Vestindo Autoestima

Moda circular: entenda a importância do bazar de roupas

Embora o lento movimento da moda de roupas feitas de forma ética e sustentável tenha ganhado força nos últimos anos, nem todo mundo pode gastar muito em peças de materiais reciclados, que tendem a ser mais caras, por exemplo.

Assim, o bazar de roupas é a maneira mais prática, barata e consciente de renovar o guarda-roupa. Preços baixos e achados vintage exclusivos atraem cada vez mais pessoas que acabam ajudando o meio ambiente enquanto criam looks incríveis e estilosos.

Moda circular: entenda a importância do bazar de roupas

Um bazar de roupas pode até mesmo ser mais acessível que os brechós, que muitas vezes contam com peças mais caras e costumam funcionar como uma loja física. Por outro lado, os bazares não possuem uma curadoria tão grande e você precisa dar aquela garimpada para encontrar o que precisa – mas vale super a pena!

E se você é do tipo que ama unir looks incríveis com roupas femininas da moda ao respeito pelo meio ambiente, o consumo sustentável oferecido pelos bazares é a escolha perfeita, pois você economiza nas suas compras e colabora para que menos peças sejam produzidas.

Motivos para investir em compras de bazar para suas roupas femininas

Renovando o guarda-roupa por meio de uma moda consciente que prioriza os bazares, você não apenas garante peças exclusivas e estilosas, mas ainda faz muito pelo nosso planeta. Um exemplo é que menos roupas novas significa menos lixo em aterros

Anualmente, são jogadas fora muitos milhões de toneladas de roupas em todo o mundo. E nem sempre foi assim! Se pensamos num passado de apenas 100 anos atrás, as roupas costumavam ser um grande investimento para ser um bem durável. Porém, com o passar das décadas e do avanço da indústria da moda, as pessoas passaram a gastar cada vez mais com roupas, criando um fluxo de descarte muito rápido.

E se antes as pessoas compravam poucas peças de roupa por ano e tomavam todo o cuidado para elas durarem o máximo possível, hoje o que vemos é um consumo desenfreado, onde muitas pessoas mal sabem o que possuem em seus closets de tantos itens pouco ou nada aproveitados.

Isso é um claro reflexo da rapidez das empresas em produzir cada vez mais. Estamos comprando cerca de quatro vezes mais roupas do que costumávamos, mas estamos gastando 17% menos porque compramos peças que paramos de usar muito rápido ou que saem de moda de uma temporada para outra. 

Estudos indicam que 60% das roupas no mundo todo são feitas de materiais sintéticos (por exemplo, poliéster, náilon, acrílico), ou seja, plástico. Quando jogados fora, costumam ficar em aterros sanitários por centenas de anos, senão para sempre.

Comprar em bazar de roupas significa que você evitará o descarte de lixo e contribuirá positivamente para a diminuição da demanda têxtil mundial e do desperdício.

Outra questão é quanto ao recursos do planeta. Para cada peça de roupa produzida é preciso gastar muita água. Para ter uma ideia, a produção de uma calça jeans pode exigir até 11 mil litros de água!

Números semelhantes se aplicam a camisetas, saias e a maioria das outras peças de roupa. Então, ao comprar em bazar, você evita que os recursos investidos em todos esses itens de vestuário sejam desperdiçados.

Assim, ao priorizar as compras em um bazar de roupas, o dinheiro que você gasta não irá para o apoio a uma indústria caracterizada pela poluição da água e do ar.

Sabemos que simplesmente comprar roupas usadas e partir para uma moda sustentável não vai resolver todos os problemas da indústria têxtil, mas é uma maneira minimizarmos nossos impactos ambientais e caminhar para um futuro melhor. 

Sair da versão mobile