icone-site-vestindo-autoestima
homens trans estilosos

8 homens trans estilosos

Eu atendo alguns homens todo ano, mas a maioria dos meus textos e os meus posts no instagram são para o público feminino, e toda vez que eu começo o processo da consultoria de estilo masculina com um cliente novo eu me sinto “culpada” e lembro de criar um conteúdo mais diversificado.

Como esse mês eu estou atendendo o meu primeiro cliente homem trans e eu me aprofundei em pesquisas para a demanda dele, eu vim falar de 8 homens trans estilosos para inspirar e dar visibilidade, já que eu já fiz um texto parecido falando de 6 mulheres trans na moda.

Homens trans estilosos

Antes de indicar esses 8 homens trans estilosos, eu queria dizer que você não precisa ser um homem trans para segui-los no instagram e se inspirar no jeito de eles se vestirem. Inclusive eu sempre indico a série Queer Eye para os meus clientes homens (a grande maioria cis hétero e pouquíssimos gays em 8 anos como consultora de estilo) para eles questionarem e pensarem sobre estética, beleza e masculinidade de outras formas.

Mais pro final do artigo eu vou falar sobre o que é ser homem para os homens trans. Ia começar por esse tópico, como uma introdução, mas se você chegou nesse texto buscando entender o estilo de homens trans, não acho que seja tão necessário! 🙂

Homens trans estilosos para seguir

Já vou começar a lista falando que senti muita dificuldade de achar homens trans que ainda não fizeram a mastectomia para indicar aqui (porque em geral não são pessoas públicas), e isso não significa que não existam muitos homens trans estilosos fora desse padrão da lista, tá? Inclusive, aceito indicações lá no meu instagram, caso você conheça algum que eu não citei, e aí eu atualizo aqui!

1- Luca Scarpelli

Um dos primeiros homens trans estilosos que eu comecei a seguir foi o Luca Scarpelli. Eu o conheci através do perfil da namorada dele (Ellora Haonne) e de vez em quando eles mostram looks mostrando que eles compartilham das mesmas roupas sem se preocuparem com essa questão de gênero, sabe?

Eu uso os sete estilos universais masculinos para falar sobre estilo com os meus clientes porque a teoria ajuda a visualizar melhor, mas quando eu vejo os looks do Luca Scarpelli eu percebo um cara sem masculinidade frágil, passeando entre os estilos elegante, esportivo e sexy.

O Luca usa poucas cores mas brinca muito com a modelagem das peças. Ele faz parte do elenco de Queer Eye Brasil, mas infelizmente eu ainda não consegui assistir.

2- Laith Ashley

O modelo Laith Ashley já fez várias campanhas de moda e talvez seja a referência mais fashionista / criativo dessa lista justamente por isso. Mas, tem inspirações pra quem é mais básico / esportivo / elegante também.

3- Tarso Brant

A história do Tarso Brant (que é ator) já inspirou um personagem de novela em “A Força do Querer”, e também pode ser uma inspiração no seu estilo pessoal. Essa foto <3

4-Benjamin Melzer

Eu conheci o Benjamin Melzer antes mesmo de saber que ele era um homem trans, por conta da sua beleza nas campanhas de moda que ele participa. Ele mora na Alemanha e é bem minimalista e usa cores mais sóbrias – inclusive no verão, por conta do estilo europeu, que é mais neutro nas cores.

5- Athos Souza

Talvez o Athos seja o menos conhecido nessa lista, mas eu o acompanho há algum tempo no tik tok, onde ele tem um público maior que o do instagram, onde ele mostra os seus looks e fala sobre transmasculinidade. Consegue ver que já tem mais cores aqui, que é uma característica brasileira, e ele tem os estilos esportivo e sexy.

6-Stefan Costa

O Stefan é o representante negro e carioca dessa lista de homens trans estilosos e nesse post do instagram dele tem um monte de looks interessantes que ele usou no Lollapalooza:

7- Popó Vaz

Eu pensei muito se deveria ou não colocar o Popó Vaz nessa lista (já que ele já morreu) mas acho que o fato de ele ter sido o primeiro policial civil trans de São Paulo e ter sido referência por muito tempo sobre transexualidade e relacionamento gay com um homem cis (Pedro HMC). Eu não vou colocar imagens dele aqui, mas conheçam a história dele lá no instagram.

8- Thammy Miranda

Não dá pra falar de homens trans sem falar do Thammy, né? Por ser vereador da cidade de São Paulo, ele tem um estilo mais elegante e tradicional no ambiente de trabalho. No lazer, ele é mais esportivo e tradicional.

O que é ser homem para os homens trans?

Uma das coisas que o meu cliente disse na nossa primeira conversa foi sobre a dificuldade de ter referências masculinas para falar do estilo dele.

Note que a gente não estava falando sobre o que é ser homem pra ele, e sim sobre estilo e roupas masculinas, mas eu sempre falo que o meu trabalho não é sobre roupas, e não seria diferente com alguém que está passando por um processo de se ver e se posicionar como homem depois de ter passado boa parte da vida como menina e mulher.

Um dos artigos que eu li assim que ele me contratou foi esse aqui, da Revista QG Brasil, que entrevistou homens trans para falar sobre transmasculinidade, e essa vai ser a minha contribuição sobre esse tema, já que o objetivo do artigo é outro e eu não tenho lugar de fala para fazer um texto só sobre o que é ser homem e masculinidade em geral.

No artigo, o ator Bernardo de Assis comentou sobre a dificuldade de usar roupas vistas como sendo “femininas” como as saias, por exemplo, porque se ver como homem faz com que ele repita padrões masculinos na hora de se vestir e até mesmo de se comportar – incluindo o machismo.

Nesse ensaio no instagram dele, eu vi essas duas fotos que ele usou peças com elementos que ainda podem causar olhares julgadores (mesmo em homens cis héteros) e que são vistos como “mais femininos” por pessoas mais machistas, como a cor rosa e a estampa floral, por exemplo, e eu não vejo nada além de dois looks maravilhosos.

Você também pode ler meu texto sobre pressão estética, pra entender que todo mundo sofre, em níveis diferentes, a pressão de parecer ser, se vestir ou ter um corpo visto como ideal, e essa pressão é ainda maior para pessoas trans – e por isso eu estou tão grata e feliz por poder participar do processo de construção da identidade masculina do meu cliente!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!