icone-site-vestindo-autoestima
calça-jeans-tipo-de-corpo

A melhor calça jeans feminina para cada tipo de corpo

Antes de começar o texto e dar dicas sobre a melhor calça jeans feminina para cada tipo de corpo, eu preciso dizer na minha metodologia de trabalho na consultoria de imagem e estilo não existe uma roupa ideal para cada tipo de corpo, considerando que todas as pessoas com o mesmo tipo de corpo vão se sentir bem e bonitas usando a mesma peça, e sim que eu acredito que o ideal seja você se vestir de acordo com a percepção que você tem do seu corpo.

Então, se você chegou nesse texto pra entender qual a melhor calça jeans feminina pra cada tipo de corpo, te convido a refletir comigo.

Melhor calça jeans feminina para cada tipo de corpo

Imagine duas mulheres com o corpo tipo ampulheta: Cintura fina, quadril largo e bumbum grande. Uma delas AMA ter o bumbum grande, e só usa roupas que chamem a atenção para essa característica, porque ela adora que as pessoas elogiem ou invejem o seu corpo violão.

A outra ODEIA ter esse tipo de corpo, e faz qualquer coisa para disfarçar esses traços e a sua silhueta. Se elas usarem a mesma calça jeans, o resultado final será o mesmo para as duas, e uma delas vai adorar e a outra vai odiar. Entende?

Na consultoria de estilo eu não trabalho com o tipo de corpo da cliente, e sim com o que ela gosta e o que ela gosta menos no corpo dela. Esse é o motivo que a maioria das mulheres compra uma roupa igual à da amiga ou da famosa e não gosta em si mesma: Porque está comprando roupa da forma errada! (Se quiser a minha ajuda na hora das compras, veja como funciona o serviço de personal shopper)

melhor calça jeans feminina para cada tipo de corpo

Para escolher a melhor calça jeans (assim como outras peças de roupa) para o seu corpo, você precisa primeiro saber o que você gosta e o que não gosta nele, pra saber o que vai disfarçar e o que vai evidenciar a sua silhueta.

Mas é importante dizer que a calça sozinha não encurta, não aumenta quadril, não faz nada, e sim que você vai ver o impacto dela na silhueta de acordo com as coordenações de peças (e cores e caimentos e linhas e formas) que podem sim minimizar quaisquer efeitos que a gente não queira criar ao vestir. 

Vamos ver a seguir qual a melhor calça jeans feminina para cada tipo de corpo:

Calça jeans para quem é baixinha

Eu vivo dizendo que apesar de ser baixinha (tenho 1,56m) eu não uso salto alto e adoro saia midi e calça pantacourt, porque entre correr o risco de parecer mais baixa ou ter um look mais moderninho, eu sempre vou preferir parecer mais moderna.

Mas, é claro que tem quem prefira parecer mais alta, e se você é baixinha e quer parecer mais alta, veja essas dicas para escolher a sua calça jeans:

  • Os modelos justos como o skinny são os melhores para alongar a silhueta;
  • Evite calças jeans rasgadas e com lavagens mais claras (chamadas de bigode);
  • Calças de cintura média e alta podem fazer você parecer mais alta;
  • As calças flare alongam a silhueta e ficam melhor quando usadas de salto alto, o que garante vários centímetros extras.
melhor calça jeans para alongar a silhueta

Não esqueça de fazer a bainha nas calças, pois tecido sobrando deixa o visual feio e compromete o caimento da peça.

na C&A sempre tem muita opção de calça jeans de modelagens diferentes, e em tamanhos diferentes, e eu que sou baixinha (1,56m) costumo comprar lá e levar as minhas clientes baixinhas também. Aliás, eu gosto muito do jeans da C&A e sempre indico porque sei que vai ter a melhor calça jeans feminina para cada tipo de corpo!

