Já contei aqui que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, e fico feliz em ver grandes marcas apresentando projetos sustentáveis para diminuir o impacto que causam na natureza, e nesse texto vou falar do projeto sustentável de algumas dessas marcas, no mundo todo.
Na semana passada, enquanto eu estava na etapa de personal shopping com uma cliente, eu vi a caixa de recolhimento de roupas usadas na Zara e fui pesquisar sobre, e ao divulgar o projeto lá no instagram, fiquei sabendo de outros projetos parecidos.
Coleta de roupa usada Zara
O projeto da Zara consiste em coletar a roupa usada que você depositar nas lojas participantes e eles recuperarem e dar uma segunda vida a ela.
Essas peças serão doadas para organizações parceiras (como a Cruz Vermelha e a The Salvation Army, por exemplo) ou recicladas e transformadas em novos tecidos para ajudar a financiar os projetos sociais dessas organizações.
Além de aumentar a vida útil das peças, esse projeto ajuda às instituições locais e diminui o impacto ambiental que a produção de uma peça nova causaria.
Você pode saber mais sobre o projeto e ver as lojas participantes perto da sua casa nesse link aqui.
Vitrine Consciente H&M
No mesmo dia que eu postei sobre o projeto da Zara, eu postei sobre a vitrine consciente da H&M de Estolcomo, na Suécia.
A vitrine mostra uma máquina chamada Looop, que irá desmontar a vestimenta, fragmentando o tecido em fibras que serão reutilizadas para criar peças novas, em até 5 horas.
Isso evita que roupas usadas, que seriam descartadas e provavelmente acabariam em aterros sanitários sejam reutilizadas.
Vale a pena dizer que esse processo não usa água ou produtos químicos e, quando é preciso adicionar matérias-primas, elas são de origem sustentável.
Os clientes podem levar roupas que não querem mais até a loja e assistir todo o processo de reciclagem da peça, que consiste em desfibrar as peças antigas em uma máquina, que depois recebe uma pequena quantidade de fio virgem, para dar mais firmeza à fibra que passou pelo desmembramento mecânico. Depois, o fio agora pronto é transformado numa nova roupa – num processo semelhante à produção de malha comum.
Levi’s Second Hand
Também fora do Brasil, a Levi’s lançou uma campanha onde você leva uma calça ou jaqueta Levi’s que você não use mais e troca por um vale-presente para comprar outra peça Levi’s, e as peças usadas que você deixou lá são vendidas.
Ao comprar Levi’s ® SecondHand você ajudará o planeta estendendo a vida útil de roupas de qualidade. Manter as roupas em rotação por mais nove meses reduz a emissão de carbono, os resíduos e o gasto de água em cerca de 20 a 30% cada.
Esse não é o único projeto sustentável da marca, e você pode ler mais a respeito deles nesse site aqui.
Melissa Flox M: A Melissa 100% reciclada
Também postei lá no instagram que esse ano a Melissa lançou o primeiro calçado 100% reciclado, feito a partir de outras Melissas usadas, que foram deixadas nas lojas no ano passado.
A Melissa Flox M foi lançada no dia 15 de outubro, que é considerado o dia do consumo consciente, e junto com a divulgação, também deixaram a caixa para coleta de outras Melissas usadas, para serem recicladas.
Renner e C&A fazem parceria com brechó online
Não dá para fazer sobre o projeto sustentável das grandes marcas sem falar que as lojas de departamento C&A e Renner fizeram parceria com o brechó online Repassa (que eu uso e recomendo sempre para as minhas clientes) de forma independente, com a intenção de ajudar os clientes a venderem as roupas que não usam mais.
O projeto funciona de forma diferente em cada uma delas, mas a ideia é a mesma. Você vai receber a “Sacola do bem” (que é como o Repassa chama tanto a sacola que chega com as peças que vão ser vendidas quanto a sacola que chega na casa da cliente com as peças que ela comprou) e vai enviar para a loja com as peças que você quer vender.
Já falei sobre o Repassa nesse texto aqui, que é o brechó que eu mais indico para as minhas clientes.
A Renner tem parceria com algumas ONGs como as Casas André Luiz, o GRAACC ou a APAE, e você pode sacar o valor da venda ou doar para uma delas.
Deixando suas peças na C&A (ou pedindo para eles recolherem gratuitamente na sua casa), você pode usar 60% do valor em compras no Repassa. A varejista fará a distribuição de 10 mil sacolas para clientes do seu programa de relacionamento, o C&A&VC, para incentivar a participação no projeto.
Para os demais clientes, serão oferecidos cupons de desconto de 50% para a aquisição da “Sacola do Bem”, incentivando a adesão ao projeto. Cada uma sairá R$ 12,49.
Eu estou aqui na torcida por mais empresas criando o seu próprio projeto sustentável! O planeta e os nossos bolsos agradecem!
E se você gosta desse tema, me acompanha lá no instagram, onde eu compartilho mais notícias e novidades sobre moda e estilo!