icone-site-vestindo-autoestima
kefera-jantar-sabrina-sato

Sobre a roupa da Kéfera no jantar beneficente da Sabrina Sato

Essa semana (dia 08/11) aconteceu em São Paulo o jantar beneficente em prol do Instituto Sabrina Sato, e a youtuber Kéfera compareceu e acabou virando meme, por causa da roupa que ela escolheu para usar no evento.

Apesar do blog do site ser novo, eu escrevo sobre moda e estilo na internet desde muito antes de fazer o curso de consultoria de estilo e fazer disso a minha profissão, e sempre defendi o direito à autenticidade e a usar o que a gente gosta independentemente de estar na moda ou não. Mas, ao mesmo tempo, é importante seguir algumas regras de etiqueta e dress code.

Muitas das minhas clientes pergunta “onde vou usar isso?” ou “posso usar isso?”, e essas são, sem dúvida, dúvidas gerais de todo mundo, que eu pretendo esclarecer em posts futuros aqui no site! Mas hoje vamos falar porque a Kéfera errou (e se ela errou) ao escolher a roupa que usou no jantar da Sabrina Sato.

Como saber quando a gente pode ser autêntica e usar o que quiser e quando a gente deve respeitar o dress code?

Eu costumo responder essa pergunta sempre pelo mais óbvio: Se o evento tem um dress code específico, ele deve ser respeitado, assim como você deve respeitar o dress code da empresa que você trabalha. Se não tiver, você deve considerar outros fatores na hora de escolher a roupa, como o horário do evento, o local, o clima (frio, calor, chuva), o seu estilo e a imagem que você quer transmitir.

Alguns sites têm se referido ao jantar da Sabrina Sato como um “jantar de gala”, e se a festa é de gala, traje a rigor ou black tie, você precisa estar vestida com roupas mais formais, como as que você usaria para um casamento à noite ou para um evento tipo “red carpet”.

Para festas desse tipo, os vestidos longos são sempre os mais indicados, mas se você acompanha eventos tipo Met, Oscar e outros eventos onde as personalidades desfilam no tapete vermelho, deve ter percebido que muita coisa tem mudado: Mulheres têm usado calça comprida no lugar do vestido, e sapatilhas e sandália rasteirinha ao invés dos saltos altíssimos. Mas ainda assim, o traje continua formal.

Por outro lado, a única informação que o convite trazia sobre o dress code era que os convidados deveriam usar roupas claras, que a youtuber que está em cartaz com o filme “É fada!” seguiu ao escolher um look da grife Carmen Steffens, com mini saia jeans, blusa off white  e sandália, um look básico que custa cerca de 1,5 mil na loja virtual da marca.

kefera-jantar-sabrina-sato-2

Afinal, a Kéfera errou ou não na escolha do look?

Se o convite dizia que o jantar era de gala, ela errou na escolha das roupas sim, e deveria ter usado peças mais formais, como a anfitriã (Sabrina Sato) e as outras convidadas que posaram ao lado dela na foto que virou meme.

Se o convite citava apenas a necessidade de usar roupas claras, ela não errou, apenas usou algo que fala do seu estilo pessoal e que ela gosta, se sente à vontade e bonita – independente do nosso gosto pessoal e de a gente achar bonito ou feio.

Como obedecer o dress code respeitando o nosso estilo pessoal?

Existem diversas formas de se vestir para cada tipo de evento, e a consultoria de estilo serve exatamente para te ajudar a respeitar o seu estilo enquanto respeita esses códigos de vestimenta, porque cumprir regras é importante sim, mas se vestir de forma coerente com quem você é também é.

Na foto com outras celebridades como a Sabrina Sato, Marília Gabriela e a Ana Hickmann a gente vê que cada uma delas está vestida de uma forma diferente, de acordo com o seu estilo pessoal. O vestido da Mirella Santos, por exemplo, também não é considerado um traje formal, mas é menos informal que jeans, e por isso, chamou menos atenção (mas estaria tão errado quanto a roupa da Kéfera, se o evento realmente fosse de gala).

Nesse texto eu falo sobre descobrir as prioridades de cada cliente na consultoria de estilo, que é o que define como cada pessoa se veste. Não tem nada de errado em querer parecer sexy no casamento da sua melhor amiga, ou no ambiente de trabalho. Seja qual for a imagem que você quer passar, existem várias maneiras para isso, e o que é mais importante: Sem precisar desrespeitar o dress code!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!