icone-site-vestindo-autoestima
5 elementos para comunicar autoridade

6 elementos para comunicar autoridade

Comunicar autoridade está na moda e se transformou na demanda principal de estilo de muitas mulheres (especialmente as autônomas e empreendedoras), e apesar de não acreditar em fórmulas prontas que funcionam pra todo mundo, tem algumas coisas que comunicam autoridade com mais facilidade que outras.

No texto de hoje eu vou falar de 6 elementos que você (mulher!!!) pode usar para comunicar autoridade pra te ajudar a pensar nos seus looks de forma mais estratégica – caso seja esse o seu objetivo!

6 elementos para comunicar autoridade

As nossas roupas falam sobre a gente, sobre o nosso estilo, personalidade e lugar no mundo (ou o lugar que a gente quer ocupar no mundo), e por isso, depois que a gente entende o que a gente quer comunicar, é preciso entender o que / quais elementos vão te ajudar a fazer essa comunicação.

Eu costumo dizer para os meus clientes da consultoria de estilo que roupa / aparência é uma linguagem não verbal, e por isso pode acontecer pequenos ruídos nessa comunicação, ou seja, você comunicar elegância e o outro entender como caretice, por exemplo.

A gente não consegue garantir que a outra pessoa vai ver a gente como a gente gostaria de ser vista, mas existem alguns elementos que estão no “senso comum” e por isso facilitam esse entendimento.

Os 6 elementos para comunicar autoridade que eu trouxe hoje são alguns exemplos disso. Vamos a eles:

1- Modelagens com linhas retas

A modelagem da roupa nada mais é que um desenho plano que o estilista vai colocar as medidas, os recortes e outros detalhamentos de uma peça específica.

A modelagem é uma etapa essencial para a confecção de roupas, já que é a partir dela que vai ser decidido o tipo de tecido e a peça é transferida para o corte e para a etapa de costura.

As roupas feitas com modelagens com linhas retas vai transmitir mais seriedade, confiança e rigidez / força, enquanto as linhas curvas vão comunicar mais fluidez e delicadeza.

2- Cores escuras e neutras

As cores escuras e neutras também vão comunicar mais seriedade, formalidade e profissionalismo do que as cores claras e mais coloridas, que são mais informais e delicadas.

Vale lembrar que azul marinho, vinho, cinza chumbo, marrom e verde militar também são cores escuras e neutras, caso você queira sair do preto!

3-Acessórios com linhas retas

Acessórios com linhas retas também ajudam a comunicar autoridade, e pode ser um brinco, um colar e até um sapato com bico fino ao invés de um bico redondo para acrescentar informação de força e poder ao look (especialmente na falta dos outros elementos que eu trouxe aqui).

4- Peças em tecidos estruturados

Os tecidos estruturados (que ficam mais rígidos e com um caimento mais afastado da silhueta humana também vai ajudar a comunicar autoridade, tanto pela mensagem de rigidez e força quanto justamente não ser muito fluido e mostrar mais a silhueta (especialmente a feminina).

Eu adoro peças em tecidos estruturados e sempre mostro meus looks lá no instagram.

5-Peças de alfaiataria

As peças de alfaiataria remetem à elegância e costumam ser mais caras e bem feitas que as peças mais casuais, e deixam o look mais alinhado.

Nas imagens acima, alguns looks mais casuais em alfaiataria, para usar fora do trabalho também.

6- Bolsas estruturadas

Assim como a roupa estruturada vai comunicar autoridade, a bolsa estruturada vai passar uma mensagem de solidez e de força, enquanto as mais molengas parecem mais frágeis e informais.

Para potencializar essa mensagem, vale investir em bolsas estruturadas em cores neutras, ou use como um ponto de cor, de acordo com o seu estilo. Eu falei sobre a cor de bolsa que combina com tudo nesse texto aqui.

Porque esses elementos vão comunicar autoridade?

Esses elementos vão comunicar autoridade porque remetem ao visual masculino, e ainda hoje, em pleno 2023, ainda é senso comum que se a mulher parecer feminina ela não vai convencer ninguém de que é uma autoridade no seu ramo de atuação, que é uma boa profissional.

Um elemento sozinho (assim como uma peça sozinha) não faz o look, e eu sempre ensino às minhas clientes da consultoria de estilo a manter só os elementos que ela faz questão. Pode ser uma bolsa estruturada colorida, um acessório com linhas de material mais informal como o acrílico, alfaiataria moderna, etc, porque mostrar estilo e personalidade também é uma forma de comunicar força!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!