Vestindo Autoestima

O que significa a profundidade na coloração pessoal?

Na hora de explicar a cartela da cliente, é preciso mais que dizer o nome da cartela dele, e sim explicar cada uma das 3 características da cartela de coloração pessoal, e a maioria tem mais dificuldade em entender o conceito de profundidade na coloração pessoal.

Eu já fiz um texto aqui explicando um pouco sobre cores quentes e cores frias, e vejo que o conceito de intenso e opaco é mais fácil de entender, então,, chegou a hora de explicar o que significa a profundidade na coloração pessoal.

Essa dificuldade acontece porque quando a pele tem profundidade (como a minha!), dizemos que ela é profunda ou escura, e quando não tem, dizemos que é uma pele clara. Isso não significa, no entanto, que peles claras como a minha ficam melhor com cores claras, porque uma pele clara (de tonalidade) pode ser profunda, assim como uma pele escura pode ser clara quanto à profundidade. Viu como é complexo? Mas eu vou explicar tudo nesse texto!

O que é a profundidade da cor?

Quando falamos de cor, é importante lembrar das aulas de educação artística, quando a gente aprendia a misturar potinhos de cores diferentes para fazer novas tonalidades de cor. Eu sempre compartilho vídeos de artistas lá no instagram, e acho esse aqui bem ilustrativo!

Essa misturinha é o que ajuda a entender a temperatura da cor, ou seja, quanto mais pigmento amarelo, mais a cor é quente, e quanto mais pigmento azul, mais a cor é fria. E é essa teoria que também vai ajudar a entender a profundidade na coloração pessoal:

Essa cliente da foto acima é da cartela Primavera Clara, uma das cartelas mais claras das 12, e eu tenho a segunda cartela mais escura das 12. É sobre isso que eu vou falar a seguir.

Tom e subtom da pele

Quando fazemos a análise de coloração pessoal, analisamos o subtom da pele, que é o que define se a pele é quente ou fria (temperatura), e não o tom da pele, que é o que a gente vê, ou seja, se a pele é clara, média ou escura (profundidade), ou se é mais brilhante ou mais opaca (intensidade).

Fica mais fácil visualizar a profundidade na comparação de fotos pra ver como tons de peles claras podem ser mais claras (como a Angélica) ou menos claras (como a Lily Collins):

Consegue ver que a coloração da Angélica é mais clara, e que se a gente fosse “fazer” ela (como uma pintura, por exemplo), a gente usaria muito mais pigmentação branca do que se a gente fosse “fazer” a Lily Collins? Isso acontece porque o tom da pele fala de luminosidade, de contraste e também da profundidade da pele.

Apesar desse exemplo, é importante dizer que eu não sei qual é a cartela de coloração pessoal dessas atrizes, e nem como elas são sem maquiagem e sem o efeito das fotos. É só pra exemplificar, tá?

A minha pele é quente e opaca, e apesar de eu ser bem clara (por eu ter a aparência de uma mulher branca), a minha coloração é escura / profunda, e por isso a minha cartela é Outono Profundo, que tem a profundidade na coloração pessoal como característica principal.

Profundidade na coloração pessoal

Como eu falei lá no texto sobre como entender a cartela de coloração pessoal, o nome da cartela fala da característica principal da pele, e existem 4 cartelas que falam de cada característica (intensidade, temperatura e profundidade) como principal:

Percebe que cada uma dessas 3 características são opostas? Na análise de coloração pessoal, essas características aparecem quando usamos os tecidos com as mesmas características, e então, o visual fica mais harmônico.

Na prática, a profundidade na coloração pessoal é como isso aqui: Pessoa com conjunto de cores mais claras fica mais harmônica com roupas de cores mais claras.

Imagem: Insideoutstylebog

Consegue ver que a roupa escura funciona como uma moldura que fica “descolada” dela na primeira foto, enquanto na segunda foto a roupa clara parece completar ela? Isso é a harmonia, que é a repetição de características – muito importante na análise de coloração pessoal!

Só cor escura é profunda?

Não. Quando a gente fala de profundidade na coloração pessoal a gente não está falando de tonalidade, e por isso existem cores claras que são profundas também.

Quando eu falei lá no começo do texto que a maior dificuldade que as pessoas têm em entender a profundidade na coloração é exatamente pelo fato de as cores e cartelas profundas também serem chamadas de escuras é justamente porque existem cores em tonalidades claras que são profundas.

Assim como a temperatura é a adição de pigmentos azuis para fazer uma cor fria, e a adição de pigmentos amarelos para fazer uma cor quente, a profundidade é a adição de pigmento preto ou branco. Quanto mais pigmento preto, mais profunda é a cor, e quanto mais pigmento branco, mais clara é a cor. É exatamente assim que eu explico profundidade na coloração pessoal para as minhas clientes:

Nesse desenho que mostra o círculo cromático de acordo com o modelo de cores Munsell, também dá pra visualizar cores com mais ou menos pigmentos escuros (mais preto ou mais branco):

Se a gente olha para essas cores num desenho mais plano, fica assim, do mais escuro (profundo) pro mais claro:

Cartelas escuras com cores claras

As cartelas escuras são as cartelas com profundidade na coloração pessoal. As cartelas de Outono são bem escuras (assim como as de Inverno), e nessa comparação vemos a minha cartela (Outono Profundo), e a cartela de Outono Suave.

Veja que ambas têm cores mais escuras e cores mais claras, mas que a cartela de Outono Profundo é muito mais escura que a de Outono Suave, justamente por ter essa característica como principal.

Isso acontece porque nas duas cartelas, existe mais adição de preto para serem cartelas profundas, mas mais na outono profundo que na outono suave, por causa da sua característica (assim como eu sou mais profunda que suave e por isso essa é a minha cartela).

Cartelas claras com cores escuras

Do mesmo jeito, as cartelas claras (ou seja clara na profundidade), como as cartelas de verão, também têm cores em tons mais escuros, mas sem a mesma profundidade das cores de outono, porque têm mais adição de branco nas suas cores.

Assim como dá pra ver a diferença entre a cartela de verão suave e a de verão claro (que é a mais clara das 12 cartelas), se você comparar os tons com as cartelas de outono vai ver que mesmo as cores mais escuras de verão não são tão escuras (quanto à profundidade) quanto as de outono.

Conseguiu entender o conceito de profundidade na coloração pessoal? Eu falo muito mais sobre o assunto lá no meu instagram, me segue lá para mais dicas e para conhecer mais do meu trabalho!

Sair da versão mobile