O carnaval está chegando, e apesar da pandemia, tem quem vá viajar para praia, e por isso decidi fazer esse artigo indicando onde comprar biquíni de tecido biodegradável.
Quem acompanha o meu trabalho sabe que eu apoio e incentivo o consumo consciente, comprar de empresas pequenas e locais e falo sobre sustentabilidade, e sempre ensino a olhar a etiqueta interna das peças antes de comprar uma peça de roupa, e nesse artigo eu vou falar dessas duas coisas, dessa vez falando de roupa de praia.
O que é tecido biodegradável?
O tecido biodegradável uma inovação têxtil muito importante quando o assunto é sustentabilidade, e é um dos tecidos “amigos” do meio-ambiente.
Essa escolha consciente é especialmente importante quando falamos de biquíni e maiô, que são peças de roupa que entram em contato direto com a natureza, seja no mar, nos rios ou cachoeiras, e liberam microplásticos que poluem as águas.
O tecido biodegradável pode ser feito de fibras naturais, de origem vegetal e animal, ou ainda, de fibra sintética biodegradável, que é quimicamente alterada.
Para um tecido ser considerado biodegradável, ele deve passar por certificações que comprovem os pré-requisitos necessários em relação ao tempo de degradação e à composição da sua matéria prima.
Poliamida biodegradável
As peças produzidas a partir deste material se decompõem rapidamente após descarte em aterro sanitário. Essa decomposição, que antes demorava décadas para ocorrer na poliamida (tecido de fibra sintética mais usado para fazer biquíni), vai acontecer em 50% no primeiro ano e, em 3 anos, o artigo já estará totalmente decomposto no meio-ambiente, ou seja, quase 50 anos antes dos tecidos de poliamida comum.
Além disso, os tecidos biodegradáveis não possuem substâncias tóxicas para a pele, permitem que ela respire e durante sua produção é emitido menos CO2.
Outra informação importante: O fio de poliamida biodegradável chamado Amni Soul Eco é uma invenção brasileira! O produto foi inteiramente desenvolvido na Rhodia Solvay, no ABC paulista.
Dúvidas sobre tecido biodegradável
Eu sempre falo sobre tecido lá no instagram e é super normal as pessoas terem dúvidas e até receio em comprar novidades, então, pesquisei sobre as maiores dúvidas sobre tecido biodegradável para ajudar na sua decisão.
O biquíni de tecido biodegradável é mais caro?
Quando falamos de produtos sustentáveis, a maioria das pessoas tem a impressão de serem produtos mais caros que os produzidos por materiais comuns. Mas, como o custo extra de produção da poliamida biodegradável é inferior a 5% do custo da poliamida comum, os preços finais são bem parecidos.
O biquíni de tecido biodegradável dura menos?
Outra dúvida que as pessoas tem, por conta da decomposição mais rápida do material, é sobre a durabilidade do biquíni de tecido biodegradável.
Pesquisas mostram que a qualidade dos tecidos feitos com poliamida biodegradável é muito semelhante à dos tecidos feitos com poliamida comum, além de ter a mesma durabilidade ao longo do uso das roupas.
O processo de degradação acelerado vai ser propiciado pelas condições frequentes nos ambientes de descarte, como as condições ambientais nos aterros sanitários ou, depois de decorrido o tempo prescrito pelo fabricante do tecido.
Como cuidar das peças de tecido biodegradável?
Assim como qualquer outra peça, a indicação é olhar a etiqueta interna da peça para ver os cuidados indicados pelo fabricante.
No caso de biquínis e maiôs, o ideal é não deixar a peça molhada por muito tempo, principalmente se o local for úmido, para evitar fungos e bactérias.
Onde comprar biquíni de tecido biodegradável?
Apesar de ser uma novidade, muitas marcas já estão vendendo opções com essa tecnologia, e reuni aqui 11 marcas para você conhecer e decidir onde comprar biquíni de tecido biodegradável:
Blih!