Calça jeans para quem quer disfarçar quadris e bunda

Perceba que justamente por ter dado o exemplo das duas mulheres com quadril largo que se veem de formas diferentes, eu não falo sobre a melhor calça jeans para quem tem quadril largo, e sim para quem tem os quadris largos e bunda grande e quer disfarçar.

  • Melhor evitar jeans desbotados e desgastados, especialmente na altura do quadril;
  • Opte por calças jeans sem bolsos ou detalhes (efeitos ou texturas) na frente e nas laterais;
  • Calças retas são as melhores para disfarçar quadris e bunda. Se usar com a barra da calça dobradinha, mostrar o tornozelo e a canela vão fazer parecer que a silhueta é ainda menor;
  • Use pantacourts em tom mais escuro e mais opaco que a parte de cima;
  • Calças flare e boot cut (que tem a boca levemente aberta) ajudam porque chamam a atenção para a barra da calça e equilibram a silhueta;
  • Evite calças de cintura baixa, dando preferência por cintura média ou alta.

Além da calça, pense em como desviar o olhar dessa parte chamando a atenção para outras partes do corpo, neutralizando a parte de baixo e chamando a atenção para a parte de cima. Vale usar peças com cores, estampas, volume, detalhes, entre outros.

melhor calça jeans para quem tem quadril largo

Calça jeans para quem tem coxas grossas

O ideal é ficar confortável e chamar a atenção para a parte de cima do corpo, para equilibrar a silhueta.

  • Invista em lavagens mais escuras;
  • Calças retas e modelagens mais largas são as ideias para disfarçar coxas grossas;
  • Evite jeans desbotados, rasgados e desgastados na área das coxas;
  • Calças coloridas, estampadas ou jeans de tonalidades claras também devem ser evitadas;
  • As calças skinny, que são muito coladas nas pernas, também aumentam visualmente.
calça jeans para quem tem coxas grossas

Calça jeans para quem é muito magrinha

Eu visto 34 e já quis muito parecer mais cheinha. Se é o seu caso, veja essas dicas:

  • Pode recorrer a calças jeans com detalhes na altura do quadril: Lavagens desgastadas, aplicações e bolsos com pregas ou botões;
  • O modelo skinny (que é o melhor para evidenciar as curvas), e a flare (estilo boca de sino), além dos modelos boot cut (reta até o joelho e larga na barra), pantalona e boyfriend (calça larga com cós alto) são as melhores para quem é muito magrinha e baixinha;
  • Invista em calças claras e coloridas, além das estampadas;
  • Para evidenciar a cintura, use calças com cós alto e blusa mais justa;
  • Peças com bolso faca na frente e bolsos grandes atrás dão mais volume no bumbum;
  • Calças boyfriend podem ajudar bastante a dar volume, e combinam com saltos finos, Birkin, sapatilha, flat, loafer, tênis, oxford…
  • Experimente comprar calça jeans masculina ao invés de comprar uma boyfriend feminina!

Se você também for magrinha na parte de cima, também pode abusar de blusas com volume, cores vivas, estampas e detalhes.

calça jeans para mulheres magras

Calça jeans para quem é plus size

Quem veste tamanho plus size geralmente tem o corpo do tipo oval, e também precisa marcar as curvas tanto quem tem o corpo retangular (mais magrinhas). Veja algumas dicas:

  • Invista em modelos de calça jeans straight (reta), boot cut (que tem a boca levemente aberta) e flare (boca aberta);
  • As calças de cintura média são ideais, porque não soltam e nem prendem demais as gordurinhas laterais e barriga;
  • Evite as calças de cintura alta (porque prendem a barriga) e as de cinturas baixas (porque deixam a barriga “derramada”);
  • Escolha calças que tenham muito elastano na composição, para ficarem mais molinhas;
  • O cós da calça (aquela região onde passa o cinto) mais grosso ajuda a segurar e disfarçar a barriga;
  • Se você for mais fina na parte de baixo do corpo (corpo tipo triângulo invertido), evite calças que afunilam, tipo skinny.
calça jeans plus size

Nesse texto aqui eu explico porque não faço análise de silhueta (para descobrir o tipo de corpo das clientes da consultoria de estilo), mas apesar disso, sempre que tenho cliente com a demanda de mudar a silhueta para se sentir mais bonita, eu sei qual a melhor calça jeans feminina para cada tipo de corpo para indicar – assim como outras peças de roupa!

