Vestindo Autoestima

O conceito de futilidade é sexista

Eu sou consultora de estilo desde 2014, e muito antes disso eu já ouvia as pessoas dizerem que moda é fútil, e eu nunca entendi muito bem, já que todo mundo precisa usar roupas. Com o tempo eu aprendi que gostar de moda ainda é visto como “coisa de mulher” e que o conceito de futilidade é sexista.

Desde 2014 a maioria das pessoas que procura o meu trabalho de consultoria de estilo é mulher, mas a consultoria de estilo masculina sempre esteve presente na minha rotina. Muito além disso, eu sempre tive acesso ao guarda-roupas do marido das minhas clientes esse tempo todo, o que me mostrou que alguns homens gostam de moda tanto quanto as mulheres.

Mesmo com os homens gostando de moda cada vez mais, e gastando dinheiro com itens de moda tão caros quanto as bolsas de luxo usadas pelas mulheres (ou tendo outros interesses que poderiam ser considerados igualmente fúteis, como óculos escuros, relógios, gravatas, sapatos, jogos de vídeo game, whiskies e até mesmo itens mais caros como carros), a palavra futilidade é usada comumente para falar de interesses e hobbies femininos, o que prova que o conceito de futilidade é sexista.

O que é futilidade?

No dicionário, futilidade significa banalidade, inutilidade ou coisa irrelevante. Essa informação faz a gente voltar pra minha lógica, já que moda fala de roupa e roupa está LONGE de ser banal, inútil ou irrelevante, porque é um item obrigatório no mundo todo, pra todo mundo, em grande parte do tempo.

Se futilidade é o contrário de utilidade, qualquer coisa pode ser considerada fútil na visão de alguém, mas como o mundo é machista, só as coisas de mulher (como a moda e a maquiagem, por exemplo) são consideradas assim.

Se você acha que moda é futilidade, provavelmente não sabe os benefícios de uma imagem pessoal coerente com a mensagem que quer passar, ou foi ensinada que moda é futilidade por ser coisa de mulher – e especialmente, coisa de mulher fútil e não de mulheres inteligentes ou que têm outras coisas “mais importantes” para se preocupar.

Porque o conceito de futilidade é sexista?

Esse assunto voltou à minha mente com o lançamento do filme da Barbie, que incomodou os homens tanto por ter uma mulher como protagonista, quanto por ser um filme pensado para as mulheres, com “assuntos de mulheres”.

E mesmo que eles usem fantasia de super heróis para irem assistir aos filmes que eles gostam, isso é considerado hobby ou interesse, e não futilidade. Falei sobre isso lá no instagram:

Outro dado também reforça que o conceito de futilidade é sexista: “Futilidades femininas” tem um número de menções 1500% (!) maior do que “futilidades masculinas” no Google. Para encontrar o equivalente no mundo masculino, a gente teria que usar a palavra “Interesses” no lugar de futilidade. A diferença está no gênero, e se é um termo usado só pra mulheres, é sexista, entende?

Olha o cômodo de tênis do Fred (Desimpedidos), e parte da coleção de camisas de time dele:

coleção de tênis Fred Bruno Desimpedidos

Homem que gosta de vídeo game e filmes de ficção, e compra itens como bonecos, miniaturas, gibis e fantasias é considerado nerd. Homens que ostentam relógios, tênis e carros caros ganham status pelo seu sucesso financeiro. Mulher que gosta de bolsas e sapatos, perfumes e maquiagens é fútil, porque não são coisas “úteis”. Reforça que a futilidade é sexista, entende?

A Clara Fagundes, que é pesquisadora científica, falou sobre isso aqui!

Moda é futilidade?

É claro que roupa e moda são coisas diferentes, e mesmo trabalhando com moda / roupa e não considerando uma coisa fútil (até porque eu já entendi que o conceito de futilidade é sexista), eu entendo que para muitas pessoas (especialmente as que pensam que moda é fútil) comprar roupa é só uma obrigação e tem apenas a finalidade de cobrir e proteger o corpo.

Mas, já que a gente precisa usar roupa, porque não usar a moda para escolher uma roupa que faça mais sentido pra você, e que além de cobrir o seu corpo, mostre quem você é e te ajude a se sentir bem com a sua imagem pessoal? Esse é o meu trabalho na consultoria de imagem e estilo, e o que eu vejo desde 2014 é que as pessoas não me contratam por gostarem de moda, e sim por questões de autoestima e imagem pessoal!

E essa é a grande vingança da moda: mesmo quem acha que moda é futilidade, precisa usar a moda para se expressar e comunicar o que pensa a respeito do assunto. O Steve Jobs ficou famoso por só usar camisa preta de gola alta e camisa jeans o tempo todo “pra não perder tempo escolhendo roupa”, mas ainda assim escolheu os itens de moda que ele achava que funcionava pra passar a mensagem que ele queria e fortalecer a imagem de homem que é tão ocupado que usa sempre a mesma roupa sempre.

Ao mesmo tempo que a mulher que gosta de moda é taxada de fútil, a mulher que se atrever a ter um uniforme como o Steve Jobs pode ser taxada de descuidada ou desleixada por não estar enfeitada o suficiente para ser desejada. Complicado, né?

Pra finalizar, além de te convencer de que o conceito de futilidade é sexista, eu tenho que dizer que você não precisa gostar de moda para fazer consultoria de estilo. Eu sempre falo que consultoria de estilo é mais que roupa (você pode entender melhor sobre isso nesse texto aqui), e se você quiser usar roupa a seu favor e entendeu que gostar desse assunto não é futilidade, me manda uma mensagem por aqui que eu te ajudo!

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