A Blih! é uma marca carioca (como eu!) criada em 2015. Além de peças com tecido biodegradável, todas as peças tem proteção UV 50!
Coolringa
Uma marca pra quem é de Belo Horizonte e quer comprar moda praia feita com tecidos biodegradáveis é a Coolringa.
Para Gabriela, uma das criadoras da marca, usar esse tipo de tecido em roupas de praia é de extrema importância, pois estas peças dificilmente são passadas para frente.
Emi Beachwear
A Emi Beachwear tem roupas de banho com as estampas dos biquínis e maiôs pintadas à mão. A marca usa tecidos biodegradáveis de fibras sintéticas e de fibras naturais.
A marca é considerada Resort (que é uma linha mais sofisticada / mais cara) e vende em vários países. Num dos posts a dona da marca fala sobre o preço:
Flee
Lançada em 2015 por um coletivo cearense César Cunha, a Flee usa tecidos biodegradáveis e ainda trabalha com upcycling, reaproveitando sobras de tecido de suas produções em novas peças.
Itza
A linha Eco da marca Itza Swim é toda feita com tecido biodegradável. Apesar de ser uma marca paulistana, eles entregam para todo o Brasil.
Levh
Além de usar tecidos biodegradáveis, a marca Levh é a primeira no Brasil a usar um tecido feito a partir do nylon regenerado de redes de pesca e de outros tipos de nylons descartados na natureza e aterros sanitários.
A preocupação com processos sustentáveis na Levh (que também é uma marca carioca) não pára por aí. As entregas são feitas de bicicleta (no RJ) e 1% do valor de cada peça vendida é doada às instituições SOS Amazônia e Eco Surf (organização que protege e conserva praias e oceanos).
Maitreya
A Maitreya também é uma marca de moda praia autoral que usa tecido biodegradável nas peças (exceto nas peças em tie dye, que passa por um processo de tingimento especial).
Makai Bikini
Com nome inspirado na palavra havaiana que significa “do lado do mar” a Makai Bikini tem biquínis tecido biodegradável e outros tipos de roupas para compor looks.
Marju
Outra marca carioca, criada em 2016 pelas duas irmãs apaixonadas por praia e com experiência no mercado de moda (Cecília e Mariana Correia).
A Marju usa malhas biodegradável e com proteção UV nos biquínis, maiôs e saídas de praia. Até a embalagem das peças é sustentável, feita de algodão reciclado.
Ph Praia
Mais uma marca carioca (que tem filial em Miami) que eu conheci a pouco tempo e sigo lá no instagram (e me apaixono platonicamente por várias peças, já que eles não têm PP).
Pitaia Rio
Outra marca carioca de moda praia sustentável, a Pitaia Rio leva as peças que você quiser experimentar para a sua casa, sem compromisso de compra (apenas no RJ e com valor de frete variável), o que é um benefício extra em época de pandemia.
Prana Swim
Outra marca carioca sustentável é a Prana Swim, que eu conheci pelo feed lindo no instagram.
Salix Swim
A Salix Swim é mais uma marca carioca, que eu conheci pessoalmente no Coletivo Fértil, uma loja que reúne várias marcas pequenas nos shoppings aqui do Rio.
Vntta
A Vntta foi a primeira marca de biquini de tecido biodegradável que eu ouvi falar, e tem uma modelagem muito bonita e moderna.
De todas as marcas dessa lista de onde comprar biquíni de tecido biodegradável que indiquei aqui, a Vntta é a única que eu conheço os produtos pessoalmente e que pessoas que eu conheço usam.
O que levar na mala de verão
Como dica extra, vou deixar esse texto antiguinho aqui, pra te ajudar a fazer a mala de viagem pra curtir o feriado.
Se precisar de ajuda, entre em contato para fazer um orçamento pra eu te ajudar com a sua mala de viagem!
Inclusive, se você vai fazer uma viagem pra fazer ecoturismo, essas dicas sobre onde comprar um biquíni de tecido biodegradável para não prejudicar a natureza de onde você vai.