Vestindo Autoestima

Preto não fica bem em todo mundo

Uma das coisas que mais choca as pessoas é saber que preto não fica bem em todo mundo, e que por isso só cinco das 12 cartelas de coloração pessoal do método sazonal expandido tem preto.

Eu sou consultora de estilo desde 2014 e é comum que a cliente que contrata a análise de coloração pessoal tenha medo de ter uma cartela sem preto ao conhecer as cores que mais a favorecem. Isso acontece porque a maioria das pessoas cresceu ouvindo dizer que “preto combina com tudo” e que “pra não errar, é só usar uma roupa preta”, mas a verdade é que uma roupa preta não combina com a maioria das cores, e preto não fica bem em todo mundo.

Não, o preto não fica bem em todo mundo

Como o preto é uma cor associada à elegância e ao minimalismo (além de criar o efeito de “emagrecer”), é a cor que eu mais vejo no guarda-roupas das clientes que eu já atendi desde 2014, e por isso, saber que o preto não fica bem em todo mundo pode ser um choque mesmo. Mas, fique tranquila, que isso tem solução – e não é jogar as roupas fora ou se conformar que não vai poder usar mais roupa preta!

cartela de coloração pessoal sem preto

A primeira vez que eu falei sobre isso no lá no instagram foi em 2015 (me segue lá!), quando dei algumas dicas que ensinei na época para uma cliente que também não ficava bem de preto (a cartela dela é primavera quente / primavera pura):

Eu não ia dizer para essa cliente jogar todas as roupas pretas dela fora, muito pelo contrário: disse que se ela se sentisse linda com aquelas roupas pretas dela, ou usasse maquiagem, ou um colarzão no metalizado da cartela dela ou acessórios nas cores da cartela dela, ela já teria resolvido o “problema”. Eu explico como burlar a cartela nesse outro texto.

A análise de coloração pessoal / análise cromática é uma ferramenta para ajudar e não para dificultar a vida! E a roupa que você usa fala do seu estilo e personalidade… então se você gosta de preto, tem várias formas de continuar usando – independente da sua coloração pessoal!

Porque preto não fica bem em todo mundo?

Apesar de o preto ser uma cor neutra, preto não fica bem em todo mundo e também não combina com tudo por conta das características que essa cor tem. Na verdade, podemos dizer que o preto não fica bem em quase ninguém, já que apenas cinco cartelas das 12 têm preto (as 3 cartelas de Inverno, a minha, que é Outono Profundo / Outono Escuro, e Primavera Intensa / Primavera Brilhante)!! (Siiiim!)

Por ser uma não cor, ou seja, ter a ausência de cores (enquanto o branco é a soma de todas as cores) e de luz, o preto não combina com cores muito coloridas, ficando melhor com outras cores neutras coloridas escuras (como o azul marinho, o marrom e o vinho, por exemplo) e cores coloridas também em tons mais escuros, (como o roxo, azul caneta, vermelho cereja, verde esmeralda, amarelo mostarda, etc), porque essas cores têm mais preto na composição delas.

Quanto mais pigmento preto tiver uma cor, mais ela vai combinar com o preto. Por isso, quatro das cinco cartelas que têm preto são cartelas profundas (a única cartela clara que tem preto é a Primavera Intensa / Primavera Brilhante. Eu explico o que é profundidade da cor nesse outro texto, e vale a pena ler pra complementar essa leitura aqui!

Outra característica da coloração pessoal que é analisada é o contraste pessoal, e como o preto contrasta muito com a maioria das cores, esse é mais um motivo para explicar porque preto não fica bem em todo mundo: nem todas as cartelas “seguram” um contraste mais alto, e consequentemente, as pessoas que tem essa cartela também não.

