Vestindo Autoestima

Os melhores tecidos para o inverno da Europa

Apesar de ter feito muito frio esses dias aqui no Rio de Janeiro e eu ser bem friorenta, esse texto não veio da minha necessidade e sim porque estava pesquisando sobre os melhores tecidos para o inverno pra uma das minhas clientes da consultoria de estilo online que mora na Suíça e está com essa demanda, e ao invés de mandar essas informações só pra ela, resolvi compartilhar aqui com todo mundo!

Eu estudo muito sobre tecidos e compartilho muito sobre o assunto lá no meu perfil do instagram. Nesse texto de hoje, eu também vou dar dicas de tecidos para cada camada do look de inverno da Europa – e pra looks de frios mais severos em geral.

Tecidos para o inverno x tecidos para o verão

Existem tecidos que a gente sabe que são próprios para o inverno, por causa da textura ou do peso deles, como a flanela e o moletom, por exemplo, que protege do frio no inverno do Rio de Janeiro (que não é muito rigoroso), mas é provável que você já tenha percebido que existem blusas de manga comprida que não aquece muito, ou que uma blusa de alcinha possa ser muito quente para um dia de muito calor, e isso acontece por causa do tecido da peça, já que alguns tecidos esquentam mais que outros.

Já falei aqui da importância de olhar a etiqueta interna da roupa, e conhecer um pouco sobre tecidos faz toda a diferença na hora de cuidar das roupas e também pra comprar certo: Tanto na hora de calcular o custo benefício da peça ou de comprar a roupa adequada de acordo com o lugar que você mora.

A roupa que a Carol (minha cliente da Suíça) vai comprar para o frio que ela vai passar lá na Europa não é a mesma que eu compro pro frio do Rio de Janeiro.

É importante dizer também que tanto a composição dos tecidos (fibras usadas para fazer o tecido e dificultar a troca de calor com o ambiente), como a espessura e a forma como os fios são entrelaçados vão atribuir características importantes às peças, e isso vai determinar a sua capacidade de aquecimento, ou seja, só olhar a etiqueta não é o suficiente, tá? Em alguns momentos, a roupa térmica é mais indicada – mesmo sendo bem fininha!

Os tecidos de inverno

Vou falar a seguir sobre os tecidos de inverno mais comuns, assim como as características que você precisa observar na hora de fazer a sua mala de viagem para um lugar que tenha temperaturas mais baixas, como o Inverno da Europa:

Tricô

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tricô não é um tecido único. Uma roupa de tricô pode ser de lã, algodão, acrílico, poliamida, viscose ou poliéster (ou uma mistura de fibras). Então, dependendo da sua composição, pode ser um tricô mais quente, ou servir pra dias de temperaturas mais amenas.

Além disso, é importante observar o espaçamento entre os fios, porque isso pode interferir na passagem do vento frio. No caso de peças de tricô mais abertos, é necessário usar uma peça de roupa por baixo, e dependendo da temperatura, optar por uma peça térmica pra aquecer.

tecidos para o inverno - tricô

Consegue ver que essas peças de tricô são bem diferentes, e que por isso, cada uma delas vai causar um resultado diferente? O tricô da primeira foto, por exemplo, apesar de bem volumoso, é mais aberto, e pode ser menos quente que os outros dois (dependendo da composição).

Moletom

O moletom é sinônimo de conforto, mas parte desse conforto é dado pela composição do tecido, que pode ser de algodão (que não é indicado para os dias muito frios, já que por ser uma fibra natural, permite a troca de calor entre o corpo e o ambiente) e o toque peluciado, muito parecido com a flanela e o fleece.

O moletom é uma boa opção para fazer a camada interna da jaqueta de couro, por exemplo, porque como é mais leve, não protege do vento e não esquenta tanto quanto o fleece. Vou falar mais sobre o tecido de cada camada a seguir.

Cashmere: melhor tecido para o inverno

O cashmere é o melhor tecido para o inverno mais rigoroso, mas infelizmente também é um dos mais caros. Vale a pena buscar em brechós e fora da época de frio, para pagar um preço mais barato.

