Quem me acompanha lá no instagram sabe que eu uso muito jeans no dia-a-dia, e eu já até contei aqui no blog sobre a história do jeans, que você pode ler clicando aqui.
No texto de hoje eu vou falar dos 10 melhores jeans do mundo, pra vocês conhecerem as marcas.
Os 10 melhores jeans do mundo
Antes de falar dos 10 melhores jeans do mundo, vale a pena dizer que essa lista foi feita através de pesquisas que eu faço na internet sobre as marcas mais buscadas e mais vendidas, e não de acordo com a minha opinião pessoal e nem como consultora de estilo, tá?
1- Levi’s
Nada mais justo que o primeiro lugar ficar com a marca que inventou o jeans, né? Eu contei toda a história da invenção do jeans nesse texto aqui.
Na minha opinião, como consultora de estilo e como mulher consumidora de jeans, eu também gosto muito da Levi’s, porque além de ter a minha numeração (eu visto 34 e a seguir vou dar dicas sobre onde comprar jeans 34), a variedade de modelagem da marca é muito grande, e levando em consideração a diversidade dos corpos – tendo peças na mesma numeração para quem tem mais quadril ou menos quadril, por exemplo.
2- Diesel
A Diesel foi fundada por Renzo Rosso e Adriano Goldschmeid em 1978 em Milão, e inicialmente só vendia jeans e roupas masculinas.
A marca começou a fazer um grande sucesso entre os jovens nos anos 80, e em 1981 a marca já começava a exportar as suas peças descoladas, originais e criativas.
O jeans da Diesel foi o meu maior objeto de desejo na adolescência e início da vida adulta, mas até hoje eu nunca tive uma peça da marca, que costuma ser bem cara, e até hoje é referência no mercado de jeans de luxo.
Curiosidade: Em 2017, durante a etapa de revitalização do guarda-roupas de uma cliente da consultoria de estilo presencial aqui no Rio, a cliente doou 21 calças jeans da Levi’s para o Exército da Salvação! Eu não falo sobre isso na legenda, mas dá pra ver o tamanho da pilha de calças jeans em cima da cama dela:
Desde 2017 eu nunca tive uma revitalização tão grande! Nunca mais uma cliente se desfez de tantas peças assim, e esse continua sendo o meu recorde! rs
3- True Religion
Sabe aquela musiquinha do Zeca Pagodinho que fala “você sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi eu só ouço falar”? É a minha relação com o jeans da True Religion!
A marca foi fundada em 2002 em Los Angeles por Jeff Lubell e Kym Gold com a intenção de ser a mais arrojada de todas as marcas de jeans, e é reconhecida pelas peças com lavagens e tratamentos com boa qualidade.
Como não tem loja deles no Brasil (apenas em multimarcas de luxo como a Farfetch, por exemplo), eu nunca vi uma pessoalmente. Também já vi vendendo em brechós online, então, se eles fazem o seu estilo, é uma boa oportunidade de comprar sem comprometer o orçamento.
4- Calvin Klein
A Calvin Klein foi fundada em 1968 por Calvin Richard Klein e Barry Schwartz e tem um estilo mais minimalista.
No final da década de 70, a marca começou a ganhar fama mundial com seus jeans a um preço mais acessível, com comercial com a atriz Brooke Shields para divulgar a sua coleção. O sucesso foi imediato e eles venderam 200.000 pares de calças em apenas uma semana.
As campanhas da Calvin Klein têm evoluído bastante no quesito representatividade e pluralidade, levando corpos de tamanhos diferentes para os editoriais, já colocou uma mulher trans negra em outdoors (a atriz Jari Jones), e eu adoro a campanha I Speak My Truth, de 2019, com diversas personalidades do mundo pop, com uma mistura de identidades bem bonita.
5- Armani
Para falar do jeans da marca italiana Armani, eu preciso contar um pouco da história da marca, que é um grupo que contempla três marcas:
- A Giorgio Armani, que foi fundada em 1975 por Giorgio Armani e Sergio Galeotti e é sinônimo de elegância e sofisticação, com peças femininas e masculinas de alfaiataria, além de vestidos de noite glamourosos.
- Em 1981 Giorgio Armani lançou a Emporio Armani, com roupas mais casuais e preços mais acessíveis, incluindo uma coleção de jeans.
- A partir de 2000 criou a marca Armani Jeans, que é inteiramente dedicada ao denim, e que foi considerada uma referência em jeans até 2017, com peças com acabamentos excelentes, boa qualidade e design elegante, minimalista e discreto. Em 2017 a Armani Jeans “fechou” e desde então os jeans da marca Armani são encontradas nas lojas Giorgio Armani, Emporio Armani e na A|X Armani Exchange, que é a mais acessível das três.
6- Gucci
A Gucci foi criada em 1921 e é conhecida até hoje por causa dos seus acessórios de luxo, com couros em acabamento artesanal, e só 40 anos depois criou a sua primeira coleção de roupas.
