icone-site-vestindo-autoestima
festa-de-confraternizacao-o-que-vestir-3

O que usar na festa da empresa?

Apesar de ser contra a maioria das regras como “pode x não pode” em moda e falar sempre sobre isso lá no meu instagram, algumas regras devem ser obedecidas. É o caso da festa de confraternização da empresa, porque é uma festa e é trabalho / ambiente profissional, e por isso existe um dress code, que diz o que é certo e errado quando o assunto é o que usar na festa da empresa.

A festa de confraternização acontece no final do ano, e apesar de ser uma festa, é para confraternizar com os outros funcionários da empresa (e normalmente em horário de expediente), e isso já faz com que não seja uma festa como outra qualquer, que você vai com os amigos, família ou com o seu namorado.

A gente precisa seguir o dress code de eventos quando ele é informado pelo anfitrião, mas a festa de final de ano da empresa costuma ter um dress code específico: Você não deve vestir nada que te deixaria com vergonha no dia seguinte numa reunião importante, enquanto argumenta com o seu chefe porque merece ser promovida, ou enquanto dá o feedback de desempenho de um dos seus funcionários, ou enquanto toma o café no refeitório, por exemplo.

Mas isso significa que você não vai poder usar biquíni e entrar na piscina na confraternização da empresa? Não é isso. Você pode sim!! Mas vai depender do tipo de empresa que você trabalha, do seu cargo, do tipo de biquíni que você gosta, e até do conceito de “se envergonhar” que você tem. Saber o que usar na festa da empresa é importante, então vamos às dicas:

O que usar na festa da Empresa: O que pode e o que é melhor evitar

Quando eu trabalhava em Recursos Humanos (eu sou psicóloga e trabalhei 12 anos em RH antes de virar consultora de estilo, em 2014) eu costumava enviar um comunicado para os funcionários nessas situações, informando se podiam ir sem uniforme (nas empresas que aderiam) ou usar calça jeans, por exemplo. As empresas que não tem um dress code definido ou que são mais informais não costumam ter problemas nesse sentido, e vale só evitar decotes, brilhos e transparências, como nos dias de expediente normal.

Se a sua empresa for mais formal e não falar nada sobre isso, você pode trocar as peças de cores neutras por cores mais coloridas, ou usar acessórios maiores ou mais chamativos, além de caprichar um pouco mais na maquiagem, pra ficar com o visual mais informal e com “cara de festa”.

Também vale pensar no que seria uma roupa ideal caso fosse casual day, se a sua empresa tivesse, ou usar coisas que nunca usa nos dias convencionais, como mix de estampas, ou peças estampadas ou coloridas, uma modelagem diferente, etc.

o que usar na festa da empresa / confraternização da empresa

Muitas empresas estão aderindo à festa de confraternização na própria empresa, durante o horário de expediente, o que significa que você vai estar no ambiente e no horário de trabalho, e dependendo da sua área ou cargo, você corre o risco de precisar atender a um cliente ou fornecedor que chegar de surpresa, e você deve levar isso tudo em consideração na hora de escolher a sua roupa. E ainda que essa possibilidade não exista, ainda assim é o seu ambiente de trabalho e a sua imagem profissional.

O que usar na festa de Confraternização num sítio

Se a festa de final de ano da empresa que você trabalha vai ser num sítio, para vocês confraternizarem durante o dia num churrasco à beira da piscina ao invés de trabalhar, você pode aproveitar tudo que o local oferecer, mas assim como você deve beber com moderação (mesmo que seja open bar), a sua roupa deve lembrar a imagem profissional que você acha importante ter. Lembre-se: A festa dura apenas algumas horas, e a sua carreira é pra sempre!

o que vestir na festa de confraternização da empresa / festa de final de ano na piscina

Você pode entrar na piscina, pode usar biquíni, mas lembre-se que não é uma pool party com as suas amigas! Vale usar shortinho jeans, vestidos levinhos, e para entrar na água, investir num modelo mais comportado, num maiô ou body ou numa saída de praia elegante.

O que usar na Confraternização da empresa depois do Expediente (Happy Hour)

Se a festa de confraternização da empresa for depois do expediente, você precisa ir trabalhar com uma roupa que dê pra usar no Happy Hour, ou levar uma bolsa com uma peça para trocar. Também tem algumas dicas de estilo pra você amarrar a camisa de uma forma diferente pra dar aquela carinha de festa.

festa de final de ano da empresa - happy hour

A dica que eu mais gosto sobre o que usar na festa da empresa no Happy hour é investir em acessórios e maquiagem, pra ficar com uma carinha diferente do dia-a-dia.

Espero que eu tenha te ajudado a saber o que vestir na festa de confraternização da empresa. Se ficou com dúvidas, deixa aqui nos comentários!

 

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!