Nessa semana aconteceu em São Paulo a sexta edição da semana de moda sustentável (BEFW) e eu vou falar sobre a presença da Renner na Brasil Eco Fashion Week, pra falar sobre as possibilidades de produzir (e de consumir de forma mais consciente) em grandes marcas.
Quem acompanha o meu trabalho por aqui e pelo instagram sabe o quanto eu apoio o consumo consciente e sustentável, e que também levo as minhas clientes em lojas de departamento na etapa de compras, e por isso achei importante falar da Renner na Brasil Eco Fashion Week e como ela chegou nesse lugar.
Mas antes de falar da importância da presença da Renner na Brasil Eco Fashion Week (que é uma loja de departamento / fast fashion) vou explicar melhor o que é esse evento, também conhecido por BEFW.
O que é a Brasil Eco Fashion Week?
O Brasil Eco Fashion Week (BEFW) é um evento anual que promove as boas práticas de sustentabilidade no mercado e indústria da moda brasileira, reunindo conteúdos educativos e inspiracionais, desfiles, salão de negócios, exposições e atividades de empreendedorismo.
Também definido como uma semana de moda, e plataforma digital, o evento agrega cerca de 120 colaboradores, somados a dezenas de empresas envolvidas no patrocínio, apoio e realização das edições. O BEFW se estabeleceu em São Paulo, recebendo empreendedores, profissionais, estudantes e consumidores de todas as regiões do Brasil, conectados ao propósito de utilizar a moda como uma rede positiva e ferramenta de transformação.
A sexta edição do Brasil Eco Fashion Week aconteceu em São Paulo entre os dias 1 e 6 de dezembro, é gratuito e aberto ao público, justamente para fortalecer a cultura de sustentabilidade na moda e dar visibilidade a quem faz diferente e está ajudando a cocriar o futuro da moda.
No site da BFEW (de onde eu tirei todas essas informações) eles também explicam como fazem a curadoria das marcas que vão estar no evento, e isso mostra a importância da presença da Renner na Brasil Fashion Week para a moda sustentável no Brasil.
Critérios de curadoria das marcas
A curadoria das marcas que vão participar do evento é feita por uma equipe de profissionais convidados, sendo até 8 pessoas conectadas ao mundo da moda sustentável, de acordo com esses critérios abaixo:
- Realização de práticas que: reduzem ou eliminam a geração de resíduos sólidos; eliminam o uso de componentes químicos tóxicos ou potencialmente contaminantes; reduzam o índice de emissões atmosféricas; reduzem o uso de água e/ou energia.
- Prática de Modelos de Negócio inovadores;
- Estratégias gerais voltadas para o escopo da Economia Circular. Já contei nesse texto aqui que a Renner é dona do Repassa, que é o maior brechó online do Brasil e que eu uso muito para as compras das minhas clientes da consultoria de estilo online.
- Articulação com projetos, cooperativas ou grupos sociais, com foco em geração de renda e redução de desigualdades;
- Articulação com projetos/compromissos que busquem maior diversidade, inclusividade e representatividade de raças e culturas, no mercado e indústria da moda;
- Uso de novas tecnologias para a sustentabilidade;
- Comunicação clara, educativa e transparente em relação às práticas da marca;
- Certificações de materiais e cadeia produtiva;
- Tempo de mercado e apresentação de metas futuras;
- Variedade no perfil das marcas escolhidas.
Eu não sei você, mas eu fico muito animada de saber que uma loja de departamento cumpre requisitos tão importantes para o futuro da moda sustentável – e é por essas e outras que a Renner é a minha loja de departamentos favorita! (e isso não é uma publi, tá? infelizmente rsrs)
A Renner na Brasil Eco Fashion Week
Sempre que eu vou à Renner na etapa de compras com uma cliente eu mostro opções sustentáveis da marca, e algumas lojas têm um painel que estava lá no espaço da Renner na Brasil Eco Fashion Week, com as informações sobre as iniciativas da marca, com peças com o jeans, algodão e a viscose mais responsáveis.
Alguns dados:
- Mais de 99% do algodão utilizado nas peças da marca é certificado, orgânico ou agroecológico, ou com características que ajudam a causar menos impacto no meio ambiente.
- A viscose (que é a segunda matéria-prima mais usada na produção das peças) também é, na grande maioria, certificada, e o compromisso da Renner é de não usar matéria-prima vinda de florestas nativas ameaçadas de desmatamento.
- O jeans da Renner também é mais sustentável e responsável (chamado de Re-jeans): o algodão é mais responsável, usa menos água na produção, e tem peças feitas com sobras de matéria-prima.
No espaço da Renner na Brasil Eco Fashion Week também tinha algumas peças de upcycling, que é outra prática de moda sustentável, em parceria com a marca Comas.
Espero que outras marcas se inspirem e que isso vire tendência!