icone-site-vestindo-autoestima
consumo consciente no Natal

6 dicas de consumo consciente no Natal

Eu vivo dizendo que eu não sou contra o consumo de moda (até porque, eu sou consultora de imagem e estilo e vivo da moda) mas sim contra o consumismo. Por isso, sempre falo sobre formas diferentes de consumir melhor, e hoje texto é sobre consumo consciente no Natal.

Ao longo do texto eu vou trazer outros conteúdos aqui do site, para complementar a leitura desse texto, já que consumo consciente é um dos temas que eu mais abordo por aqui, tá?

Consumo consciente no Natal

O Natal é uma das maiores épocas de consumo, porque além de ser uma festa (e isso demandar, na maioria das vezes, pensar em roupa para essa situação), ainda tem os presentes.

Mas, como eu falei no começo do texto, existem várias maneiras de comprar melhor, então anota essas 6 dicas pra praticar o consumo consciente no Natal também.

1- Olhe a etiqueta de composição das roupas

Se eu ganhasse R$0,50 toda vez que eu falo pra olhar a etiqueta de composição das roupas, eu ia passar o Natal no Pólo Norte com o Papai Noel de verdade rsrs, mas é porque a roupa começa no tecido, e se você der prioridade para roupas feitas com fibras orgânicas, recicladas e tecidos sustentáveis ou biodegradáveis você já está ajudando a eliminar resíduos e materiais poluentes no começo da cadeia produtiva das roupas, e esse é um ótimo jeito de consumo consciente no Natal e no resto da vida!

etiqueta das roups consumo consciente

Na foto acima, exemplos de peças da linha sustentável da Renner, pra mostrar que roupa sustentável nem sempre é cara e já pode ser encontrada em loja de departamento também.

Para quem vai viajar pra praia (ou presentear alguém que gosta de praia) vale a pena ler o texto que eu fiz com indicação sobre onde comprar biquíni feito com tecido biodegradável.

2 – Compre o look do Natal em brechó

Se você é uma pessoa que gosta de ter um look novo em situações especiais, vale a pena comprar o seu look do Natal em brechó, que também é uma das formas de consumo consciente que eu mais apoio e indico.

Nessa foto abaixo tem o feedback de uma das minhas clientes da consultoria de estilo online, que renovou o guarda-roupas dela só com peças de brechó, e além de ter conseguido comprar tudo que precisava sem estourar o orçamento, ainda ajudou o comércio local e o meio ambiente!

consumo consciente no Natal

Já fiz um texto falando sobre os tipos de brechó, pra você saber qual tipo funciona melhor pra você, e onde você vai encontrar a peça que precisa!

3 – Compre os presentes em marcas autorais

Eu adoro dar presente e sempre penso em coisas diferentes do que as pessoas veem em lojas maiores e todo mundo tem igual, e por isso a minha primeira opção sempre é comprar os presentes de Natal em marcas autorais, pra ajudar o pequeno empreendedor e apresentar uma marca nova para outras pessoas – pra ela virar cliente e depois indicar pra outras pessoas também!

comprar em marcas autorais consumo consciente

Nesse texto aqui eu indico algumas marcas nordestinas que eu conheci num evento de moda aqui no RJ, e num outro tem a indicação de marcas de mulheres negras que você precisa conhecer!

4- Comprar de marcas que causam menos impacto

O consumo consciente começa na fibra do tecido e termina no descarte da peça, e por isso não tem como falar sobre consumo consciente no Natal sem falar de marcas que causam menos impacto ambiental, seja usando matéria-prima “verde” ou com outras ações, como logística reversa para um descarte apropriado ou compensar a geração de carbono, por exemplo, através da adoção de tecnologias modernas ou a otimização do processo de produção.

A geração de carbono acontece durante a queima de combustível para a fabricação de determinados produtos e no transporte dos produtos da fábrica até um armazém e/ou até a sua casa (no caso de compra online).

5- Pesquise sobre a marca que você consome

Com a moda se comprometendo cada vez mais com o meio ambiente e as políticas de trabalho, dá pra saber da reputação das marcas que você gosta ou está pensando em comprar nesse Natal dando um google ou acessando o site do ministério do trabalho, por exemplo, que tem uma “lista suja” com os empregadores (de todos os segmentos) que já submeteram funcionários à condições análogas à escravidão.

Você também pode consultar os compromissos de várias marcas de moda com o meio ambiente no seu site ou em aplicativos como o Moda Livre, e fazer uma busca para saber se a marca que você gosta já foi envolvida em casos de trabalho escravo, se já foi autuada pelo governo federal ou se tem certificados ambientais, por exemplo.

aplicativo Moda Livre

Esse aplicativo está disponível para Android e IOS, é gratuito e tem uma área de notícias e metodologia, que explica melhor como foi feita a pesquisa enviada às indústrias e como elas funcionam.

Para fazer essa consulta sobre as marcas internacionais, existe o aplicativo Good on You, que também é uma ótima ferramenta para quem quer consumir de marcas mais conscientes (também gratuito, para Android e IOS).

6- Substituir o look de Natal por um look pra vida

Eu já falei aqui sobre não comprar um vestido branco para o réveillon, já que muitas das minhas clientes da consultoria de estilo tem pelo menos um parado no guarda-roupas por não conseguir usar em outras situações.

vestido branco no réveillon

Então, antes de comprar o look de Natal, vale a pena pensar em usar essa roupa outras vezes, na vida. Quer usar vermelho mas acha que o vestido vermelho que é a cara do Natal não combina com a sua rotina? Que tal substituir por um short e blusa vermelhos, por exemplo? Eu também falei sobre isso nesse post lá no meu instagram:

Essas são algumas formas de consumir de forma mais consciente no Natal e no resto do ano também. Me conta qual delas você vai colocar em prática, e boas festas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!