Em 2021, ainda no meio da pandemia, eu resolvi organizar o guarda-roupas e descobri que na minha gaveta de pijamas tinha mais pijama cinza do que eu imaginava.
Eu cheguei a falar sobre isso lá no meu instagram, pra mostrar que, apesar de eu ser consultora de estilo desde 2014, eu não comprava pijamas de forma intencional (pensando no meu estilo, ao invés de só no conforto na hora de dormir) e acabei me assustando com a quantidade de pijama cinza que eu tinha.
E claro que eu quis entender porque isso tinha acontecido, se tinha sido uma escolha inconsciente ou se eu tinha comprado todos esses pijamas de cor cinza por causa de fatores externos.
Na época eu falei que o cinza é a cor da preguiça, e isso explica também a quantidade de pijama cinza nas lojas, e vou começar falando sobre isso.
Psicologia das cores: significado do cinza
A psicologia das cores é o estudo do efeito das cores no nosso cérebro, e é uma coisa muito usada no marketing, para despertar desejo e a atenção das pessoas, ou transmitir seriedade, por exemplo, e por isso está associada às emoções.
O cinza é uma cor acromática (sem cor), cuja luminosidade fica no meio do branco (a luz máxima) e do preto (a luz nula), e assim como as outras cores, não tem um significado único quando o assunto é Psicologia das cores, e sim variantes positivas e negativas para tonalidades diferentes.
Mas, apesar disso, o cinza é normalmente associado à tristeza e à depressão, e por isso, é comum escutar pessoas usarem expressões como “você leva uma vida cinza” ou “o dia está muito cinza” para falar desses sentimentos ou emoções.
Alguns significados do cinza na Psicologia das cores (em ordem alfabética, para não interferir na sua interpretação):
- Aconchego
- Calma
- Delicadeza
- Depressão
- Elegância
- Equilíbrio
- Formalidade
- Modernidade
- Neutralidade
- Preguiça
- Relutância
- Resignação
- Sabedoria
- Sofisticação
- Sutileza
- Tédio
- Tranquilidade
- Tristeza
Eu já falei aqui sobre a mensagem das cores, e é importante dizer que também na psicologia das cores existe diferença de mensagem / significado de acordo com as 3 características das cores (temperatura, intensidade e profundidade), e foi assim que eu concluí que o pijama cinza é uma escolha inconsciente.
Enquanto as cores quentes transmitem mensagem de Agitação, Descontração, Energia e Interação, as cores frias transmitem mensagem de Autoridade, Distância, Equilíbrio, Refinamento e Tranquilidade.
Mesmo tendo uma cartela quente (outono profundo), todos os meus pijamas cinzas eram em tonalidades frias, pra trazer essas sensações que facilitam o descanso e o “desligar” do corpo, e se você quiser comprar um pijama cinza vai perceber que a maior oferta nas lojas é de cores mais suaves e frias.
É claro que outras cores aparecem em pijamas mais sensuais e na pandemia a gente viu aumentar as opções de pijama no mercado de moda porque as pessoas ficavam muito em casa e precisavam se sentir aconchegados e calmos, e o pijama em cores mais coloridas poderia ajudar a não piorar a saúde mental.
Pijama na cartela
Depois que eu descobri que tinha um monte de pijama cinza eu decidi começar a comprar, dessa vez de forma consciente, pijamas na minha cartela de coloração pessoal, e assim como outros looks, já mostrei alguns lá no meu instagram também:
Esse aqui de baixo, além de estar na minha cartela é de poliéster, comprado para uma viagem que eu fiz no inverno do ano passado, para me manter aquecida.
Na hora de escolher o pijama, conforto é muito importante, e pensar no tecido vai te ajudar nessa missão. Já falei sobre quando usar o poliéster nesse texto aqui.