A análise de coloração pessoal é a etapa da consultoria de estilo mais popular e conhecida, e também é a “porta de entrada” para a maioria das pessoas terem interesse em aprimorar o seu estilo pessoal. Mas, também pode acontecer exatamente o contrário, e a cartela te paralisar nesse processo, porque pode ser que ela não combine com o seu estilo e personalidade.
A cartela de coloração pessoal não é sobre você, e sim sobre a sua pele, e isso significa que pode acontecer de a cartela não combinar com o seu estilo e personalidade sim. Ao contrário do seu estilo, que é sobre você, a cartela é sobre qualquer pessoa que tenha as características da sua pele.
Descobrir a sua cartela não é o suficiente para melhorar o seu estilo, e eu vou explicar o que fazer se a cartela não combinar com o seu estilo.
Cartela de coloração pessoal x estilo
É muito comum que a cartela de coloração pessoal não combine com o seu estilo pessoal, porque a ideia é descobrir as cores que ficam mais harmônicas com a sua pele, e além de essas cores não combinarem com o seu estilo, pode ser que também não seja o tipo de cor que você gosta, ou que não passe as mensagens que você gostaria de passar.
Eu já falei do medo de descobrir a sua cartela de coloração pessoal, e um dos medos é não ter preto na cartela, por exemplo, já que é uma cor muito usada e só tem em 5 das 12 cartelas – por que preto não fica bem em todo mundo mesmo!
Eu também já contei o exemplo desse casaco de moletom aí da foto, que é todo fora da minha cartela, mas eu comprei por estar bem coerente com o meu estilo pessoal.
Na época, tinha a opção desse laranja claro e intenso (ideal para quem tem cartelas de primavera, quando minha cartela é outono profundo / escuro, com cores opacas, quentes e escuras) e no preto, que tem na minha cartela. Mas, eu preferi comprar o laranja porque mostrava mais a modelagem assimétrica dele, além de ser mais diferentão e chamar mais a atenção – coisas que eu gosto, e que fazem mais sentido para o meu estilo pessoal do que eu usar cor da minha cartela.
Isso acontece por causa da mensagem das cores, e como a minha cartela é mais sóbria, pra parecer mais criativa, ela não funciona tanto quanto as cartelas mais claras ou intensas. Como a minha cartela de transição é a inverno escuro / inverno profundo, é uma boa opção também, e pra você também, se a sua cartela não combinar com o seu estilo!
Mensagem das cores
A cartela de coloração pessoal também não é sobre mensagem das cores, e é comum que eu tenha que fazer algum ajuste nas cores que a cliente da consultoria de estilo vai usar, caso a cartela não funcione para que ela transmita a mensagem que quer passar.
Nessa foto, com dois tons de amarelo, passamos mensagens diferentes, tanto pela cor quanto pela modelagem das peças. Na primeira foto, com a camisa mostarda (um tom mais escuro e opaco, como nas cartelas de outono), a mensagem é de seriedade, que é reforçada pela modelagem da camisa, que é mais formal. Na segunda foto, com um tom mais vibrante e claro, a mensagem é de informalidade e leveza, que também é reforçada pela casualidade da camiseta de malha.
Eu sempre falo que uma roupa não é nada sozinha e sempre, e sim pela junção de características e elementos, e essas duas blusas são um bom exemplo disso. Para chegar num meio-termo, a gente tem que juntar peças com mensagens opostas: A camisa social num amarelo mais vibrante e claro fica menos séria, e a camiseta num tom mais escuro e opaco fica menos informal. Entende?
Mas, nem sempre a gente pode mexer na modelagem da peça, né? Uma pessoa que trabalha com camisa social talvez não possa trabalhar com camiseta de malha, e quem usa camiseta de malha pode não querer usar uma camisa formal (por causa do estilo), e nesse caso, escolhendo uma cor diferente, a gente muda um pouco a mensagem. Vale a pena ler esse outro texto que falei sobre a mensagem das cores pra se aprofundar mais nesse assunto e entender o meu ponto.
O que fazer se a cartela não combinar com o seu estilo pessoal?
Quem me acompanha aqui e lá no meu instagram sabe que eu não sou dessas que acha que não pode usar as cores fora da cartela. Eu uso cores de outras cartelas e ensino a burlar a cartela sempre, e se a cartela não combinar com o seu estilo, a resposta é óbvia: não use as cores da sua cartela sem a ajuda de uma consultora de estilo pra te ajudar a conciliar cores com modelagem para ficar coerente com o seu estilo pessoal!
Mas, caso você não possa me contratar agora, vale usar as cores dentro da característica principal da sua cartela, ou seja, fugir pra cartela de transição – que é a segunda melhor cartela pra você, que tem a pele neutra!
Quando eu quero me sentir mais criativa, eu uso cores da cartela inverno profundo (que tem cores mais intensas) ao invés das cores da minha cartela (outono profundo), e consigo me sentir mais criativa sem prejudicar a minha beleza.
Se você já fez a sua análise de coloração pessoal e quer ajustar a sua cartela ao seu estilo, me manda uma mensagem por aqui que eu te ajudo!