Vestindo Autoestima

Prioridade adequação: Como se vestir de forma adequada

Deixei a prioridade adequação por último porque é a mais complexa de todas, justamente porque o conceito de adequado varia de pessoa pra pessoa, e todo mundo quer se sentir adequado dentro do seu conceito e dos seus valores, mas aqui, nesse caso, não é esse tipo de adequação.

Lembra que eu falei aqui que a minha prioridade de vida é decoração pra parecer mais criativa por ser consultora de estilo? Isso nada mais é do que parecer adequada dentro do que as pessoas esperam que uma consultora de estilo se pareça – e isso é do ser humano, não tem nada a ver com estilo. Aqui a gente está falando de outra coisa!

Prioridade adequação

Quem tem prioridade adequação quer se sentir elegante e bem vestida de maneira clássica e mais tradicional, o que não significa, de forma nenhuma, que as mulheres que têm os outros tipos de prioridades não possam ser consideradas elegantes ou bem vestidas. É apenas um nome que foi convencionado pela história da moda, ok?

É claro que associar o estilo universal elegante à adequação é um conceito ultrapassado e classista, afinal, não é todo mundo que pode usar alfaiataria e nem gosta desse tipo de roupa, mas ainda é um termo muito usado, infelizmente, por muitas consultoras de estilo – e eu sou totalmente contra, óbvio.

Mas, quem tem prioridade adequação vai gostar desse conceito justamente por que é o que é convencionado, por anos, como o certo. E pra essas pessoas, cumprir regras e não sair do dress code (mesmo implícito) é importante – assim como a opinião alheia.

Você precisa se sentir adequada?

O conceito de adequação está muito ligado à preocupação com o que os outros pensam. Na metodologia que eu aprendi na minha formação com a Oficina de Estilo, a sensação de adequação está diretamente relacionada a um dress code ou personalidade e estilo mais rígidos e formais ou ao estilo universal clássico / tradicional.

Pessoas que precisam se sentir adequadas geralmente têm essas características:

Situações que exigem adequação

Quem tem prioridade adequação (de alma ou de vida) quer estar parecida com o grupo, sem se destacar ou chamar a atenção, e a impecabilidade e elegância também são importantes.

Algumas mudanças demandam a necessidade de se sentir adequada:

Se a necessidade de se sentir adequada independe do momento atual da sua vida ou fora de situações que exijam um dress code mais formal, essa é uma prioridade de alma, e não de vida.

Como se vestir de forma adequada

A mulher que tem essa prioridade costuma pensar sempre na relação custo x benefício das peças e não arrisca e nem inova muito no visual. Veja alguns elementos que ajudam a criar um look adequado / elegante:

Eu sou contra a lista de “peças essenciais” porque cada tipo de estilo e prioridade tem a sua própria lista de peças essenciais, mas aqui cabe citar peças específicas, porque esse estilo combina com os clássicos. Nesse texto aqui eu falei dessas peças e como a mulher de cada estilo os usa.

Sair da versão mobile