Também foi em 1961 que a marca começou com a sua atual marca registrada, que é a logomania e estamparia, que eu comparei com as roupas do Agostinho Carrara lá no instagram:
Em 1998 a Gucci entrou para o Guinness World Records por ter o par de calça jeans mais caro do mundo, o modelo “Genius Jeans” era vendido por US$3.134 em suas lojas em Milão. Esse aqui:
Nesse post do instagram eu faço uma reflexão sobre o valor intrínseco das marcas, que faz as pessoas pagarem super caro em uma peça só por causa da marca. Eu não conhecia esse recorde até fazer a pesquisa para esse texto e se visse a foto dessa calça jeans no google eu veria a beleza do bordado, mas não associaria a uma peça tão cara. Hoje em dia uma calça jeans da Gucci mais simples (considerando o estilo extravagante da Gucci) custa em torno de R$5.000
7- Seven For All Mankind
Eu também nunca vi uma calça jeans da Seven For All Mankind pessoalmente, mas quando foi criada, em 2000, já foi a primeira a produzir jeans premium em escala – e continua sendo referência em jeans premium até hoje.
Para ser considerado um Jeans Premium precisa ter três características: ter o MELHOR DENIM (fabricado na Itália), um processo muito bom de LAVAGEM e um CORTE considerado perfeito.
A marca é irreverente e inovadora, além de ter muita qualidade no tecido e no acabamento.
No Brasil, é possível encontrar o jeans da Seven For All Mankind na loja online, em multimarcas e nas suas lojas físicas, no shopping Iguatemi de São Paulo e no Village Mall, aqui no RJ.
8- Balmain
A Balmain é uma marca francesa criada em 1945, e tem uma pegada mais sensual, e inclusive os seus jeans têm o caimento perfeito, alta qualidade e design bem diferenciado.
Em 2019, na celebração à primeira loja no Brasil (no shopping paulistano Cidade Jardim), a atriz Camila Pitanga usou um look total denim da marca – com direito a laçarote no pescoço, sapato e boina!
Eu super usaria esse look, só não ia usar o salto alto!
9- Dolce & Gabanna
A Dolce & Gabanna é mais uma marca italiana na lista dos 10 melhores jeans do mundo, e também tem uma pegada mais sexy – não é a toa que a estampa de oncinha é a marca registrada deles, né?
10- Citizens of Humanity
A Citizens of Humanity é uma marca norte-americana de jeans produzido artesanalmente, o que dá à marca um controle de qualidade maior, além da pegada sustentável que é um dos seus diferenciais.
Nesse post do instagram eles falam um pouco sobre o processo de produção deles:
No Brasil, só encontramos o jeans da Citizens of Humanity em multimarcas de luxo e em brechós, e tem tamanho 34!
Porque esses jeans são tão caros?
Você deve estar se perguntando porque esses jeans são tão caros, já que a gente consegue comprar em marcas mais acessíveis por valores muito menores. Vou explicar aqui:
- O desenvolvimento e produção dessas peças são diferentes de como acontece em lojas de departamento pessoal, por exemplo, que produzem em grandes quantidades e com matéria prima mais barata, para que o custo final para o consumidor seja menor. A produção quase artesanal dessas peças, e o uso de fibras sustentáveis e tratamentos químicos naturais custam caro para quem produz, e esse preço é repassado para o consumidor.
- Muitas pessoas querem exclusividade (e status) no look, principalmente quando falamos de uma peça com origem tão popular como é o jeans, então, comprar um jeans em uma marca mais cara oferece essa sensação. A etiqueta aqui faz diferença.
- As linhas premium e super premium (as mais caras!) usam muito mais recursos para garantir um toque super macio, o acabamento perfeito, mais durabilidade e uma estética exclusiva, e isso tudo faz diferença. Esse jeans não é o mesmo jeans que a gente compra por um preço 2.000% mais caro (sim, a diferença chega a ser mais de 2.000% segundo pesquisas!).
E apesar de toda essa diferença, queria finalizar falando que nem tudo que custa mais caro é melhor que uma peça mais barata. Algumas peças melhores custam mais caro por alguns motivos, mas nem tudo que é mais barato é ruim, tá? Dá pra comprar roupa boa sem gastar muito sim, e eu mostro isso o tempo todo lá no meu instagram, enquanto mostro o processo da consultoria de estilo com as minhas clientes.
Onde comprar jeans 34
Se você é petite como eu, e também gosta de jeans, vale a pena ler esse texto aqui, onde eu dou dicas sobre onde comprar o seu jeans 34! Lá no meu instagram eu também sempre posto algumas dicas, como nesse post aqui:
Em breve eu vou explicar porque esses melhores jeans são tão mais caros que os jeans que a gente encontra em lojas mais populares e nacionais – aqui ou no instagram. Fica de olho!