Search
Close this search box.

Os elementos de estilo da Frida Kahlo

Hoje, dia 06/07/2021, a Frida Kahlo faria 114 anos, e como homenagem a essa grande mulher, que morreu em 1954 aos aos 47 anos, por causa de vários problemas de saúde , vou falar dos elementos de estilo da Frida Kahlo e sua influência na moda.

Mas para entender melhor o estilo da Frida Kahlo (que era múltiplo e não um só, como deve ser), eu vou falar de cada um dos elementos que ela usa ao se vestir separadamente.

Os elementos de estilo da Frida Kahlo

Elementos de estilo são itens que fazem a nossa assinatura de estilo. Aquelas coisas que todo mundo lembra da pessoa quando vê, sabe? E a Frida Kahlo tinha muitos!!

Eu achei essas imagens abaixo no Pinterest que tem um resumo maravilhoso sobre os elementos de estilo da Frida Kahlo, e vou acrescentar algumas informações a seguir.

Frida era uma artista, e usava os seus looks pra expressar a sua arte, o seu estilo e a sua personalidade. Ela também era uma mulher muito transgressora, e usava a sua voz e o seu status para se posicionar como mulher – e para valorizar outros artistas (como o brinco que Picasso deu pra ela de presente por saber que ela gostava de acessórios extravagantes) e os lenços e xales mexicanos, para apoiar os trabalhadores do seu país.

Ao contrário da elite de sua época, ela gostava de tudo o que era verdadeiramente mexicano: jóias e roupas das índias, objetos de devoção a santos populares, mercados de rua e comidas cheias de pimenta.

Frida Kahlo gostava muito de itens artesanais (ela era artista e sabia o valor desses itens) e o artesanato aparecia nas suas peças e acessórios também.

Ela também usava as roupas para esconder as suas dores, fragilidades e angústias. Moda é ferramenta de expressão e a gente deve usá-la para mostrar ou esconder o que a gente quiser, do nosso corpo / nossa história e personalidade.

As saias e vestidos que a Frida Kahlo usavam (e viraram símbolos do estilo marcante dela) serviam tanto para ela se sentir mais feminina e sensual (e agradar o seu ex-marido Diego, que adorava ver ela vestida assim), quanto para esconder um pé atrofiado e uma perna mais fina que a outra por causa da poliomielite, que ela teve aos 6 anos.

O colorido de Frida Kahlo inspirou marcas como Givenchy, Marc Jacobs, Valentino e Jean Paul Gaultier, levando referências de marcas locais que ela usava para essas marcas consagradas mundialmente.

Sua relação com a moda era tão visível (e continua sendo referência, ensinamento e assunto até hoje), que em 2016, ao ir numa exposição sobre a vida dela aqui no Rio de Janeiro, uma das salas era só pra falar das suas roupas – e óbvio que foi uma das minhas partes favoritas, e que eu mostrei lá no instagram, na época:

Na exposição tinha vários quadros que ela pintava contando a sua história e as suas dores. E ela também fazia quadros de si mesma: ‘Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor’. Ela também pintou vários quadros sobre os abortos que sofreu e a tristeza de não poder ser mãe – também por conta dos seus problemas de saúde.

Vítima de um terrível acidente de ônibus aos 18 anos (Ela foi varada por um ferro que lhe atravessou o abdome, a coluna vertebral e a pélvis, sofreu múltiplas fraturas, fez 35 cirurgias e ficou muito tempo presa em uma cama), precisou usar colete de gesso por grande parte da sua vida, e ela o pintava pra diminuir a sua dor e ver mais beleza no que fazia parte da sua vestimenta, mesmo que coberta pelas suas blusas. Sabe essa coisa de se vestir pra gente mesmo? Então!

No início, ela usava esses espelhinhos pequenos para ver o que estava pintando, mas depois, sua mãe colocou um espelho em cima da sua cama, e isso facilitou muito o seu processo criativo.

Em 2023 eu fui na exposição Frida Imersiva aqui no Rio de Janeiro e tirei foto com alguns coletes de gesso inspirados nos que ela pintou nessa época.

Nesse dia eu usei blusa floral, cores, e mix de estampas com o tênis, também floral, para trazer esses elementos de estilo da Frida Kahlo pro meu look. E continua:

Parte da sua personalidade transgressora fez com que ela conseguisse um lugar de destaque no mundo da arte, quando, ainda na adolescência, se vestia com roupas masculinas para se passar por um homem e mostrar os seus quadros.

Frida, ao centro, usando roupas masculinas

Depois de casar com Diego, que foi o pintor mexicano mais importante do século 20 e sempre a apoiou, sendo muito importante para o seu sucesso. As inúmeras traições também foram importantes para ela se descobrir uma mulher forte e muito sensual, e ela explorava essa sensualidade com vestidos e saias, cores e batom vermelho – além da sua personalidade, que atraía as atenções.

No post de hoje lá no instagram eu mostrei um pouco mais sobre os elementos de estilo da Frida Kahlo que eu usei no meu look quando conheci um restaurante aqui no Rio de Janeiro que é todo inspirado nela.

Espero que conhecer um pouco mais dos elementos de estilo da Frida Kahlo tenha feito você admirar ainda mais essa mulher incrível, como aconteceu comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!