Eu já falo de análise de coloração pessoal online desde 2015, quando comecei a treinar o olhar com as fotos das minhas clientes juntando as teorias do método sazonal expandido com o método natural colors, e apesar de ter falado sobre isso sozinha durante muito tempo, na quarentena várias consultoras de estilo começaram a fazer o serviço, já que o presencial estava prejudicado por causa da pandemia.
Ao invés de ficar triste com o aumento da concorrência, eu fico feliz que as pessoas estejam vendo que a análise de coloração pessoal online funciona, e hoje, ao ver um post da Luciana Ulrich, que é conhecida como “a papisa das cores no Brasil” (Studio Immagine), eu resolvi trazer os seus próprios argumentos pra provar a minha teoria.
Vale dizer que eu sou MUITO fã do trabalho da Luciana e admiro muito tudo que ela construiu e fez pela consultoria de estilo, mas na minha opinião, ela defende o fato de a análise de coloração pessoal online ser impossível por interesse pessoal, já que ela é referência no assunto e seus maiores produtos (cursos e materiais) são em torno da análise de coloração pessoal presencial.
A análise de coloração pessoal online da Maju Coutinho
Não é a primeira vez que a Luciana Ulrich fala das possibilidades de cartelas de pessoas famosas, assim como outras consultoras de estilo que também dizem ser impossível fazer a análise de coloração pessoal online, apenas para ilustrar posts e dar exemplos.
Mas, a verdade é que se a gente consegue ver as características da pele da pessoa numa foto com maquiagem e numa foto tratada, a gente consegue fazer isso controlando essas variáveis, que é o que eu faço com as minhas clientes. Esse é o post:
No texto que eu falo sobre como entender a sua cartela de coloração pessoal, eu explico que cada cartela tem uma combinação de características (temperatura, intensidade e profundidade – além do contraste pessoal), e é exatamente essa combinação de características que nos leva à cartela.
No post, a Luciana fala que a Maju Coutinho segura bem cores brilhantes, ou seja, ela tem uma pele que combina com cores brilhantes, o que elimina as cartelas opacas das suas possibilidades (outono e verão), já que coloração pessoal nada mais é que a repetição das características para ter harmonia.
Nas outras fotos do post, ela fala do contraste pessoal da Maju Coutinho, e diz que é baixo escuro, ou seja, já temos duas informações da sua cartela.
A Luciana finaliza o post confirmando a intensidade da pele da Maju Coutinho, mas não chega a um diagnóstico (porque ela diz que é impossível fazer a análise de coloração pessoal online). Mas eu faço, então:
Cartelas brilhantes (primavera ou inverno) + contraste baixo escuro (inverno, já que a primavera é clara e não segura um contraste pessoal escuro) = cartelas de inverno!
Como falei, não é a primeira vez que ela ou outras consultoras de estilo fazem uma “possível análise de coloração pessoal” de famosas, confirmando que veem as características da pele, como nesse post que ela identificou que a Megan Markle tem a pele oliva.
Eu falei sobre pele oliva nesse texto aqui, com o exemplo de uma cliente da análise de coloração pessoal online também – com direito a um feedback lindão depois que ela pintou o cabelo das cores certas!
Iluminação não é tudo na análise de coloração pessoal
Num outro post da Luciana, onde ela fala que não existe análise de coloração pessoal online, ela fala que o que impede a análise é a iluminação, e compara uma foto dela feita de um celular com outra foto dela feita de outro celular. Vale dizer que em 2022 ela “descobriu” que era possível sim fazer a análise de coloração pessoal online e vende esse serviço (e até se disse pioneira no processo, mesmo começando 5 anos depois de mim rsrs)!
Mas, se a gente analisar as 4 fotos dela, a gente consegue ver características da pele dela ALÉM da iluminação. Mesmo numa foto mais saturada (com mais brilho), ela continua tendo a pele opaca. O brilho é da foto, e não da pele – que só vai alterar se a gente colocar filtro, usar o “beauty mode” ou o photoshop.
Na análise de coloração pessoal online, a cliente vai usar um celular só, com AE / AF LOCK (bloqueio de exposição automática / foco automático desligado), e numa qualidade que a gente consiga dar zoom até ver todos os detalhes da pele, dos olhos, dos lábios, do cabelo… a comparação das fotos na mesma iluminação e no mesmo celular vai mostrar tudo que sobrou: as características da pele!
Lá no meu instagram tem várias fotos e feedbacks de clientes, para quem ainda tem alguma dúvida! E se quiser fazer a sua análise de coloração pessoal online, manda um email!