Quem me acompanha lá no instagram viu que ontem eu fui ao evento da Carandaí 25, que é pioneira quando o assunto é coletivo de marcas, e nessa edição, além das marcas fixas, tinham 13 marcas nordestinas de roupa, acessórios, sapatos e decoração.
Essas marcas fazem parte do Nordestesse, que é uma plataforma de criativos (incluindo moda e design) dos 9 estados do nordeste, e assim que eu vi que eles estariam aqui, eu fui correndo (literalmente rsrs) pro evento, e vim mostrar as 8 marcas nordestinas que você deveria conhecer. Olha como foi:
O dia estava lindo, eu tinha acabado de almoçar, e como uma das coisas que eu mais gosto do meu trabalho como consultora de estilo é conhecer e apoiar marcas autorais, eu fui, e valeu muito a pena.
Spoiler: me surpreendi muito ao ver que a maioria das marcas que estavam lá no evento vendem roupas PP, e logo vou atualizar o texto indicando essas marcas também!
As 8 marcas nordestinas que você deveria conhecer
Infelizmente eu não consegui conhecer as 13 marcas de quatro estados (Alagoas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte) que vieram com a Nordestesse para esse evento da Carandaí 25, mas gostei muito de tudo que eu vi, e vou citar aqui as 8 marcas nordestinas que você deveria conhecer. As marcas estão em ordem alfabética, pra eu ser bem imparcial, tá?
1- AM Brasil
A AM Brasil é uma marca do litoral cearense, especializada em desenvolver bolsas, sapatos, bijuterias e artigos da linha de casa usando técnicas artesanais como o crochê, o macramê e a cestaria, usando materiais naturais como a palha de carnaúba e sementes.
Também vale muito a pena conhecer o projeto PABA, que eles capacitam os artesãos locais – que trabalham para a marca ou não!
2- Bia Souza
A marca do Rio Grande do Norte chamou a minha atenção não só pelas cores, mas pela modelagem fluida e diferente, com assimetrias, recortes e pontas nos cortes enviesados nos vestidos, deixando tudo muito feminino e contemporâneo!
A marca tem uma grade de tamanhos que vai do PP ao G, e você pode comprar as peças da Bia Souza pelo site!
3- Casa Aika
A Casa Aika nasceu em 2020 em Fortaleza / CE e tem como característica peças que não saem nunca de linha, mudando apenas o material usado e a cor das peças, de acordo com a coleção.
As peças são fluidas e tem babados, decotes e fendas, e muitas peças usam artesanato local, como o macramê e tecidos naturais, como o linho. Algumas peças são em tamanho único, mas não encontrei a tabela de medidas no site, então vale a pena entrar em contato para maiores informações.
4- Dona Santa
A marca pernambucana Dona Santa foi criada em 2019 e tem cores vibrantes em peças pra usar na praia, no trabalho e nas festas, trazendo vários itens da cultura nordestina como o bordado, o tricô, a xilogravura e nas suas roupas e acessórios.
A numeração da marca vai do 36 ao 44 (P ao GG) e você pode comprar as peças da Dona Santa pelo site.
5- Funlab
No começo do artigo eu falei que ia indicar 8 marcas nordestinas que você deveria conhecer em ordem alfabética para ser imparcial, mas eu simplesmente AMEI conhecer a Funlab pessoalmente, porque eu já seguia eles no instagram e fiquei ainda mais encantada com a marca, que é de roupa activewear, que não serve só pra usar na academia!
A Funlab é uma marca de Natal / RN super criativa, humorada e colorida, com estampas autorais e exclusivas, e funciona pra todo mundo (tem coleção masculina também!) que precisa de conforto e mobilidade no dia-a-dia sem deixar o estilo de lado.
A numeração deles vai do P ao GG e tem algumas peças em tamanho único, e você pode comprar as peças da Funlab pelo site.
6 – Patú
Também já conhecia a marca Patú do instagram, e é uma marca que mostra muito da cultura e do artesanato nordestino nas peças (a marca nasceu no sertão do Ceará), com todas as peças feitas de fibras naturais como o linho e algodão sustentável, e com detalhes em bordado e madeira.
A marca não tem site, mas vende pelo instagram e entrega no Brasil todo.
7- Pops
Definitivamente a minha marca favorita. Eu conheci assim que cheguei ao local, e já me encantei tanto com a modelagem das peças quanto com o fato de ter peças no tamanho PP, e se eu pudesse teria comprado umas 3 peças, mas como consultora de estilo eu já aprendi a controlar os meus impulsos (mas talvez eu compre a camisa que eu gostei na promoção depois rsrs).
A marca de Natal / RN é autoral e sustentável, e usa tecidos de fibras naturais como a seda, o linho e o rami, e também traz o crochê e miçangas nas peças que tem um estilo mais minimalista e elegante mais despojado, e você pode comprar pelo site.
8- Pris Oficial
A Pris é uma marca de alfaiataria moderna e colorida lá de Natal/RN (e que você pode comprar pelo site), com muitos recortes, assimetrias e volumes, do jeito que eu gosto. A numeração dela começa no PP e vai até o G.
Lá no evento também tinham marcas de bijuterias, bolsas e moda praia, além de artigos para casa, mas eu foquei em conhecer marcas femininas que as minhas clientes do nordeste (da consultoria de estilo online em geral) poderiam gostar de conhecer, e fiz essa lista com as 8 marcas nordestinas que você deveria conhecer.