Search
Close this search box.
Descarte e doação de roupas íntimas

Roupas íntimas: Como descartar? Dá pra doar?

O Rio Grande do Sul está passando pela pior tragédia da sua história, com enchentes, inundações, mortes e milhares de pessoas desalojadas, e como cada pessoa ajuda como pode, eu fiz um conteúdo lá no meu instagram falando sobre doação de roupas íntimas para a população gaúcha, e vou falar de forma mais completa por aqui sobre o assunto também.

Num dos comentários do post, uma seguidora falou que não achava “digno” usar uma calcinha usada / de segunda mão, e eu falei que entendia o preconceito porque isso também acontece com roupa de brechó, mas como consultora de estilo e entusiasta da moda circular e da sustentabilidade na moda, o meu papel é informar sobre as possibilidades que existem.

Além de explicar como e onde doar as roupas íntimas que você não usa mais, também vou explicar como essas peças podem ser descartadas corretamente.

Pode doar roupa íntima?

Ao contrário do que muita gente acha, a gente pode doar roupa íntima sim, tanto calcinhas, quanto sutiãs, cuecas, pijamas e meias, tanto para reuso (para outras pessoas usarem) quanto para reciclagem, para diminuir a quantidade de resíduo têxtil!

No vídeo que eu postei eu também contei que a Dra Mariangela Maluf, que é médica ginecologista pela USP e doutora em ciências pela USP, reforça que é possível higienizar as peças íntimas para realizar doações e que lavanderias industriais, com o uso de água quente e detergentes, têm a capacidade de eliminar agentes infecciosos, fazendo com que as peças possam ser doadas sem nenhum risco para quem recebê-las. Veja o vídeo:

A seguir vou explicar como e onde fazer a doação de cada tipo de item:

Onde doar roupa íntima?

Infelizmente não existem muitos lugares que aceitam doação de lingerie usada, mas algumas marcas como a Ava Intimates, que começou esse projeto em 2020, durante a pandemia. A marca é de SP e além de receber essas roupas íntimas do Brasil todo e doar para quem precisa, ainda te dá 10% de desconto nas suas compras.

A Hope, que tem o projeto Doe Esperança recebe essas roupas íntimas em várias lojas espalhadas pelo país e fazem a destinação para mulheres em vulnerabilidade (em situação de rua ou em cárcere, por exemplo, ou em casos como esse do Rio Grande do Sul, onde as pessoas perdem tudo) ou para instituições responsáveis depois de higienizar e desinfectar corretamente as peças.

Hope doe esperança - doação de roupas íntimas

Além da questão social, a doação de lingerie e pijamas usados também é uma questão ambiental. Segundo a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), a cada ano, cerca de 170 toneladas de lixo são produzidas pelo setor de roupas íntimas do Brasil e menos da metade deste total é reciclada.

A Caon Lingerie, que é uma marca do Rio Grande do Sul, também recebe lingerie usada, higieniza e envia para quem precisa. E como eles mesmo falam, calcinha é uma roupa como outra qualquer!

Caon Lingerie - doação de calcinha usada

Apesar de a Política Nacional de Resíduos Sólidos prever co-responsabilidade entre as empresas, os consumidores e o governo na destinação correta dos resíduos, ainda falta muito para as empresas fazerem a parte delas. Vale lembrar que também é nossa responsabilidade cobrar que elas ofereçam algum tipo de solução, como eu contei nesse outro texto que as grandes marcas de fast fashion, como a Renner, C&A, Zara e H&M já fazem.

Como doar roupas íntimas usadas?

Se as roupas precisam estar em bom estado de conservação para serem doadas, com as roupas íntimas o cuidado tem que ser redobrado – mesmo doando para essas empresas que fazem a desinfecção e higienização antes de doar. Fiz um checklist pra ajudar:

  • Elástico ainda com elasticidade, sem estar esgarçado
  • Renda sem rasgos
  • Tecido sem bolinhas e manchas
  • Fundo da calcinha sem manchas (mesmo aquelas causadas pelo PH ácido da vagina, que é super natural e comum)
  • Limpas
renner Brasil eco week - sustentabilidade Renner

Se perto da sua casa não tiver nenhuma marca que receba roupas íntimas para doação, você pode levar a uma loja da Zara, C&A ou Renner, para que essas peças sejam descartadas ou transformadas em outras peças através do upcycling e até mesmo virar outro tecido!

Não podemos continuar jogando roupa no lixo, né? Olha o tamanho do lixão de resíduos têxteis no deserto do Atacama, que já pode ser visto a olho nu do espaço:

descarte textil no deserto do Atacama

Atenção: Cada marca tem a sua política própria, então vale consultar o site ou algum funcionário nas lojas para saber que tipo de peça eles recebem!

Onde doar meias usadas?

Em 2023 o projeto Meias do Bem da marca Puket fez 10 anos de existência, e a cada 40 pares de meias usadas que eles recebem, eles transformam em cobertores e doam para população de rua.

meias do bem PUKET

Nesses mais de 10 anos de projeto eles já entregaram mais de 55 mil cobertores, representando mais de 32 toneladas de resíduos têxteis reciclados.

Muito bom juntar sustentabilidade e solidariedade, né? Conhece outra marca ou instituição que recebe doação de roupas íntimas: Me conta aqui pra eu atualizar o texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!