icone-site-vestindo-autoestima
moda-sustentável

5 atitudes sustentáveis na moda que você pode tomar

Eu resolvi falar sobre as 5 atitudes sustentáveis na moda que você pode tomar hoje aqui no site porque esses dias eu me reuni com uma possível cliente pra um café e ela ficou até vermelha ao me confessar que adora comprar na Forever 21. Ela disse que tinha lido o meu texto com críticas sobre a loja, e eu falei pra ela ler também o texto que eu falo sobre o que eu acho que é consumo consciente de verdade quando o assunto é moda.

Ela virou cliente e durante o processo da consultoria de estilo vai aprender tudo que eu vou falar aqui e muito mais, mas a nossa conversa rendeu a vontade de fazer um texto com 5 atitudes sustentáveis na moda, para você ajudar o planeta e as pessoas da forma que puder e quiser.

Quais atitudes sustentáveis na moda você pode tomar?

Eu sou consultora de imagem e estilo desde 2014 e um dos valores que eu acredito e coloco no meu trabalho, tanto aqui no site quanto lá no instagram, é que dá ser um consumidor consciente sem precisar de consumir moda.

Eu separei essas 5 atitudes sustentáveis na moda que você pode colocar em prática na sua vida:

1- Comprar menos

Não dá pra falar de atitudes sustentáveis na moda sem falar que a gente precisa começar a comprar menos, especialmente numa época que as lojas de fast fashion oferecem coleções inteiras a cada semana, e um estudo mostrou que as pessoas compram em média uma peça de roupa nova a cada 5 dias!!!

Consumo é diferente de consumismo e na consultoria de estilo eu não ensino ou incentivo as minhas clientes à pararem de comprar, e ensino como comprar apenas o que faz sentido, que é exatamente o contrário do consumismo.

Comprar menos é comprar só o que precisa, só o que faz o olho brilhar, só o que faz sentido na sua rotina, no seu estilo, só o que vai fazer as roupas que você já tem renderem muito.

consumo x consumismo - atitudes sustentáveis na moda

Outra boa opção para frear a produção de novas peças é consumir o que já foi fabricado, ou seja, comprar peças que já existam. Nesse texto aqui eu falo sobre como comprar bem em brechós.

2- Comprar melhor

A maioria das pessoas que contrata a consultoria de estilo quer aprender a comprar melhor, e esse é um dos benefícios que a consultoria de imagem e estilo oferece!

Comprar melhor nem sempre significa comprar peças caras ou que sejam atemporais, porque o seu estilo pode pedir alguma coisa mais moderna ou que esteja na moda, mas comprar melhor é sinônimo de valer o custo x benefício. Eu ensino aqui a calcular o valor da peça e saber se ela vale a pena ou não.

Comprar melhor também tem a ver com observar o caimento da peça no corpo (tem que experimentar), o acabamento (olhar a peça por dentro, os botões, zíperes, costuras, etc.) e ver o material de que cada peça é feita: melhor escolher os naturais ou as composições que tenham maior quantidade deles (algodão, linho, lã, seda, viscose, rami, modal, tencel, cupro, liocel, bambu) — olhando a composição na etiqueta interna da roupa, como eu já falei nesse texto aqui. Esse hábito é sustentável e garante conforto e aparência mais elegante, mesmo nas peças mais informais.

olhar a etiqueta de composição das roupas

Para entender um pouco mais sobre os tipos de tecidos, dá uma lidinha nesse texto aqui, que está completão, pra te ajudar a comprar melhor!

3-Lavar menos as roupas

Quando você aprende a entender a etiqueta das roupas você sabe como ela deve ser lavada. Mas, na etiqueta não diz que você deve lavar a roupa sempre que usa, ou que ela vai estragar mais rápido se você lavar ela várias vezes. Isso você aprende na consultoria de imagem e estilo e lendo tanto sobre os tecidos, quanto sobre consumo consciente e como cuidar melhor das suas roupas.

No texto que eu comparo o algodão e o poliéster eu falo sobre a durabilidade das peças, sobre dar bolinha ou crescer e ter a vida útil reduzida pelas características do tecido e com os cuidados indevidos. Vale considerar se você transpira demais ou se consegue usar a mesma blusa duas vezes antes de lavar, se você tem uma rotina que suje muito a sua roupa (seu tipo de trabalho, se tem crianças, etc), e colocar isso na ponta do lápis na hora de calcular o custo x benefício, que eu ensino aqui.

lavar menos as roupas - consumo consciente

E se a roupa não estiver fedendo ou suja, experimente deixar ela pegando um ventinho por um tempo antes de guardar de volta ao invés de lavar de novo.

Também vale experimentar o desodorante de roupas que as minhas professoras da Oficina de Estilo ensinam a fazer usando 1/2 de água, 1/4 de álcool, 1/4 de vinagre branco e umas gotinhas da essência de sua preferência, pra borrifar levemente na peça antes de voltar pro armário.

4- Cuidar melhor das roupas que você tem

Quando você se conscientiza do dinheiro que gastou em cada peça, dos benefícios que ela oferece pro seu estilo, pra sua silhueta e pra sua qualidade de vida (já que você não precisa gastar horas escolhendo o que vestir porque só tem peça que funciona), você se esforça para cuidar da peça da melhor forma, para que ela dure mais.

Tem peça que dá um furinho e não vale a pena consertar, outras mancham e a gente tinge, leva na lavanderia, reforma. É aquele ditado “quem ama, cuida”, e se você só tem roupas que ama, precisa cuidar delas – e honrar o seu dinheiro!

etiqueta da roupa - como lavar

Entender a etiqueta interna das peças vai além da composição das roupas, incluindo como você deve cuidar de cada peça. Aí, se você sabe que não tem tempo, paciência ou habilidade para lavar as peças na mão, é melhor não comprar!

5- Comprar de perto e de pequenos

Sempre que eu posso, indico marcas pequenas aqui do Rio de Janeiro para as minhas clientes, ou busco marcas pequenas da região das minhas clientes da consultoria de estilo online, porque comprar do pequeno é incentivar os empreendedores locais, distribuir melhor a renda e pagar o preço justo por uma peça que é feita com mais cuidado e mais exclusividade que as peças produzidas na China para as lojas de fast fashion e grandes marcas, que lucram porque pagam barato pela mão-de-obra e por usarem tecidos e outros materiais de baixa qualidade.

Essas peças costumam ser um pouco mais caras que as peças de lojas maiores sim, e aí vale considerar tudo que a gente falou antes: vai durar mais? vai dar pra lavar menos? vale o custo x benefício? vai valer mais que outras 3 peças mais baratinhas? A resposta sendo sim, vale a pena!

Que outras atitudes sustentáveis na moda você conhece? Me conta aqui nos comentários, pra eu indicar pra todo mundo que ler o texto! É assim que a gente muda o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!