Aqui no Brasil a gente encontra a cashmere em xales, pashminas e cachecóis, mas esse tipo de lã com um toque muito macio pode ser usado também para fazer casacos, calças e blusas.

Você também vai ver o Cashmere sendo descrito como “Caxemira”, tá? É a mesma coisa!

Fleece

O fleece é um tecido com toque aveludado, muito parecido com a flanela. A espessura do tecido é que vai dizer se vai aquecer mais ou menos, já que o fleece é feito de materiais sintéticos, principalmente de poliéster, que ajuda no isolamento térmico.

Fleece é o tecido usado para fazer aquela manta fina que esquenta mais que edredom pesado, sabe?

Nesse outro texto aqui eu falei sobre quando usar poliéster, que é visto como um vilão, mas nem sempre é. No caso do frio, por exemplo, é super indicado.

Couro

O couro não é um tecido, e apesar de o texto ser sobre tecidos para o inverno, ainda assim é um material natural e é uma boa opção para lugares que tenham vento, já que o material não tem entrada de ar que outros tecidos têm no espaço entre os fios.

É importante dizer, no entanto, que o couro não aquece, e por isso, tem que usar algo mais quentinho por baixo caso o frio seja intenso.

Poliéster

Já falei que o poliéster está na composição da maioria dos tecidos mais quentes, porque não permite a troca de calor com o ambiente, e também é usado no enchimento de casacos acolchoados, pra ajudar a criar um isolamento térmico da peça.

Muitas roupas térmicas também têm poliéster na composição, então vale reforçar que apesar de estar na lista de melhores tecidos para o inverno, não é pra usar aquela blusinha sozinha!

Neoprene

O neoprene está na moda, e além de ser um tecido térmico, que se ajusta à temperatura do corpo, não amassa e não faz volume, sendo uma boa opção pra levar na mala.

Veludo

O veludo demanda cuidado, pois apesar de ser conhecido como um dos tecidos de inverno, ele pode ter muito algodão na composição e não esquentar tanto quanto parece. De novo: Olhe a etiqueta pra não comprar gato por lebre!

Por ter os fios mais entrelaçados, pode ser usado na segunda camada, já que não deixa tanto vento entrar.

Para complementar essa leitura, vale ler esses dois textos: Um com dicas sobre como usar o veludo cotelê, e outro com dicas sobre o veludo molhado!

Tecidos para o inverno para cada camada do look

Independente da temperatura, se vestir em camadas no inverno é a melhor forma de evitar passar frio, e cada tipo de tecido é indicado para cada camada do look.

Como esse texto foi pensado para o frio da Suíça, vou dar exemplos de looks com três camadas, que são indicados para frios mais intensos, como o inverno da Europa em geral. Para temperatura acima de 12 graus, o seu look pode ter apenas duas camadas, mas não deixe de ficar de olho na etiqueta pra saber que tecido está usando, porque nem sempre um casaco volumoso é quente o suficiente, e nem sempre uma blusa mais fininha é incapaz de te esquentar!

Primeira camada

A primeira camada deve ser a mais quente, e por isso vale a pena investir numa peça térmica de qualidade, e não esqueça das calças de acrílico, para usar como a primeira camada por baixo de outras calças.

Como essas peças não criam volume nem na mala nem na silhueta, são conhecidas como “segunda pele”, e vão garantir que você não passe frio, independente das outras camadas.

Segunda camada

Para a segunda camada do look, você pode usar peças de algodão que tenham outras fibras (como o acrílico, poliamida ou o poliéster) na composição, misturando a proteção térmica dessas fibras com o toque macio do algodão. Isso serve para blusas e cardigans.

Terceira camada

A terceira camada vai te proteger de fatores externos além do frio, como o vento e a umidade. Para locais com vento, o couro é o mais indicado. Para dias chuvosos ou com mais umidade, o poliéster e a poliamida, dos casacos acolchoados (puffer jacket), que secam com mais facilidade.

Espero que esse texto sobre os melhores tecidos para o inverno te ajude a fazer compras melhores e não te deixe passar frio – na Europa ou no Rio de Janeiro rs

Sair da versão mobile