Vestindo Autoestima

Uniforme com inovação menstrual

Eu adoro futebol e já falei aqui no site e lá no instagram sobre a relação da moda com o esporte, e saber da criação do uniforme com inovação menstrual para a Copa do Mundo de futebol feminino pra mim é uma vitória dupla: pelas mulheres e pelo futebol – e logo no primeiro uniforme feminino, já que elas sempre jogaram com o uniforme masculino!

Grandes marcas de moda desenvolvem o uniforme dos atletas e comissão técnica em eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, e esse ano a seleção brasileira de futebol feminino teve alfaiataria / roupa social pela primeira vez, e eu já tinha comemorado esse fato como sendo uma grande vitória (já que o maior investimento é sempre para os atletas homens), e mostrei todos os detalhes nesse texto aqui.

Nas redes sociais da seleção brasileira de futebol feminino, dá pra gente ver a felicidade delas ao terem o mesmo tratamento que a seleção masculina já tem há MUITO mais tempo, e como amante do futebol, consultora de estilo e feminista, isso me deixou bem feliz também!

Uniforme com inovação menstrual

As roupas com tecnologia já são acessíveis para o consumidor comum há algum tempo, e está evoluindo com muita rapidez, pra proporcionar mais conforto e praticidade, e no esporte é ainda mais legal ver esses benefícios do tecido certo nas roupas.

Historicamente, as atletas tiveram que se ajustar a vestimentas masculinas (esse ano elas não foram com uniforme masculino pela primeira vez!!), o que resultou em chuteiras desconfortáveis e peças mal ajustadas, e essas adaptações ajudam também no desempenho das atletas.

Para a Copa do Mundo de futebol feminino de 2023, a Nike criou, a partir de feedback das jogadoras, um uniforme com inovação menstrual para 13 das 34 seleções participantes do Mundial (todas as patrocinadas pela marca).

Nike One Leak Protection

Durante os 45 minutos de intensa atividade, a máxima concentração é exigida, porém nem sempre é possível, e essa segurança extra na roupa com inovação menstrual garante mais confiança e foco no seu desempenho.

A empresa descreve que o short, chamado de “Nike One Leak Protection”, é composto por duas camadas de reforço laminado (unindo materiais diferentes) e forro que absorve e retém o sangue com uma membrana que atua como uma barreira anti vazamento (bem parecido com a calcinha menstrual).

Esse short é para ser usado por baixo do chamado “calção” (em modelo biker com um comprimento de cerca de 30 centímetros) e o objetivo de criar esse uniforme com inovação menstrual é garantir uma proteção prolongada às atletas em competições ou treinos durante seus ciclos menstruais.

Nessa foto, de um anúncio da Nike do Vietnã, dá pra ver melhor, e ter uma ideia do preço, que custaria cerca de R$329, convertendo o preço divulgado de dongs vietnamitas para reais.

As seleções femininas da França e da Inglaterra, que usavam calções brancos, também passaram por outra mudança: as peças antigas foram substituídas por cores mais escuras, também pensando em possíveis vazamentos menstruais.

Na foto abaixo, a seleção da França com o short azul ao invés do branco. Só mulher pra pensar nesses detalhes, indo além das cores da bandeira, né? É o lado da moda que eu mais gosto!

A marca divulgou que também terá versões de shorts com proteção anti vazamentos para a venda para nós, que somos consumidores gerais, mas ainda não tem data prevista. Essa é a foto da peça com inovação menstrual que foi divulgada pela Nike:

Parece MUITO aquelas propagandas de absorvente antigas, né? Mas quem usa calcinha menstrual sabe que é bem mais confortável que usar absorvente, e eu acho que realmente vai beneficiar não só as atletas, mas todas nós – durante os exercícios físicos ou na rotina do dia-a-dia!

A Copa do Mundo de futebol feminina 2023 começa amanhã, dia 20/07, e termina dia 20/08, com jogos na Austrália e Nova Zelândia, e a estreia da seleção brasileira é na próxima segunda-feira, dia 24/07. Bora apoiar a seleção e garantir que outros patrocinadores invistam no futebol feminino, e outras coisas grandes como a roupa com inovação menstrual aconteça!

Sair da versão mobile