Nesses mais de 7 anos (desde 2014) que eu faço análise de coloração pessoal (5 deles fazendo também a análise de coloração pessoal online) eu atendi algumas pessoas que tinham a pele oliva, por que é um tipo de pele mais incomum aqui no Brasil.
Infelizmente nenhuma delas me autorizou usar as imagens delas para ilustrar um post no instagram ou falar sobre isso aqui no blog, mas essa semana uma cliente lá dos EUA topou, e aqui estou eu para falar desse assunto!
O que é a pele oliva?
Eu já falei nesse texto aqui sobre como entender a cartela de coloração pessoal, onde eu explico as três dimensões das cores (temperatura, intensidade e profundidade), e se você ainda não leu, vale a pena ler ele antes de continuar esse texto aqui.
A pele oliva parece uma pela quente e também tem quem fale dela como “falsa quente” por ter características de pele quente (como o subtom mais amarelado e os cabelos puxando pro dourado, por exemplo), mas se valoriza com os tons frios.
Nessas fotos da cliente dá pra ver bem que a pele dela reage melhor ao tecido azul (cor fria), e que o tecido amarelo deixa em volta da sua boca mais esverdeado (o nome oliva vem da oliveira, a árvore da azeitona) ao invés de acinzentado, além de mais olheiras e marcas de expressão:
As pessoas identificadas com esse tipo de pele não têm a temperatura fria como principal característica, ou seja, têm o subtom neutro. Nesse caso, como a pele neutra sempre tem um sobrenome, trata-se de uma pele neutra fria.
Quem tem pele oliva pode ter quais cartelas?
Como a pele oliva é uma pele neutra fria, vamos ter apenas quatro opções de cartelas:
- Verão suave
- Verão claro
- Inverno intenso
- Inverno profundo
A minha cliente dos EUA é inverno intenso. Essa característica é vista na intensidade das cores dela e no brilho que tem, além de ela “segurar” as cores intensas dos tecidos usados.
Também vale lembrar que como toda cartela neutra, ela tem uma cartela de transição, ou seja, uma segunda cartela que também favorece a sua beleza, por ter a mesma característica principal. Nesse caso, a cartela de transição de quem é inverno intenso é a primavera intensa. Eu falei mais sobre cartela de transição nesse texto aqui.
Feedback da cliente ao descobrir a pele oliva
O mais gostoso do meu trabalho é receber o feedback das clientes ao verem o resultado das cores certas no seu rosto, afetando diretamente a sua autoestima!!
No mesmo dia que recebeu o material da coloração online, a cliente pintou o cabelo de acordo com as instruções do material que eu enviei, e me mandou esse feedback lindão:
Ela me contou que nunca tinha acertado no tom do cabelo justamente por sempre usar tons que eram mais quentes, o que fazia com que ela sentisse a pele mais apagada / pálida. Ela também autorizou que eu mostrasse o antes e depois de ela pintar os cabelos:
Consegue ver que a beleza dela é mais harmônica na segunda foto? Coloração é sobre repetição de características, sobre harmonia, e harmonia é uma das formas de o nosso cérebro entender beleza!
Outro relato que ela fez foi sobre a maquiagem: Além de ela nunca ter encontrado uma base de fundo quente / amarelado que funcionasse com ela, ela precisava “carregar” mais na maquiagem para compensar o brilho natural que ela tem, e que era apagado pelo tom errado do cabelo e das roupas!
Quem pode ter a pele oliva?
Como falei no início do texto, a pele oliva é bem rara, e nesses 7 anos eu devo ter tido umas 20 clientes no máximo (lembrando que só em 2020 eu fiz mais de 200 análises de coloração pessoal online), mas já vi pele oliva em clientes com pele negra, com ascendência asiática e brancas, com nuances que variam um pouco, podendo ser azul esverdeado, verde amarelado, etc.
Alguns estudos dizem que a pele oliva é mais comum em peles negras, mas quando falamos de Brasil, precisamos lembrar que somos um povo muito miscigenado, e por isso, é difícil falar em generalizações.
A atriz Juliana Paes é um exemplo de pele oliva. Quando ela divulgou a cartela de coloração pessoal dela nas redes sociais várias pessoas ficaram em choque ao saber que ela é inverno profundo / escuro, já que, olhando pra ela, a impressão que se tem é de uma pele mais quente.
Também dizem que a Cléo Pires e a Megan Markle (duquesa de Sussex) também têm a pele oliva, mas não encontrei nenhuma prova disso na internet.
Se você chegou a esse texto por que tem dúvida se tem a pele oliva, ou quer entender melhor como usar as cores a seu favor, me mande uma mensagem!