icone-site-vestindo-autoestima
6 dicas para parecer mais formal

6 dicas para parecer mais formal

Uma das situações que as pessoas mais me procuram para fazer a consultoria de estilo é a mudança de trabalho e/ou de cargo devido à promoção ou mudança de área.

Não importa se o seu estilo é mais jovial e esportivo, se você tem um emprego numa empresa formal, ou o seu cargo já é mais formal por si só (como advogada e juíza, por exemplo), você pode não conseguir usar as mesmas roupas que usa ao passear para ir ao trabalho.

Se é o seu caso, veja essas 6 dicas para parecer mais formal que eu trouxe hoje.

6 dicas para parecer mais formal

Antes de dar as 6 dicas para parecer mais formal, vale a pena dizer que eu trabalhei 12 anos em recursos humanos em diferentes tipos de empresas, e já trabalho como consultora de estilo desde 2014, o que me torna capaz de te ajudar a cuidar da sua imagem profissional.

Eu já falei sobre os tipos de dress code aqui no site, e se você ainda não leu, vale a pena clicar aqui pra ler. Agora vamos às dicas:

1. SUBSTITUA PEÇAS COLORIDAS POR PEÇAS NEUTRAS

Quanto mais colorido é um look, mais informal ele é. Para looks mais formais, o ideal é que tenham no máximo três cores, e que elas sejam – preferencialmente – neutras.

Se você AMA cores e não se imagina em looks preto e branco, lembre-se que vinho, marrom, cinza, marinho e bege também são neutros (chamados neutros coloridos, que eu falo melhor nesse texto aqui) e podem compor looks tão formais quanto o preto e o branco.

Atenção: Essa dica não vale para as empresas SUPER formais, que exigem preto e branco no dress code.

2- USE PEÇAS MAIS ESTRUTURADAS

Tudo que é mais rígido remete a força e poder. Então, para parecer mais formal, prefira usar peças de tecidos estruturados a peças de tecidos fluidos, mais molinhos.

Se essas peças forem em cores neutras, vai ser muito mais formal. A medida que você vai acrescentando mais itens formais, isso vai deixando o look mais formal a cada reforço da mensagem!

Se as peças forem estruturadas e tiverem linhas retas ou pontas, melhor ainda! Vou falar de linhas a seguir.

3- USE ACESSÓRIOS “AGRESSIVOS”

Outra opção para parecer mais formal é usar acessórios mais pontudos ao invés dos arredondados, desde colares e brincos até sapato de bico fino.

Acredite: É um detalhe pequeno, mas faz uma grande diferença na forma como as pessoas te veem, por que as linhas são vistas e interpretadas inconscientemente!

4- FAÇA SOBREPOSIÇÕES

Sempre que você acrescenta uma terceira peça ao look, ele fica mais arrumadinho. Quando você olha alguém de jeans e camiseta, parece que ela pegou as primeiras peças que viu no guarda-roupas e vestiu, né? Mas se ela estiver de jeans, camiseta e um coletinho por cima ou um lenço, você já tende a achar que ela gastou um pouco mais de tempo pra pensar no que ia vestir.

Ah! E antes de dizer “Priscilaaaaa, não dá pra fazer sobreposição onde eu moro!”, lembre-se que eu moro no Rio de Janeiro e sei beeeem o que é calor. Já ensinei nesse texto aqui que é importante a gente saber o material da peça para não passar calor, então experimente trocar as suas peças de material sintético por peças de material de fibras naturais para conseguir passar pelo verão de forma digna com looks cheios de sobreposição!

Essas imagens são do texto que eu falei sobre terceira peça no calor. Clica aqui pra ler.

5- PREFIRA PEÇAS DE ALFAIATARIA

Quase nada é alguma coisa em definitivo sozinha. Explico: Jeans só é informal se ele estiver sendo usado com camiseta e tênis.

Se ele estiver sendo usado com um scarpin e com uma camisa de seda e blazer de linho, ele pode ser usado para trabalhar numa empresa semi-formal tranquilamente, principalmente se ele tiver lavagem escura e modelagem mais sequinha, como as calças retas e skinny. Um blazer de linho desce alguns graus de formalidade se você usar por cima de uma camiseta e short jeans e for passear no shopping de sapatilha com as suas amigas (lembrando que tem quem goste de looks mais formais também no lazer!).

Então, se a sua empresa ou o seu cargo for super formal, você vai precisar fazer coordenações de peças formais, e peças de alfaiataria são boas opções. Se a empresa ou o seu cargo permitir looks um pouco mais informais (ou permitir no casual friday), você pode misturar peças mais formais com outras mais informais, ou investir em alfaiataria moderna ou mais colorida também.

Para complementar esse texto, leia mais sobre os níveis de formalidade das empresas e como se vestir no trabalho em cada uma delas nesse texto aqui.

6- ME CONTRATA COMO SUA CONSULTORA DE ESTILO

Como eu falei no começo do texto, eu trabalhei 12 anos em recursos humanos antes de virar consultora de estilo (que eu trabalho desde 2014) e se tem uma coisa que eu entendo bem é de imagem profissional e por isso eu posso te ajudar nisso.

Clica aqui pra falar comigo e pedir mais informações – aqui no RJ ou online pro mundo todo!

Importante: Você passa pelo menos 10 horas do seu dia com roupa de trabalho, então é importante que você consiga se reconhecer no espelho, mesmo que não seja o seu estilo. Teste modelagens, cores, comprimentos e materiais diferentes, até achar o modelo que mais te agrade! ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!