista em calças claras e coloridas, além das estampadas;
- Para evidenciar a cintura, use calças com cós alto e blusa mais justa;
- Peças com bolso faca na frente e bolsos grandes atrás dão mais volume no bumbum;
- Calças mom jeans podem ajudar bastante a dar volume, e combinam com saltos finos, Birkin, sapatilha, flat, loafer, tênis, oxford…
- Experimente comprar calça jeans masculina ao invés de comprar uma mom jeans feminina!
Se você também for magrinha na parte de cima, também pode abusar de blusas com volume, cores vivas, estampas e detalhes, pra aumentar a parte de cima também.
Calça jeans para quem é plus size
É muito comum que quem veste tamanho plus size tenha o corpo do tipo oval, e isso demanda também marcar as curvas tanto quanto quem tem o corpo retangular (mais magrinhas). Veja algumas dicas:
- Invista em modelos de calça jeans straight (reta), boot cut (que tem a boca levemente aberta) e flare (boca aberta);
- As calças de cintura média são ideais, porque não soltam e nem prendem demais as gordurinhas laterais e barriga;
- Evite as calças de cintura alta (porque prendem a barriga) e as de cinturas baixas (porque deixam a barriga “derramada”);
- Escolha calças que tenham muito elastano na composição, para ficarem mais molinhas;
- O cós da calça (aquela região onde passa o cinto) mais grosso ajuda a segurar e disfarçar a barriga;
- Se você for mais fina na parte de baixo do corpo (corpo tipo triângulo invertido), evite calças que afunilam nas pernas, tipo skinny.
Nesse outro texto aqui eu explico porque não faço análise de silhueta (para descobrir o tipo de corpo das clientes da consultoria de estilo), mas ajudar a cliente com a demanda corporal para ela se sentir mais bonita é outra coisa, e aí eu sei qual a melhor calça jeans feminina para cada tipo de corpo para indicar – assim como outras peças de roupa!
Calça jeans para quem tem os ombros largos
Eu falei ali em cima que o que a gente veste influencia a silhueta como um todo. Então a sua calça jeans pode fazer você parecer ter os peitos maiores ou menores, os ombros mais largos ou mais estreitos, assim como a blusa pode fazer você parecer ter mais ou menos quadris, por exemplo.
Então, mesmo que o seu “problema” seja na parte de cima do corpo, vale pensar no look todo para não comprometer ou neutralizar os benefícios da peça na silhueta, e pensar em calças jeans diferentes pra “consertar” a parte de cima, como os ombros largos.
- As calças straight (reta), boot cut (reta até o joelho e larga na barra), flare (antiga boca de sino), mom e pantalona são ótimas pedidas, pois vão equilibrar o volume dos quadris com a largura dos ombros;
- Use modelos que “afunilam” o corpo, como as skinny, com peças que não vão aumentar visualmente a parte de cima.
Como a ideia é chamar atenção para a parte de baixo, prefira calças com cores claras e com detalhes visuais, em contrapartida, aposte em blusas menos escuras e chamativas.
A calça jeans wide leg também é uma boa opção pra quem tem os ombros mais largos!
Quando se preocupar com a silhueta
Eu tive uma cliente da consultoria de estilo online no Mato Grosso do Sul que amava os quadris largos dela, mas não queria chamar a atenção para eles quando estava no trabalho, já que ela é professora e trabalha muito em pé (e de costas para a turma).
Focamos em peças que disfarçavam essas características dela para o trabalho, enquanto ela continuava usando peças que valorizaram o corpo dela nos momentos de lazer.
Você pode ser a mulher que “odeia” ter o quadril largo no trabalho (e usar um tipo de roupa nessa situação) e amar essa característica nos momentos de lazer. Você não precisa ter apenas um tipo de calça jeans, e nem odiar essa parte do seu corpo o tempo todo.
Nessas 2 fotos, estou usando modelagens de calça jeans diferentes, e elas causam efeitos diferentes no meu corpo, que vai depender da situação que eu vou e até da minha autoestima no dia!
Amou uma calça jeans mas ela marca demais as características que você não gosta tanto assim? Use com uma blusa que vai diminuir esse impacto e equilibrar a silhueta! Ou use num dia que a sua autoestima esteja lá em cima e você esteja gostando mais do seu corpo assim, do jeitinho que ele é!
Experimente!!! Pense em outras possibilidades! É isso que eu faço com as minhas clientes desde 2014, e posso te garantir que o problema está mais na sua falta de repertório que no seu corpo!
Olhe o seu corpo no espelho e veja se gosta mais ou menos com esse tipo de calça. Experimente com blusas de outras modelagens, com outros sapatos. Não esqueça que estilo é um exercício de autoconhecimento, e se precisar de ajuda, me manda uma mensagem por aqui!
Dica bônus: Altura da barra da calça
Toda vez que a gente compra uma calça (independente de ser jeans ou não) e vai marcar a barra fica naquela dúvida: “vou marcar a barra pra usar com salto alto ou pra usar com sapato flat?”.
E por mais que a vendedora ou costureira diga que se marcar a calça rente ao chão dá pra usar tanto com salto quanto com flat, a gente sabe que não é bem assim.
O ideal é a gente ter no nosso guarda-roupas um grupo de calças pra usar com salto e um grupo de calças pra usar sem salto. E a quantidade de peças em cada grupo tem que ser proporcional ao uso, mesmo. Pra quem usa salto a maior parte do tempo a maioria das calças tem que ser mais longa e umas poucas mais curtas.
Quem só usa salto uma vez na vida e olha lá, não tem sentido ter um monte de calças longas. É guarda-roupas pra vida real e pra rotina que a gente tem!!
Quem só usa salto no trabalho e vive de flat nos momentos de lazer pode marcar as barras das calças tipo alfaiataria pra usar com salto e as das calças informais pra usar com flat.
Então na hora de comprar a calça é bom já pensar em que circunstâncias você vai usar a peça, se é mais pra balada ou mais pro trabalho, mais pra passear no fim de semana e com que tipo de sapato você vai querer coordenar. Daí já faz a barra mais curta ou mais longa de caso pensado!