A sugestão que eu dou para as minhas clientes que não tem preto na cartela e topam abrir mão de usar o preto depois de descobrir que não é uma cor que valoriza a beleza delas, mas precisam usar cores neutras (por conta do dress code profissional ou por estilo pessoal) é aderir ao azul marinho, o vinho e o cinza chumbo, por exemplo, que são neutros coloridos mais interessantes e que contrastam menos com as outras cores que o preto!

As cartelas de coloração pessoal

Eu já falei sobre o que é coloração pessoal nesse outro texto, mas se você ainda não leu e tá mais interessada em saber porque o preto não combina com todo mundo, vale o resuminho:

A análise de coloração pessoal é uma técnica que analisa o sub-tom da pele e a beleza das cores das pessoas, que têm características que reagem a um determinado conjunto de cores, que acentuam ou disfarçam aqueles pequenos “defeitinhos” que temos no rosto (como olheiras, marcas de expressão, espinhas, rugas, manchas e outras coisas que a gente gostaria de não ter e perde um tempão com maquiagem, para esconder), e valorizam essa beleza por terem as mesmas características dessa pessoa.

Quando eu faço a análise de coloração pessoal (incluindo a análise cromática online), o resultado chega a uma das 12 cartelas do método sazonal expandido, que é o método que eu aprendi na Oficina de Estilo, onde me formei consultora de estilo, em 2014.

Cada uma dessas cartelas tem 3 características: temperatura (se tem cores quentes ou cores frias), intensidade (se tem cores suaves / opacas ou intensas / brilhantes) e profundidade (cores claras ou escuras / profundas). Essas são as 12 cartelas de coloração pessoal:

Eu criei um ebook chamado “Entenda suas cores”, que você pode comprar na Hotmart clicando nesse link para entender melhor essas características, para saber usar as cores a seu favor.

O nome das cartelas

As estações do ano não foram usadas aleatoriamente para dar o nome dessas cartelas, e sim porque as características das cores de cada estação do ano também aparecem na beleza das pessoas, e representa um tipo de cartela:

– Na primavera, as cores são quentes, claras e intensas / brilhantes.

– No verão, a profundidade clara continua, mas os tons são mais azulados / frios e suaves / opacos.

– No outono, as cores são mais escuras, opacas e quentes – os tons terrosos como o marrom e o laranja predominam.

– No inverno, as cores são frias e bem definidas, também são escuras e bem saturadas.

Pode acontecer de as cores de mais de uma cartela fiquem bem em você (pessoas com cartelas neutras), mas a diferença é que uma ficará boa (a segunda melhor cartela, que chamamos de cartela de transição), e a outra terá as cores que vão ficar perfeitamente harmônicas com a sua beleza.

Como saber se você fica bem de preto?

Se você quiser saber se fica bem de preto ou não, mas não pode pagar a análise de coloração pessoal, você pode fazer esse exercício simples: prenda o cabelo, tire a maquiagem e segure um tecido preto próximo ao rosto, logo abaixo do pescoço, porque a luz vai reagir com o tecido e com o seu rosto. Na frente do espelho, com luz branca direta ou (preferencialmente) com a luz natural entrando pela janela, olhe bem para o seu rosto e perceba cada detalhe.

Depois, tire o tecido da frente e perceba seu rosto novamente – e faça esse exercício quantas vezes for necessário para você conseguir perceber como cada detalhe [olheiras, manchinhas, olhos, lábios…] reage na presença do preto.

Se não conseguir ver diferença ou quiser fazer a Análise de coloração pessoal comigo, além de receber a sua cartela de cores, também vai receber e um dossiê personalizado, com quase 50 páginas cheias de dicas sobre como usar as melhores cores e como usar o preto mesmo que ele não esteja na sua cartela.

Faz um contato comigo por aqui ou manda um email pra priscila@vestindoautoestima.com.br e solicite mais informações e o valor do serviço!

O resultado da análise de coloração completa vai te ajudar não apenas com as cores das suas roupas, mas também com as cores da maquiagem, cabelo e acessórios – mas principalmente, com a sua autoestima!

Sair da versão mobile