Calça jeans para quem tem os ombros largos

O que a gente veste influencia a silhueta como um todo. Então a sua calça jeans pode fazer você parecer ter os peitos maiores ou menores, os ombros mais largos ou mais estreitos, assim como a blusa pode fazer você parecer ter mais ou menos quadris.

Então, mesmo que o seu “problema” seja na parte de cima do corpo, vale pensar no look todo para não comprometer ou neutralizar os benefícios da peça na silhueta.

  • As calças straight (reta), boot cut (reta até o joelho e larga na barra), flare (antiga boca de sino) e pantalona são ótimas pedidas, pois dão equilíbrio ao volume dos quadris e dos ombros;
  • Evite modelos que “afunilam” o corpo, como as skinny.

Como a ideia é chamar atenção para a parte de baixo, prefira calças com cores claras e estampadas e, em contrapartida, aposte em blusas menos escuras e chamativas.

como disfarçar ombros largos

A calça jeans wide leg também é uma boa opção pra quem tem os ombros mais largos!

Quando se preocupar com a silhueta

Eu tive uma cliente da consultoria de estilo online no Mato Grosso do Sul que amava os quadris largos dela, mas não queria chamar a atenção para eles quando estava no trabalho, já que ela é professora e trabalha muito em pé (e de costas para a turma).

Focamos em peças que disfarçavam essas características dela para o trabalho, enquanto ela continuava usando peças que valorizaram o corpo dela nos momentos de lazer.

como valorizar a silhueta

Você não precisa ter apenas um tipo de calça jeans, e nem odiar essa parte do seu corpo o tempo todo. Amou uma calça mas ela marca demais as características que você não gosta tanto assim?

Use com uma blusa que vai diminuir esse impacto e equilibrar a silhueta! Ou use num dia que a sua autoestima esteja lá em cima e você esteja gostando mais do seu corpo assim, do jeitinho que ele é!

Experimente!!! Pense em outras possibilidades!

Olhe o seu corpo no espelho e veja se gosta mais ou menos com esse tipo de calça. Experimente com blusas de outras modelagens, com outros sapatos. Não esqueça que estilo é um exercício de autoconhecimento!

Dica bônus: Altura da barra da calça

Toda vez que a gente compra uma calça (independente de ser jeans ou não) e vai marcar a barra fica naquela dúvida: “vou marcar a barra pra usar com salto alto ou pra usar com sapato flat?”.

E por mais que a vendedora ou costureira diga que se marcar a calça rente ao chão dá pra usar tanto com salto quanto com flat, a gente sabe que não é bem assim.

altura da barra da calça

O ideal é a gente ter no nosso guarda-roupas um grupo de calças pra usar com salto e um grupo de calças pra usar sem salto. E a quantidade de peças em cada grupo tem que ser proporcional ao uso, mesmo. Pra quem usa salto a maior parte do tempo a maioria das calças tem que ser mais longa e umas poucas mais curtas.

Quem só usa salto uma vez na vida e olha lá, não tem sentido ter um monte de calças longas. É guarda-roupas pra vida real e pra rotina que a gente tem!!

Quem só usa salto no trabalho e vive de flat nos momentos de lazer pode marcar as barras das calças tipo alfaiataria pra usar com salto e as das calças informais pra usar com flat.

Então na hora de comprar a calça é bom já pensar em que circunstâncias você vai usar a peça, se é mais pra balada ou mais pro trabalho, mais pra passear no fim de semana e com que tipo de sapato você vai querer coordenar. Daí já faz a barra mais curta ou mais longa de caso pensado!

Nesse texto aqui eu falo sobre a altura certa da barra da calça!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!